Método Montessoriano: quando surgiu? Em que consiste?

O mundo é feito para adultos. Nesse cenário de “gigantes”, é comum que as crianças se sintam desamparadas, desimportantes, excluídas e impossibilitadas de desenvolver sua habilidade mais natural: aprender!

Para mudar essa história, nasceu o método montessoriano: uma maneira inovadora e muito eficiente de conceber a infância e suas características, valorizando a individualidade, autonomia e responsabilidade, colocando a criança no centro do processo de ensino e aprendizagem.

No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a médica italiana Maria Montessori, como surgiu o seu método, quais são os 6 pilares da metodologia e muito mais!

O nascimento do método: conheça Maria Montessori

Maria Tecla Artemísia Montessori (1870-1952) foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Corajosa e inovadora, foi uma das primeiras mulheres italianas a concluir a formação em medicina. Fascinada pelo desenvolvimento humano, revolucionou o modo com que o ocidente entende a educação e aprendizagem das crianças.

Trabalhando com pequenos, a médica e pedagoga observou que o desenvolvimento se dá pela individualidade: cada criança cresce em seus próprios termos, com afinidades particulares e dificuldades, também, específicas.

Então, ela começou a pesquisar como enaltecer a experiência particular de cada criança por meio de atividades que promovessem a autonomia, a sensorialidade e o desenvolvimento cognitivo desde o começo da infância

criança brincando de quebra-cabeças em uma mesa montessoriana

Montessori, observou, ainda, que a educação tradicional ignorava as características pessoais de cada criança, além de exigir que elas aprendessem nas mesmas condições dos adultos. As aulas se concentravam no professor, que retirava qualquer autonomia das crianças e transmitia conhecimentos de maneira vertical, sem participação da turma. Confundia-se disciplina com passividade.

Neste sentido, Montessori trabalhou com afinco e desenvolveu um método em que o centro do desenvolvimento é a criança e suas habilidades natas. Para a autora, as crianças nascem preparadas para assimilar o mundo de sua maneira especial, e possuem individualidades ricas que devem ser respeitadas.

Nas palavras da própria médica em seu livro O Segredo da Infância:

“Nós, que trabalhamos para um único objetivo, somos, por assim dizer, os membros de uma mesma pessoa. Os que vierem depois de nós alcançarão outras metas, porque houve quem acreditou e trabalhou antes deles.”

Os 6 pilares do método Montessoriano

No mesmo livro, Maria Montessori estruturou 6 pilares fundamentais para entender o desenvolvimento da criança de acordo com sua concepção inovadora. A seguir, apresentamos cada um deles:

1. Ambiente organizado

De acordo com o método, o espaço em que a criança está inserida deve incentivá-la física e psicologicamente. Por isso, materiais e objetos didáticos são muito importantes.

Você já viu os quartos montessorianos da Casatema? Ele possui móveis baixos e fáceis de acessar. Isso favorece a autonomia da criança, pois de acordo com a metodologia montessoriana um ambiente de vivência e aprendizagem preparado para a criança promove a autonomia.

Dessa forma, ela fica livre para pegar o que precisa e organizar tudo ao final. Para Montessori, com organização da vida material, também se organiza o pensamento, e esse processo deve ocorrer de maneira natural, partindo do próprio indivíduo com orientação dos adultos. Não há educação sem organização!

brinquedoteca com geladeira, forninho de brinquedo e outros móveis montessorianos

2. Autoeducação

Observando o desenvolvimento dos pequenos, Maria Montessori concluiu que crianças possuem uma habilidade inata e natural para aprender. Por meio do contato com indivíduos de seu meio, ela aprende sozinha a andar, falar, comer e interagir.

Se inserida em um ambiente saudável e rico, a criança se desenvolverá por si mesma, o que podemos chamar também de Protagonismo Infantil.

Por essa razão, escolas montessorianas costumam unir idades diferentes em um mesmo ambiente. Em contato com crianças mais velhas, os menores buscam espelhar suas atividades para atingir níveis mais avançados de desenvolvimento: interessam-se mais cedo pela leitura e linguagens mais sofisticadas, além de expandirem seus leques de experiência.

Ao mesmo tempo, convivendo com crianças mais novas, os maiores podem experienciar um microcosmo diverso, que imita a vida no mundo – repleta de pessoas diferentes que se relacionam, negociando seus desejos, direitos e deveres. Desenvolve-se, assim, um olhar empático e cuidadoso que será levado às próximas fases do desenvolvimento.

O enriquecimento do ambiente com pessoas e materiais é a melhor maneira de incentivar a autoeducação. É prover os elementos necessários para que a criança exerça suas capacidades naturais de descobrir e se desenvolver!

Como você já sabe, os móveis da Casatema são inspirados na metodologia montessoriana para proporcionar um desenvolvimento mais ativo às crianças. Além disso, existem muitos acessórios e brinquedos montessorianos! Conheça também!

3. Educação como ciência

Uma prática pedagógica sob o Método Montessori busca conduzir uma aula como se conduz um projeto científico. Dessa maneira, os conteúdos são transmitidos horizontalmente, em um processo de troca, construídos por todos, em conjunto, com a liderança do professor e a participação ativa de toda a turma.

Cada assunto novo, portanto, é descoberto e debatido de maneira democrática em um trabalho de investigação, raciocínio e discussão, valorizando a autonomia do aluno e o poder do coletivo.

Conheça algumas atividades montessorianas super fáceis para fazer em casa e experienciar essa troca você mesma com seus filhos! Com certeza você irá se surpreender e se divertir com o processo!

4. Educação cósmica

Para que os conteúdos da escola façam sentido, devem estar relacionados em um todo maior, em que tudo se mistura.

A ideia é transformar a educação formal em um processo de aprendizagem que agregue às crianças tanto um conhecimento empírico quanto uma experiência prática que será usada nas mais diversas situações da vida. Dessa maneira, preparando-as para agir com sensatez e tomar decisões mais acertadas.

Aqui, o educador precisa trabalhar e desenvolver todas as características do aprendizado da educação montessoriana, mostrando às crianças os caminhos lógicos de compreender o mundo. Assim, elas assimilam as informações recebidas e estimular a criatividade, sempre ressaltando que as coisas fazem parte de um todo maior, e para que esse todo sempre esteja equilibrado, cada um precisa fazer a sua parte.

menina sentada em uma poltrona em um quarto infantil

5. Adulto preparado

Este pilar é considerado por muitos o mais difícil dentro da teoria Montessori. Isso porque nas práticas mais tradicionais, onde a maioria dos adultos de hoje foram educados, muitos comportamentos “nocivos” foram construídos e podem ser difíceis de desconstruir.

De acordo com o método, o adulto deve fornecer à criança o ambiente e a assistência necessários para que ela realize sozinha tudo que estiver a seu alcance. Para isso, deverá ser um ótimo observador e interferir o mínimo possível, sem fazer nada que a criança possa realizar sozinha. Para ajudar a entender esse conceito, leia também nosso post sobre parentalidade consciente e seus benefícios!

Ao notar que a criança está concentrada em algo, o adulto deve se limitar à observação distante, respeitando a criança e permitindo que ele conheça suas próprias habilidades e dificuldades. Mantendo-se por perto, porém, deve estar disponível para orientar e discutir, oferecendo poucas respostas e muito incentivo à investigação.

6. Criança equilibrada

No método Montessori, acredita-se que, com o ambiente adequado e a presença de um adulto preparado, a criança está livre para desenvolver-se plenamente, de maneira equilibrada e feliz.

Por criança equilibrada, entende-se um indivíduo empático e calmo, com habilidade de se concentrar e respeitar a concentração do próximo, responsável e autônomo, com autoestima elevada para potencializar o seu desenvolvimento cognitivo e autocontrole para lidar com situações conflituosas. É a criança que se desenvolve naturalmente, respondendo às características de cada fase do seu crescimento.


Dúvidas frequentes: método montessori na prática!

Apesar de muita informação, sempre surgem dúvidas sobre tudo o que listamos aqui. Por isso, respondemos algumas questões que podem facilitar ainda mais o seu entendimento sobre o Método Montessori. Confira!

Em qual idade devo introduzir o método montessoriano na vida do meu filho?

A metodologia pode ser aplicada desde os primeiros meses de vida, inclusive para acompanhar os saltos de desenvolvimento do bebê. Os quartos montessorianos são facilmente adaptáveis e podem ser aproveitados em todas as fases da infância.

Por que os móveis montessorianos devem ser pequenos?

A mobília montessoriana é construída de maneira a adequar-se ao tamanho da criança, possibilitando seu acesso a todos os elementos e funcionalidades do ambiente. Sozinha, ela pode subir e descer da cama, abrir portas, acessar e guardar objetos, entre outras ações.

quarto infantil com móveis montessorianos e luizinhas na parede

No método montessoriano a criança faz o que quer?

De certa maneira, não é incorreto dizer que a criança é livre para fazer o que quiser. Para Montessori, o respeito ao indivíduo compreende a aceitação de sua liberdade e autonomia, permitindo que ele possa decidir por si mesmo e lidar com os desdobramentos das suas escolhas.

A liberdade e autonomia do método Montessori, portanto, exigem responsabilidade: quando a criança escolhe um material e o retira da estante sozinha, por exemplo, também deverá colocá-lo sozinha no lugar de origem.

O incentivo à disciplina vem do respeito do adulto pela criança e da criança pelos adultos e seus iguais. Ao receber respeito e liberdade, desenvolve-se de maneira empática para entender e ajudar outros adultos e crianças, reproduzindo o bom exemplo recebido.

Para promover a autonomia com segurança para as crianças desde cedo, saiba mais sobre os quartos montessorianos para recém-nascidos da Casatema. Depois, conte para nós suas impressões e experiências nos comentários! Vamos adorar saber! E continue acompanhando nosso blog! Postamos materiais novos semanalmente!

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33 comentários em “Método Montessoriano: quando surgiu? Em que consiste?”

  1. Gostaria MUITO que meu neto autista não verbal conseguisse uma oportunidade em seus método resíduo em Guadalupe poren tenho 62 anos por isso gostaria de conhecer

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  2. Fiquei encantada com a história dessa pedagoga e sua linda contribuição dentro da educação, um olhar bem diferente ao mundo dos pequeninos, que lindo!❣

    Muito obrigada, conteúdo maravilhoso, claro e objetivo!

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  3. Quem dera fosse possível à toda criança ter acesso à metodologia montessoriana. Um Processo onde a libertação de ações com responsabilidade possibilita à criança descobertas individuais de onde elas poderão partir para ações crescentes e escolhas que enriqueçam seu desenvolvimento.

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  4. Boa noite Leandro !
    Eu gostei bastante da sua explicação sobre a metodologia Maria Montessori.
    Agradeço imensamente por esse espaço muito importante para evolução do indivíduo. Para mim,e minha família é muito enriquecedor .
    Obrigada
    Att, Sária

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  5. Essa pedagogia montessoriana precisa ser mais conhecida e aplicada em nosso país.Nossos futuros educadores precisam conhecer esse método para aplicação cotidiana.

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  6. Maravilhoso texto explicativo a respeito do Aprendizado montessoriano, cada vez que leio um trecho a respeito, aprendo com novas idéias de estratégias.

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