, ,

Saltos de desenvolvimento: o que são e quanto tempo duram

Nos primeiros anos de vida, os bebês desenvolvem muitas habilidades. E, a cada nova fase, é comum que o bebê se sinta um pouco perdido e carente.

O choro, a birra e o mau-humor podem aparecer e tirar o sono das mamães. Porém, esses comportamentos são completamente normais e essenciais.

Conhecer os saltos do desenvolvimento infantil pode te ajudar a entender melhor como lidar com cada uma das fases dos primeiros aninhos dos seus filhos e tornar a jornada da maternidade mais prazerosa. Confira!

O que são os saltos de desenvolvimento?

Os saltos de desenvolvimento são os momentos em que o bebê está adquirindo novas habilidades motoras e sensoriais que envolvem o paladar, a visão e o tato.

Esses ganhos costumam vir com alguns desequilíbrios comportamentais que causam preocupações às mamães e desconfortos ao próprio bebê, apesar de serem completamente normais.

Imagine o quão empolgante é descobrir outras facetas do mundo em que vivemos e até mesmo outras capacidades do seu próprio corpo?

É essa a emoção que os bebês sentem e que acaba se apresentando de forma intensa e conflituosa, porque o seu cérebro ainda está em formação e tem dificuldades em lidar com as novas informações.

Por isso, é fundamental que os pais auxiliem nesse processo de forma paciente, solidária e certeira na abordagem. Para entender como atravessar esse processo de um jeito mais tranquilo, propicie a prática de atividades que fortalecem a relação entre mãe e filho.

criança brincando com um chocalho verde e vermelho

Quais são os saltos de desenvolvimento?

Abaixo, listamos os principais saltos de desenvolvimento para entender o que esperar no primeiro ano do bebê.

Mas antes, é importante ressaltar que as informações devem ser usadas apenas como um guia — cada criança tem o seu próprio tempo e ritmo de adquirir novas habilidades, sendo que algumas sequer demonstram alterações comportamentais.

Por isso, não se apegue tanto às idades indicadas: o importante é permitir que o seu filho se desenvolva individualmente.

Durante a infância, é comum que as crianças fiquem ociosas e as mamães tenham que inventar jogos e brincadeiras para ocupar esse tempo livre. Pensando nisso, montamos um conteúdo com dicas de como matar o tempo livre da criançada.

1° Salto

Idade: 5 semanas ou 1 mês

O primeiro e mais conhecido salto de todos é o que envolve o desenvolvimento da visão dos bebês. Para eles, os rostos ficam mais reconhecíveis, as cores mais nítidas e o formato dos objetos fica bem definido, de forma que até os bebês com daltonismo sentem esse salto.

Basicamente, eles estão descobrindo que conseguem enxergar!

Até então eles costumavam dormir durante grande parte do dia, mas agora passam a ficar acordados por períodos maiores.

Além disso, os bebês começam a responder ao toque físico e a dar os seus primeiros sorrisos intencionais, e não apenas aqueles provocados por reflexo.

As dificuldades desse salto incluem um choro mais fácil, a necessidade de mais contato e uma maior vontade de mamar por mais tempo. Para estimular os bebês e ajudar na evolução dos saltos de desenvolvimento, experimente algumas atividades sensoriais inspiradas em Montessori.

2° Salto

Idade: 8 semanas ou 2 meses

O segundo salto acontece quando o bebê começa a descobrir que consegue pegar (com pouca precisão) e segurar coisas, desenvolvendo a sua coordenação motora fina.

Com a visão mais apurada, eles conseguem fixar melhor o olhar também. Ao encontrar um objeto, eles não conseguirão levantá-lo, mas já vão tocar e se interessar mais.

Como a coordenação motora também envolve os músculos da face, os sorrisos e as expressões faciais das crianças serão bem definidas — a felicidade que as mamães sentem ao ver o seu filhote retribuindo sorrisos é única!

Os efeitos da conquista dessas novas habilidades podem incluir o aumento na frequência de mamar.

mãe levantando um bebê de dois meses para cima

3° Salto

Idade: 12 semanas ou 3 meses

É neste salto que acontece o fim da estero gestação e, com ele, a percepção dos bebês de que eles são seres únicos, e não uma extensão da mamãe.

Além dessa grande evolução, eles começarão a tentar acompanhar objetos com o olhar e com a movimentação da cabeça, visto que o seu pescoço está mais firme.

Isso muda completamente a perspectiva deles, que antes conseguiam observar somente o que lhes aparecia no campo de visão.

As habilidades motoras também são aprimoradas, de forma que os bebês vão começar a agarrar chocalhos e outros brinquedos e batê-los na mesa.

As mamães percebem que seus filhos estão nessa fase porque eles choram mais alto, gritam e começam a chupar o dedo. É a chamada crise dos 3 meses.

4° Salto

Idade: 19 semanas ou 4 meses

De acordo com várias mamães, esse é o salto que pode ser mais percebido. Isso porque, apesar de não sentirem mais tantas cólicas, os bebês de repente ficam ‘chatinhos’, reproduzindo comportamentos como deixar de dormir bem, mudar de humor bruscamente e pedir colo a todo instante.

No entanto, essas são apenas respostas à grande nova habilidade deles: rolar!

Agora, eles conseguem dar aqueles clássicos giros no berço e às vezes até conseguem ficar de 4, com as mãozinhas para baixo e o pescoço bem levantado.

A mudança de comportamento acontece porque, ao tentar essas novas práticas, os bebês caem diversas vezes e acabam se frustrando.

Outra característica desse salto é a presença de grunhidos e gritinhos agudos.

5º Salto

Idade: 20 semanas ou 5 meses

Na metade da trajetória de saltos que os bebês passam, eles começam a testar as consequências de suas ações, demonstram insatisfação quando não estão com as mamães e prestam mais atenção aos detalhes à sua volta. Uma ideia boa para entreter e estimular o controle emocional das crianças é usar os potes de calma.

É neste salto que as crianças entram naquela fase de jogar as coisas para longe e chorar bastante, sabe? O colo e a amamentação ajudam bastante!

6º Salto

Idade: 28 semanas ou 7 meses

Nesse salto, as palavras e seus significados fazem mais sentido. Os bebês começam a propositalmente bater palmas e até a tentar engatinhar, além de ficarem mais carinhosos, pois querem atrair as atenções.

Espere mais demonstrações de afeto e uma vontade maior de ficar com você, o que abre espaço para começar a introduzir algumas atividades montessorianas educativas.

bebê deitado no chão com o pé na boca

7º Salto: “O que é? Para que serve?”

Idade: 40 semanas ou 10 meses

Depois de passar um tempinho absorvendo as habilidades do salto anterior, os bebês partem para começar a entender a função dos objetos e a sua correta utilização, que é quando eles tentam usar a colher para comer, por exemplo. Por falar em comer, eles vão indicar quando querem mais comida e quando têm outras vontades individuais.

É por isso que os bebês passam a ficar mais bravos e frustrados ao não receberem o que querem, o que faz parte do processo. Às mamães, só cabe ensiná-los como expressar os seus desejos de outras formas mais claras e garantir a sua distração com outras atividades, como as incríveis caixas sensoriais.

8º Salto: Brincando com objetos

Idade: 44 semanas ou 11 meses

Agora, a criança pode formular brincadeiras mais criativas com base no comportamento das pessoas à sua volta, como ao fingir que um prato é um volante e o controle remoto um telefone. Como vão começar a explorar mais os ambientes, é comum que surjam alergias na pele, fique sempre atenta, mamãe!

Ah, e como o seu filho pode ter alguns ataques de raiva, chorar com frequência e ter um sono bem mais instável, tente não atribuir preocupações excessivas a esses comportamentos.

9º Salto: O início das escolhas autônomas

Idade: 1 ano e 2 meses

Nesta fase, as crianças começam a tentar se vestir sozinhas e a testar negociações. É interessante proporcionar um ambiente que favoreça o desenvolvimento, como montar um quarto montessoriano para que elas possam aprender essas atividades de forma segura, prática e autônoma.

Isso reduzirá consideravelmente comportamentos relacionados com a frustração do fracasso, como o choro e a birra.

10º Salto: Controle do seu corpo

Idade: 1 ano e 6 meses

No último grande salto de seu desenvolvimento, as crianças descobrem que podem controlar as suas ações, o que pode desencadear o início do período da desobediência.

Elas desejam várias coisas, mas como ainda não têm controle integral da linguagem, não sabem como satisfazê-los.

Além da falta de obediência, você pode presenciar uma perda de apetite e o aparecimento de pesadelos. Neste último caso, veja o que fazer em caso de terror noturno infantil.

menino de pijama brincando com um cachorro salcinha

Como saber se o bebê está em salto de desenvolvimento?

Alguns dos principais indícios dos saltos de desenvolvimento são o choro excessivo, dificuldade para dormir, alterações no apetite e outras mudanças radicais no comportamento dos bebês.

Quanto tempo dura um salto do desenvolvimento?

Depende da fase em que o bebê está. Alguns podem durar apenas alguns dias, outros podem persistir por até 6 semanas, e no geral são períodos difíceis seguidos por um breve tempo de calmaria.

Como acalmar o bebê no salto de desenvolvimento?

Existem algumas dicas boas para serenar o bebê durante os saltos de desenvolvimento:

  • Crie um ritual para o bebê dormir;
  • Diminua os estímulos antes das sonecas;
  • Coloque o seu filho no berço antes de ele adormecer;
  • Seja compreensiva e dê muito amor e carinho.

São muitas informações e esperamos te ajudar a entender os comportamentos do seu filho, mamãe! Se quiser conferir quais são as próximas etapas da vida do bebê, confira também o nosso post sobre as fases e os períodos sensíveis infantis de acordo com o método Montessori!

5/5 - (1 vote)

8 comentários em “Saltos de desenvolvimento: o que são e quanto tempo duram”

  1. Alguns saltos considerei avançados ( preciso entender que cada criança tem sua etapa). Mas no geral, as informações são de altíssima importância para os bebês e principalmente para todos que o cercam. VALEU!!

    Responder
  2. Olá, gostaria de obter mais informações sobre esses dados repassados. Por gentileza, será para uma pesquisa sobre saltos no desenvolvimento.

    Responder
  3. Adorei o post… de fato alguns dos saltos eu pude identificar na minha filha… só uma dica: mesmo sabendo que o espaço aqui é direcionado apenas as mães, acredito que esse tipo de post deve ser abrangente aos pais, pois nós também participamos do processo de desenvolvimento de nossos filhos, metade da formação deles é de nossa responsabilidade… sei que pais presente são minoria se comparado com as mães, mas essa falta de direcionamento de conteúdo para os pais só agravam essa dura e triste realidade!

    Responder

Deixe um comentário

Anterior

Esporte para crianças: 11 modalidades para se desenvolver

Método Montessoriano: quando surgiu? Em que consiste?

Próximo