O que fazer no tempo livre: dicas para matar o tempo da criançada!

As férias são o momento ideal para relaxar e descansar, no entanto, para as crianças o excesso de tempo livre pode se tornar um tédio total e por isso é ideal que os pais se reinventem e sejam criativos para arrumar o que fazer no tempo livre em casa.

Viajar é muito bom, mas nem sempre é viável! Saiba que mesmo em casa é possível ocupar o tempo e a mente da criançada fazendo com que as suas férias sejam inesquecíveis e cheias de memórias especiais.

Tempo livre é importante!

Para as crianças, principalmente as que têm a agenda cheia de atividades extracurriculares, como aula de ballet, kumon e idiomas, o tempo livre é muito indispensável para o seu crescimento.

Este período de folga é uma excelente maneira de estimular a autonomia da criança, já que ela tem total liberdade para escolher qual brincadeira vai fazer ou qual filme vai assistir, por exemplo. Além disso, o tempo vago é muito bom para trabalhar outras questões como a interação social, o emocional e também a coordenação motora.

Durante a infância o cérebro da criança ainda está em formação e, por esse motivo, a todo momento elas possuem dúvidas e buscam respostas para tudo. É justamente nesse momento de pausa e descanso que elas conseguem organizar as ideias e aliviar as pressões e cobranças. Esse momento livre é ótimo para trabalhar a concentração a longo prazo.

Atividades para fazer com as crianças no tempo livre

Para que as férias não se tornem tediosas, os pais podem pensar em atividades que são ótimas não só para ocupar o tempo das crianças em casa, como também para estreitar os laços entre a família e fortalecer a relação. Leia o nosso post sobre atividades que fortalecem o vínculo entre mãe e filho e fique ainda mais por dentro!

Tais atividades são também uma ótima forma de diversão e alegria. Pensando nisso, veja a nossa lista com algumas dicas de atividades simples e muito animadas que podem ser feitas dentro de casa.

Cinema em casa

Uma ótima atividade para fazer em casa, na companhia das crianças e de toda a família é organizar uma sessão de cinema. Escolha um filme, prepare a pipoca e chame todo mundo para a sala ou quarto.

Pode até parecer uma missão quase impossível escolher um filme que agrade a todas as idades, para te ajudar veja uma listinha com algumas opções de filmes que vão agradar a todos:

  • Procurando Nemo (2003);
  • Matilda (1996);
  • Saga Harry Potter (2001 – 2011);
  • A Família do Futuro (2007);
  • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005);
  • Turma da Mônica Laços (2019);
  • Ponte para Terabítia (2007);
  • Viva: a vida é uma festa (2017);
  • Conta Comigo (1986);
  • Valente (2012);
  • Esqueceram de Mim (1990);
  • Operação Cupido (1998);
  • Vida de Inseto (1998);
  • A Menina e o Porquinho (2006);
  • A Caminho da Lua (2020).

Cozinhar

Chamar as crianças para a cozinha também é uma ótima maneira de passar mais tempo com elas e também de ensinar algo novo. Algumas receitas são super fáceis de fazer e não necessitam de tantos preparos, sendo uma boa opção para fazer com os pequenos ajudantes.

Veja duas receitas para fazer com a criançada e se divertir na cozinha:

  • Cookie com gotas de chocolate

Ingredientes

2 ovos grandes ou 3 ovos pequenos;

2 xícaras de farinha de trigo;

1 colher de chá de essência de baunilha;

¾ de açúcar mascavo;

¾ de açúcar cristal;

1 colher se chá de fermento em pó;

2 colheres de sopa de margarina;

1 pitada de sal;

gotas de chocolate meio amargo ou uma barra de 170g;

gotas de chocolate ao leite ou uma barra de 170g.

Modo de preparo

Separe as gotas de chocolate ou corte as barras em cubos. Misture em uma tigela o açúcar cristal, a margarina e os ovos. Em seguida coloque o açúcar mascavo, o trigo, a essência de baunilha e uma pitada de sal. Bata tudo até que a massa fique consistente e homogênea. Acrescente o chocolate em cubos e misture. Por último coloque o fermento em pó.

Separe a massa em bolinhas e coloque em uma assadeira. Como a massa cresce, deixe um espaço entre uma bolinha e outra. Leve ao forno de 10 a 12 minutos e aguarde esfriar para servir.

  • Pizza de frigideira

Ingredientes

Massa:

1 copo de leite morno;

2 xícaras e ½ de farinha de trigo;

1 colher de chá de sal;

1 colher de sopa de manteiga

Recheio:

Queijo;

Presunto;

Molho de tomate.

Modo de preparo

Em uma tigela misture todos os ingredientes da massa até que ela pare de colar nas mãos. Caso a massa ainda esteja grudenta, adicione mais farinha. Separe a massa em 4 bolinhas e depois estique até que fiquem bem abertas.

Em uma frigideira, asse uma massa por vez, primeiro de um lado. Desligue o fogo, vire a massa de lado, coloque o recheio da sua preferência e leve ao fogo novamente.

crianças cozinhando

Brincadeiras

Fazer brincadeiras e jogos com toda a família é uma ótima maneira de promover a diversão. Jogos de tabuleiro, brincadeiras antigas e videogame são algumas das diversas opções de entretenimento. Listamos outras duas aqui:

  • Adedonha

Essa brincadeira é diversão garantida para toda a família, além de ser uma boa maneira de trabalhar a atenção e a memória da criançada. Cada rodada da brincadeira tem uma letra do alfabeto e os jogadores devem preencher as categorias com palavras que comecem com essa letra. A rodada acaba quando o mais rápido preenche tudo.

Cada categoria vale 10 pontos e ao final de cada rodada os pontos são somados. Ganha o jogo aquele que tiver a maior pontuação. A escolha das categorias vai de acordo com a sua criatividade, as mais usadas são nome, fruta, cidade/estado/país, cor e animal.

  • Mímica

A mímica é uma brincadeira bastante animada para fazer em casa. Defina um tema, como nome de um filme ou o que você quiser. Escreva palavras relacionadas ao tema em papéis e embaralhe.

Em cada rodada uma pessoa tira um papel e deve fazer gestos para que as outras pessoas acertem. As dicas devem ser feitas com as mãos e o corpo e é proibido falar. Ganha a brincadeira o grupo ou pessoa que adivinhar mais mímicas.

Leitura

Seja com crianças menores ou maiores, incentivar a leitura é uma excelente forma de passar o tempo e ainda fazer com que elas aprendam algo novo. Por meio da leitura as crianças podem ampliar o vocabulário aprendendo palavras novas, desenvolver a imaginação e a criatividade, além de aumentar a atenção e o senso crítico.

Para as crianças menores, você pode destinar um tempo para ler para elas e também debater sobre o livro, já para as crianças maiores, essa é uma oportunidade incrível para que elas desenvolvam e treinem a leitura e também o entendimento e a interpretação de texto.

Veja algumas opções de livros infantis para ler para as crianças e incentivar a leitura:

  • Menino Maluquinho – Ziraldo;
  • O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Jorge Amado;
  • Bia e o Elefante – Carolina Moreyra e Odilon Moraes;
  • O Patinho Feio – Hans Christian Andersen;
  • Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendak.

Separar roupas e brinquedos para doação

A época das férias é um bom momento para aproveitar e organizar as coisas. Aproveite esse tempo com as crianças para organizar o guarda-roupa e separar roupas e brinquedos que elas não usam ou não brincam mais.

Além de passar mais tempo juntos, esse é um bom momento para fazer com que desde pequenas as crianças aprendam sobre o valor das coisas e sobre caridade e empatia.

Pintura e desenho

Esse tempo livre em casa também é ótimo para estimular a criatividade das crianças. Que tal separar tintas, telas, papel e canetinha para os pequenos se tornarem artistas? Tanto a pintura, quanto o desenho são atividades lúdicas e que contribuem e muito para o desenvolvimento das crianças, como a coordenação motora e desenvolvimento intelectual.

criança pintando

Com essas dicas vai ser muito mais fácil ocupar o tempo da criançada em casa, além de tornar o tempo em família muito mais divertido!

Aproveite também para ler o nosso post sobre como fazer tinta caseira e torne o momento de pintura das crianças muito mais animado! Até a próxima!

Avalie este post

1 comentário em “O que fazer no tempo livre: dicas para matar o tempo da criançada!”

Deixe um comentário

Anterior

Festa em casa: dicas simples e fáceis para não errar!

Saiba quais são as melhores opções de luz noturna para quarto de bebê!

Próximo