Saiba quais são as melhores opções de luz noturna para quarto de bebê!

No período pós-parto, muitas mamães se preocupam – com razão! – em oferecer as melhores condições de espaço para o bebê se desenvolver. Com essa preocupação, uma dúvida muito comum de surgir é relacionada à luz noturna para quarto de bebê: afinal, qual é a ideal para a qualidade de sono dos pequenos?

Na hora de dormir, o melhor a se fazer é deixar o quarto da criança no escuro completo, com nenhuma luz ligada. No entanto, em momentos de trocas de fraldas e mamadas noturnas, é inevitável acender uma luz, não é mesmo?

Por conta disso, é preciso se atentar e escolher as iluminações ideais, que não atrapalhem a rotina de sono dos bebês. Você sabe quais são? Para descobrir isso, continue a leitura e confira as dicas que o Blog Casatema tem pra você:

Por que evitar luzes em excesso

Antes de falar sobre as iluminações adequadas para o quarto dos pequenos, é preciso entender uma coisa: a melatonina. Esse é o hormônio do sono, produzido por nosso organismo quando a noite chega.

A melatonina está diretamente ligada com a iluminação do ambiente e serve como um “reloginho” que nosso organismo tem para se manter em dia. Quando cai a noite e escurece, ela é produzida. Quando o dia amanhece, ela diminui até que a gente acorde.

Por conta disso, o ideal é que todos nós – inclusive os bebês – tenhamos noites de sono sem qualquer luz ativada no quarto. Mas, se elas forem precisas, deve-se sempre evitar luzes brancas ou azuis: elas são inimigas da melatonina!

Dê preferência à luzes quentes de tom amarelado, alaranjado e até mesmo luzes vermelhas. Dessa forma, a produção de melatonina não é prejudicada.

quarto de bebe

5 opções de luz noturna para quarto de bebê

Nos momentos que for precisar trocar a criança ou fazer a amamentação noturna, você já sabe: nada de acender a luz do teto diretamente acima do bebê! Elas atrapalham completamente sua noite de sono e são muito agressivas com sua visão pouco desenvolvida.

O melhor é optar por luzes brandas e gentis, que forneçam a iluminação necessária para cumprir essas tarefas sem grandes problemas.

Para te ajudar com essa escolha, separamos aqui algumas opções de luzes para quarto de bebê que dão super certo, confira:

1. Abajur de tomada

Uma escolha bastante clássica, que muitas mamães usam, é o abajur de tomada. Essa é aquela iluminação que fica fixada diretamente na parede, onde há uma tomada para ser conectada.

Por conta de seu tamanho pequeno, o abajur de tomada consegue fornecer uma luz branda, muitas vezes o suficiente para conseguir enxergar durante a noite sem criar muita claridade.

Eles são encontrados em diversas opções, como em formatos temáticos de personagens de desenhos animados, em formato de estrela, de nuvens, de animais, de veículos e mais. Assim, fica fácil combiná-los com a temática do quarto do bebê!

2. Projetores de luz

Outra opção de luz noturna para o quarto do bebê são os projetores. Essa tecnologia, que é mais recente se comparada ao abajur de tomada, consegue fornecer uma iluminação indireta durante a noite e de forma bem lúdica.

A maioria deles projetam a luz em formatos especiais, como um pequeno céu estrelado ou personagens amigáveis. Uma solução que ganhou o coração de muitas mamães. Com eles, é possível tranquilizar a criança e deixar seu quarto a noite muito mais sereno.

luz noturna ara quarto de bebe

3. Dimmers

O interruptor do tipo dimmer é aquele com sistema que permite controlar facilmente a intensidade da iluminação. Por conta desse recurso, ele se torna uma opção perfeita para ser inserida no quarto do bebê.

Durante o uso habitual, é possível usar a luz principal do quarto em sua potência normal. Nas noites de sono, você pode ativá-la de forma bem fraquinha. Basta girar o interruptor!

Com isso, você ganha uma iluminação bastante funcional, sem a necessidade de inserir outros focos de luz no quarto do bebê.

4. Fios de luz

Os varais com lampadazinhas em série – também conhecidos como fios de luz – são outra opção que ganhou o coração de muitas mamães. Com eles, é possível incrementar a decoração do espaço do bebê com muita delicadeza, além de conseguir uma boa iluminação quando necessário.

Nos fios de luz, uma série de luzes de LED são dispostas e normalmente cobertas por um globo. Para usá-los da melhor forma durante a noite, opte pelos tons de cores quentes e evite deixá-los diretamente no campo de visão do bebê, como logo acima de seu berço.

5. Abajur tradicional

Para finalizar a nossa lista de sugestões, não poderíamos trazer outra senão essa opção tradicional e que faz muito sentido. Um abajur bem posicionado pode se tornar um grande aliado durante as noites de sono de seu filho.

Uma ótima dica é deixá-lo sobre uma mesa de cabeceira logo ao lado ou mesmo atrás de uma poltrona. Dessa forma, você ganha um espaço para fazer as amamentações noturnas com uma iluminação agradável e nada exagerada.

quarto de bebe

Para comprar luminárias, cordões de luz e outros itens de iluminação, acesse a nossa página de iluminação para quarto de bebê!

Faça as melhores escolhas para o quarto do bebê

Muito além de apenas escolher a melhor luz noturna para o quarto do bebê, você precisa se preocupar com os outros elementos que são colocados por ali para ter um cômodo funcional e apropriado para essa época da infância.

Por isso, acreditamos que você também vai se interessar por esse conteúdo: Como decorar o quarto do bebê usando elementos funcionais. Dê uma passada neste outro post e continue sua leitura, descobrindo os itens que faltam para deixar o quarto do seu bebê perfeito!

Para mais dicas como essas, você pode continuar aqui no blog Casatema. Estamos atualizando ele todas as semanas com novos posts que vão te ajudar a viver o melhor da infância dos seus filhos como dicas de decoração, de brincadeiras e de maternidade.

Ah! E não deixe de acompanhar o nosso Instagram. Lá é possível encontrar mais inspirações para o quarto das crianças. Nos vemos lá!

Avalie este post

1 comentário em “Saiba quais são as melhores opções de luz noturna para quarto de bebê!”

Deixe um comentário

Anterior

O que fazer no tempo livre: dicas para matar o tempo da criançada!

Saiba tudo sobre o quarto montessoriano e veja como montar um

Próximo