,

Quarto de menina moderno: como escapar do tradicional?

Se você pensa em montar um quarto de menina moderno, saiba que hoje existem muitos elementos para compor esse espaço para a sua pequena. Já se foi o tempo em que um quarto de menina era quase monocromático em rosa, não é mesmo? Hoje temos uma diversidade de alternativas disponíveis!

Apostar no quarto de menina com uma decoração moderna é muito mais sustentável a longo prazo. Isso quer dizer que, se você e a criança desejarem, ele poderá ser o mesmo sem sofrer grandes alterações até mesmo na adolescência e juventude.

Ficou curiosa? Então acompanhe o artigo abaixo aprenda como montar um quarto feminino no estilo moderno.

1. Aposte em tons pastéis

A escolha das cores é extremamente importante quando falamos de um quarto charmoso e atual. O rosa pode, sim, ser utilizado, caso seja a sua preferência, mas é importante saber que existem diversas outras opções de cores.

Além do gosto pessoal, do estilo e do tema a ser seguido no quarto da sua pequena, também é importante saber que as cores têm grande impacto nas sensações causadas no ambiente. Por isso, é essencial que a escolha das cores seja muito bem pensada.

Cores muito fortes e contrastantes podem acabar cansando com o tempo, fazendo com que seja necessária uma reformulação do ambiente em pouco tempo.

Por conta disso, os tons pastéis são ótimas escolhas de cores para um cômodo moderno para a pequena. As cores claras no geral não são cansativas, promovem uma sensação de conforto e relaxamento maior, além de acompanhar o crescimento da criança sem tanta necessidade de troca.

2. Inspire-se em uma paleta de cores da tendência

Para lhe inspirar na escolha das cores para o quarto de menina moderno, preparamos uma lista com algumas opções que estão super em alta:

2. Inspire-se em uma paleta de cores da tendência

  • Lilás;

  • Cinza claro;

  • Azul bebê;

  • Verde candy;

  • Rosa millennial;

  • Amarelo candy;

  • Tons terrosos;

  • Areia;

  • Off white.

Essas são apenas algumas opções de tons que podem ser utilizados nas paredes, roupas de cama e objetos decorativos do quarto da sua menina.

Além disso, para não dar a sensação de um ambiente “apagado” demais, você pode combiná-las com tons mais vibrantes das mesmas cores ou cores contrastantes, aplicadas em pontos focais e acessórios.

Dessa forma, você consegue manter o equilíbrio e deixar o ambiente mais convidativo e aconchegante.

3. Papéis de parede e adesivos estão em alta

Uma maneira de mudar completamente o visual do ambiente de maneira prática e acessível é utilizando papel de parede ou, até mesmo, adesivos. No quarto de menina moderno, as opções desse tipo de revestimento são muitas e ajudam a deixar o espaço ainda mais no estilo desejado.

Os papéis de parede adesivos são simples de serem instalados e não necessitam de qualquer tipo de ajuda profissional. Eles são encontrados em diversos temas com desenhos lúdicos, minimalistas, flores, animais, abstratos ou até mesmo imitações de revestimentos de tijolinhos, ou pastilhas.

Normalmente, eles são instalados em uma parede de destaque do quarto, mas também podem ser utilizados para criar um efeito visual no teto, meia parede ou até mesmo no quarto inteiro.

Já os adesivos de parede normalmente não cobrem toda a parede e podem contar com formatos de árvores, corações e animais. Assim como os papéis de parede, não precisam de nenhum tipo de ajuda profissional para instalar e são ótimos para trazerem ainda mais do tema para o cômodo.

Em ambos os casos, esses elementos decorativos são fáceis de serem removidos e, normalmente, não causam nenhum tipo de dano à parede. Ou seja, se você cansar depois de um tempo e desejar mudar, o custo é baixo e o processo é simples e descomplicado.

3. Papéis de parede e adesivos estão em alta

4. Tenha um cantinho de leitura e/ou uma brinquedoteca

Nesse quarto moderno para meninas é possível incluir um cantinho especial para que a criança tenha seu próprio espaço e liberdade. Ou seja, os brinquedos podem ser organizados em nichos, gaveteiros ou cestos que, além de deixar o ambiente mais harmônico, ainda são artifícios de decoração.

Esse cantinho pode ter um tapete diferenciado para delimitar o espaço da brincadeira, por exemplo, além de garantir mais conforto para os pequenos.

Estimular a leitura desde cedo também é fundamental e nada melhor do que fazer disso um hábito em casa. Para isso, você pode montar um cantinho da leitura, com prateleiras, livros e uma poltrona ou cadeirinha para que a criança possa se sentar para ler.

No começo, é importante a presença dos pais para ler junto, estimular a criatividade e até mesmo conversar sobre o assunto. Depois que isso se tornar um hábito, a própria criança irá escolher o que deseja ler e fará isso sozinha no seu espaço.

Além do cantinho da leitura e da brinquedoteca serem espaços que propiciam o desenvolvimento, eles também têm grande potencial decorativo no quarto de menina moderno. Afinal, os brinquedos sempre vão estar presentes nesse ambiente, então por que não utilizá-los como decoração?

4. Tenha um cantinho de leitura e/ou uma brinquedoteca

5. As prateleiras, estantes e nichos são úteis e ótimos para decorar

Prateleiras, estantes infantis e nichos são sempre bem-vindos em todos os tipos de ambientes da casa. Mas quando falamos do quarto de menina moderno, além do poder de organização deles, também é possível utilizá-los para decoração.

Usar prateleiras de cor contrastante com a parede, que converse com a decoração do ambiente é uma maneira de deixá-la ainda mais decorada. Objetos como luzinhas, quadrinhos e até mesmo ursos de pelúcia podem ser postos nas prateleiras, deixando-as visualmente atrativas.

Os nichos também podem ser usados para decoração de diversas formas diferentes. Hoje, inclusive, é possível encontrá-los em novos formatos como círculos, estrelas, corações e até mesmo formatos de casinha.

Ou seja, você pode escolher, além da cor, o formato que mais combina com o tema do quarto de menina moderno da sua filha!

5. As prateleiras, estantes e nichos são úteis e ótimos para decorar

6. Invista em móveis atemporais

O maior gasto na hora de montar o quarto de menina moderno sempre são os móveis escolhidos, afinal, eles costumam ter um valor mais alto do que objetos decorativos. Para garantir que esse investimento inicial valha a pena e não seja necessário trocar todos os móveis em poucos anos, o ideal é que essa escolha seja feita por móveis atemporais e de boa qualidade.

Um exemplo disso é que, caso você deseje um berço, existem opções que mudam de tamanho e se transformam em cama.

Além disso, opte por estilos mais neutros e básicos, isso evita que a moda passe e você enjoe do estilo daquele móvel. Nesses casos, o menos é sempre mais, principalmente para quem deseja manter o quarto e não precisar gastar por um bom tempo.

7. Uma boa iluminação é essencial

A escolha da iluminação também é fundamental na hora de decorar. Além da luz central, você pode escolher pontos de luzes indiretas, deixando o ambiente mais aconchegante.

Essa iluminação indireta pode ser feita com luzinhas penduradas nas prateleiras ou até mesmo nas cortinas. A iluminação embutida em espelhos nas cômodas e luminárias suspensas também trazem o ar mais moderno.

A luz branca consegue deixar o ambiente mais claro e agradável, porém a luz amarela deixa o cômodo mais convidativo. Uma forma de conseguir os dois tipos de iluminação é utilizando a luz branca na iluminação central do quarto e a amarela na iluminação indireta, por meio de luminárias.

Quer saber mais? Veja nossas dicas para luz noturna de quarto de bebê!

7. Uma boa iluminação é essencial

Sem dúvidas, a hora de decorar o quarto das filhas causa muita ansiedade nas mães. Isso porque, além de ser um momento super especial, é aquele ambiente em que sua filha vai viver os momentos especiais da vida e criar o próprio mundo.

Por isso, vale muito a pena pesquisar referências e inspirações, sempre adaptando para a sua realidade. Assim você vai conseguir montar o quarto de menina moderno perfeito para você e para sua filha! Veja nosso post sobre como montar o quarto de bebê completo e prepare a chegada da sua menina!

Avalie este post

1 comentário em “Quarto de menina moderno: como escapar do tradicional?”

Deixe um comentário

Anterior

5 dicas para fazer um cantinho do bebê no quarto dos pais

Veja o que fazer em caso de terror noturno infantil

Próximo