,

5 dicas para fazer um cantinho do bebê no quarto dos pais

O quarto compartilhado entre pais e bebês surge como uma alternativa para mamães e papais que querem ficar mais próximos de seu pequeno — principalmente durante seus seis primeiros meses de vida.

Está em dúvida se essa é uma boa escolha para adotar em seu lar? Pode acreditar que sim. Essa é uma alternativa prática, inteligente e econômica, ainda mais, para quem possui pouco espaço dentro de casa.

Continue sua leitura e veja 5 dicas básicas que irão te ajudar a montar um cantinho para seu bebê dentro de seu quarto. Confira!

1. Organize os móveis

A primeira coisa que você precisa para montar um quarto compartilhado, é, de fato, o dividir e compartilhar os espaços entre os pais e o bebê. Afinal, por mais que seja dividido, ainda assim é possível montar um quarto de bebê completo. Basta administrar os espaços.

Nesse momento é a hora de usar a criatividade para definir qual será a disposição de cada móvel. O berço é um móvel pequeno e compacto, assim ele precisa apenas de uma parede de seu quarto.

Durante esse momento, tome cuidado e economize espaço. Preze por organizar a mobília de uma forma funcional e que não atrapalhe o seu dia-a-dia. Tanto os móveis infantis quanto os adultos, precisam estar em harmonia.

1. Organize os móveis

2. Divida o ambiente

Agora que os móveis já estão em seus devidos lugares, está na hora de você dividir o ambiente. Essa parte é essencial para deixar claro qual é o espaço da criança e o dos adultos.

Para isso, não há segredos. Alguns itens básicos de decoração podem te ajudar. Por exemplo, uma cortina, que separe a cama dos pais com o berço da criança ou, também, bandeirinhas que demostrem ser um ambiente infantil.

Outra alternativa, é usar um guarda-roupa, armário ou estante de livros como divisória. Assim, o móvel consegue formar uma barreira e deixar o quarto compartilhado ainda mais dividido — sem precisar de uma parede, é claro!

3. Invista em móveis que conversem entre si

Na hora de escolher os móveis para um quarto compartilhado, é essencial ter uma coisa em mente. Embora seja um ambiente adulto e infantil, o cômodo é um só. Ou seja, é preciso investir em peças que combinem entre si.

Para manter a harmonia do ambiente, a escolha é apostar em um quarto neutro. Assim, ambos os espaços do comodo conseguem conversar entre si, formando uma estética mais bonita e acolhedora — tanto para o bebê quanto para os pais.

3. Invista em móveis que conversem entre si

4. Personalize cada cantinho

O quarto compartilhado com os pais, não pode ser adulto demais para uma criança, e infantil demais para um adulto. Por isso, o mais ideal é decorar cada cantinho com objetos que condizem com o ambiente.

No local onde ficarão as coisas do bebê é mais do que valido apostar em ursinhos, livros infantis e quadros fofos. Afinal, esses são objetos decorativos perfeitos para formar um ambiente infantil.

O que não pode, é misturar, os brinquedos da criança com uma decoração adulta. Para personalizar cada cantinho, sempre pense em um meio-termo, e em como ficará o comodo ao final.

4. Personalize cada cantinho

Veja também: Guarda-roupa montessoriano: conheça os 5 melhores modelos.

5. Opte por móveis com mais de uma funcionalidade

Quando pensamos em um quarto compartilhado, é importância nos preocuparmos com o espaço. Afinal, serão três pessoas acomodadas em um só quarto.

Justamente por esse motivo, móveis multifuncionais podem ser parceiros em sua organização. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor o seu espaço e mobília.

Uma boa aposta para isso, são os berços com comoda. O móvel dois em um, pode ajudar em diversas formas, principalmente, você mamãe. Além de servir como caminha para o bebê, ele também conta com um espaço ideal para guardar as roupas e acessório de seu pequeno.

A bancada da cômoda pode servir como um trocador para o pequeno. Definitivamente, tudo o que você precisa, concorda?

5. Opte por móveis com mais de uma funcionalidade

Até quando é recomendado a criança dormir no quarto com os pais?

O ideal é que a criança permaneça no quarto compartilhado até os 6 primeiros meses. Depois disso, é indicado que ela passe por um momento de transição, para começar a dormir sozinha.

Essa etapa é essencial para o desenvolvimento da criança. Contudo, ela precisa ser feita da melhor maneira possível, para não prejudicar a qualidade do sono do bebê.

Contudo, enquanto não chega o momento ideal para essa transição, você pode — e deve! — aproveitar ao máximo o seu bebê bem do seu ladinho, em um quarto compartilhado. Principalmente agora, que você sabe exatamente como montar o seu.

Até quando é recomendado a criança dormir no quarto com os pais?

Conte para a gente: o que achou deste conteúdo? Caso tenha gostado, continue nos acompanhando e veja outras dicas tão valiosas quantos estas. Para continuar a sua leitura, veja também: Segundo filho: 7 dicas para adaptar a casa para o caçula!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

O que fazer quando irmãos brigam demais? 9 dicas

Quarto de menina moderno: como escapar do tradicional?

Próximo