, ,

Guia para montar um quarto neutro de bebê

Quando a notícia de um novo bebê na família chega, logo a ansiedade e os preparativos para recebê-lo começa. O quartinho é uma das primeiras coisas que ficamos com vontade de arrumar, pois a diversidade de itens e móveis para escolher é enorme!

Se você é daquelas que quer um quarto unissex, pode ficar por aqui, pois está no lugar certo.

Este guia irá te auxiliar a pensar em um quarto neutro para o seu bebê, considerando as cores, temas e dicas de decoração para que esse cantinho fique lindo, aconchegante e funcional. Vamos lá?

Quais são as melhores cores para quarto unissex?

Pensando nas cores do quartinho, a dica é: fuja do clássico e trivial.

Uma forma fácil de fazer isso é optando por cores neutras na hora de pintar e escolher os móveis do quarto. As que estão muito em alta são bege, branco, off-white e cinza. Apesar de parecer poucas opções, os tons delas variam e você poderá escolher a variação que julgar mais bonita!

Outra cor unissex para quarto de bebê são as em tom pastel, pois trazem uma suavidade para o ambiente e um pouco mais de vida do que tons mais neutros. Isso não significa que você não posta apostar em cores mais vibrantes! Elas são muito bem-vindas para complementar os tons neutros e pastel.

Uma ideia é que a cor vibrante seja um detalhe, na parede ou em um móvel, para não deixar o ambiente poluído, principalmente se o quartinho do seu bebê não for muito espaçoso. Abuse dos tons de laranja, amarelo e verde!

Veja também dicas para montar quartos pequenos.

Quais podem ser os temas do quarto unissex

Para fugir dos assuntos clássicos como bola, carrinhos, bonecas e princesas, trouxemos outras ideias de temas para quarto de bebê unissex. Para isso, pense fora da caixa e deixe sua criatividade fluir.

Desenhos e filmes infantis

Uma opção é você se inspirar em personagens de desenhos animados, séries para crianças e filmes infantis. Dos mais novos aos mais clássicos: encontre aquele que você gosta para se inspirar. Algumas dicas são Toy Story, Minions, 101 Dálmatas, enfim, busque suas referências da infância e se inspire.

Natureza, paisagens e o céu

As inspirações da natureza são muito legais de serem exploradas, como árvores e vegetação em geral. As paisagens ficam um charme na parede também: invista em um pôr-do-sol em elementos grandiosos como montanhas – com gelo ou sem. O céu é outra possibilidade: aposte em nuvens, sol e até mesmo planetas, galáxias, constelações, enfim, as opções são variadas.

Animais para se inspirar

A categoria animais também é uma ideia de tema para quarto de bebê unissex. Ovelhas, coelhos, leões, ursos e elefantes são os campeões quando se pensa nessa temática. Você ainda pode usar de vários na decoração, como animais da fazenda ou animais do zoológico.

Circo e seus elementos

A cor e a alegria do circo pode ser trazida para dentro do quarto unissex do seu bebê. Toda a magia pode ser transportada com uma decoração que traga palhaços, bambolês, animais fazendo malabarismo e a própria tenda é um charme a parte quando incorporada no quarto.

Os mistérios do fundo do mar

Além de olharmos para cima no universo, podemos pensar em olhar dentro da própria Terra e para baixo, ou seja, o fundo do mar! A mistura dos animais, plantas aquáticas e a água podem ser trabalhadas de uma forma muito lúdica e delicada. Baleias, golfinhos, caranguejos, estrelas-do-mar e algas são uma bela aposta!

Formas geométricas

Caso queira uma temática com padrões, mas sem ser dos já sugeridos acima, você pode pensar em utilizar formas geométricas. Elas proporcionam um visual clean e minimalista e podem combinar com detalhes no formato dos móveis e seus puxadores. Ainda, você pode misturar mais de um desses elementos para compôr o quarto.

Caso queira ver outros temas de quarto de bebê para se inspirar, confira nosso post.

Como decorar um quarto de bebê neutro?

Após a temática e a cor terem sido escolhidas, a parte mais simples é esta: a decoração do quarto. Ela serve como um toque final a tudo o que já foi escolhido, ajudando a deixá-lo mais funcional e aconchegante. Confira algumas dicas do que usar para que ele continue um quarto unissex.

Papel de parede

O papel de parede é um coringa, pois é simples de ser instalado e suas opções são incontáveis. Você pode fazer uma parede só no tom da temática escolhida para o ambiente ou aplicar algum que tenha textura diferente. Isso pode ser feito para uma parede ou canto que queira usar como um destaque no quarto.

Esse tipo de detalhe também pode ser feito ao escolher uma repetição de padrão que combine com o tema do quarto. Ou seja, em um tema céu, use um papel de parede de padrão de nuvens. Já no tema fundo do mar, a repetição de cavalos-marinhos são um toque delicado.

Estantes e nichos

Outra opção de decoração é abusar das estante e nichos, pois são neutras, são úteis e dão uma grande diferença na aparência do quarto. Quanto as cores, uma opção mais neutra é utilizar aquelas que imitem madeira, brancas ou outros tons.

Nesses locais, você pode colocar enfeites como bichos de pelúcia, fotos, personagens em miniatura, livros e o que mais pensar. Ainda, é possível deixar esse cantinho funcional, colocando caixas organizadores para manter alguns itens que são usados no dia a dia, mas que ficam bagunçados se deixados em cima da cômoda.

Móbile no berço

O móbile pode ser um item decorativo muito fácil de combinar com o restante. Além disso, ele tem funções muito importantes: estimular os sentidos do bebê, como a visão e a audição, aguçando a percepção de profundidade e espaço desde os primeiros meses de vida.

Quadrinho com frases

Uma ideia diferente, que ainda mantém a decoração de quarto de bebê unissex, é você separar uma frase inspiradora para emoldurar em formato de quadro. A moldura pode ser maior, para ser pendurada na parede, ou mesmo menor, apoiada nas estantes, nichos e cômodas.

Luminárias divertidas

Luminária é uma ótima opção de decoração neutra, pois, são compostas de uma cor e sem muitas estampas. Você também pode optar por ela ser um destaque no quarto, como em formato de um personagem, animal ou outro objeto que remeta a temática selecionada.

Para saber mais sobre luz noturna para quarto do bebê, não deixe de conferir as indicações que fizemos.

Tapetes, almofadas, pufes e poltronas

Para garantir ainda mais aconchego, seja na hora de amamentar, acalmar ou brincar com seu bebê, é importante usar tapetes, almofadas, pufes ou poltronas.

Esses objetos podem ter o formato do que é temática no seu quarto, como um tapete em formato de nuvens e almofadas com estampa de animais. O pufe ou poltrona pode continuar na neutralidade, mas também podem vir em cores vibrantes para combinar com outro móvel do quartinho.

Quais são as vantagens de um quarto sem gênero?

As vantagens de montar um quarto sem gênero são várias, os pais já podem começar a se planejar e a montar o quartinho, pois não vão precisar aguardar saber o sexo do bebê, que ocorre apenas perto do terceiro mês de gravidez.

Outra vantagem é que o quarto pode ser reutilizado para quando chegar outros filhos. Seja menino ou menina, você não irá precisar gastar muito em uma reforma total no espaço, no máximo, fará algumas adaptações.

Por fim, seu lado criativo irá ser trabalhado, pois você não precisa ficar preso em esteriótipos e ideias limitadas. No final das contas, as opções são muito mais amplas. Portanto, se divirta e faça as escolhas para que o quarto fique do jeito que deseja!

Agora que já viu ser possível montar um quarto neutro de bebê cheio de estilo e delicadeza, que tal conferir nosso post sobre como deixar o quarto do neném super funcional para o dia a dia? Facilite a sua rotina com nossas dicas. Até lá!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Como fazer meu filho dormir sozinho no quarto?

Guia completo sobre o berço que vira cama

Próximo