, ,

Como fazer meu filho dormir sozinho no quarto?

A melhor idade para o bebê começar a dormir sozinho é por volta de um ano. Apesar de parecer muito cedo, é a melhor época para criar o hábito de ter o próprio quarto e criar mais autonomia. Caso a transição demore muito mais tempo, a passagem do bebê para o próprio quarto pode ser mais difícil.

Em uma nota, a Sociedade Brasileira de Pediatria apontou que dormir no próprio quarto é fundamental para evitar certos distúrbios como a falta de limites e outros. Por esse motivo, nada melhor do que colocar as crianças para dormir no quarto delas e desfrutar de uma noite de sono tranquila e confortável para o casal, certo?

Muitos casais têm sérios problemas dentro do relacionamento por causa disso, pois a intimidade pode se abalar, além do fato que isso também atrasa o desenvolvimento da criança.

Por isso, trouxemos 13 dicas que ajudarão a fazer com que as crianças durmam melhor em seus quartos e tenham mais independência. Confira!

1. Encontre o motivo do problema

O primeiro passo é entender a razão pela qual seu filho está com dificuldade em dormir sozinho. Já sabemos que, normalmente, as crianças buscam os pais por não terem se habituado a dormir sozinhas desde cedo, mas isso deve ser investigado mais a fundo – às vezes, a solução é mais simples do que se imagina.

Algumas crianças sentem medo de ficar sozinhas no escuro, pois criam monstros imaginários, enquanto outras recorrem aos pais porque não dormem bem à noite, assim, acordam de madrugada e não conseguem voltar a dormir sozinhas.

Nos últimos itens desta lista vamos falar sobre como criar um ambiente confortável para os pequenos, então, não saia daí!

2. Trabalhe em cima da raiz do problema

Se o motivo pelo qual a criança vai atrás dos pais à noite for medo dos monstros, vale estabelecer um senso de segurança: antes de deitar na cama, investigue, junto com o pequeno, todos os possíveis lugares que o “monstro” se esconderia, mostrando que não tem nada a temer.

Para reforçar, peça para ele escolher uma pelúcia para fazer companhia a ele, e diga que, caso apareça algum monstro, o seu amiguinho irá protegê-lo.

Também é importante criar um ambiente aconchegante e seguro, que proporcione conforto ao seu filho. Que tal uma cama casinha? Assim, ele se sentirá protegido, como em uma cabaninha.

decoração do quarto infantil também ajuda e muito na imaginação fértil, a partir do lúdico em elementos que conversem com o universo infantil.

Caso o problema persista, considere recorrer a um psicólogo infantil. O profissional ajudará nessa fase de transição e terá estratégias que auxiliarão as crianças nesse período.

3. Garanta que a criança tenha um sono de qualidade

É muito importante que o pequeno tenha qualidade no sono, para que não acorde de madrugada assustado e acabe recorrendo à cama dos pais.

Para isso, você pode incentivar a prática de atividades físicas durante o dia, por exemplo, que contribuem com a profundidade do sono, sensação de bem estar e facilidade de adormecer. Sem contar o impacto positivo na saúde da criança.

4. Crie uma rotina

É muito importante, para as crianças, ter uma rotina estabelecida, para que saibam que é hora de dormir.

Portanto, crie um ritual diário: tomar um banho morninho, vestir o pijama, tomar um leite morno e escovar os dentes, por exemplo, são hábitos que contribuem para as crianças se sentirem mais seguras antes de dormir.

Além disso, quando a rotina da criança já é bem estabelecida, elas não ficam ansiosas porque já sabem o que acontecerá a seguir. Dessa maneira, o corpo delas já vai se acostumando e relaxando aos poucos.

5. Estimule a criança a pegar no sono sozinha

Por último, é essencial estimular a criança a pegar no sono sozinha. É normal a mãe ou o pai permanecerem no quarto do filho até ele pegar no sono, mas esse é o principal erro. Se deseja que seu filho durma no quarto dele, é importante estabelecer um distanciamento gradual.

Portanto, deixe o quarto antes de ele pegar no sono, para que não dependa mais da sua presença para conseguir dormir. Se for contar uma história, por exemplo, não deite na cama com ele nem permaneça muito perto.

Daqui a pouco, neste post, vamos falar mais sobre esse hábito antes de dormir.

6. Aposte em um ambiente rico em detalhes

Antes de qualquer coisa, a criança deve gostar do quarto dela e sentir-se bem nele, para que tenha vontade de passar mais tempo no ambiente.

Para isso, existem os móveis infantis que trazem todo o universo da criança para o ambiente – os componentes abrangem desde a cama até os detalhes da decoração.

Atualmente, existem as camas-temáticas que são um atrativo para as crianças, que geralmente adoram a diversão que elas promovem. Existem camas com escorregador, com telhadinho, em formas de carro, castelo, cabanas, entre outras muitas opções.

Essas formas incentivam a criança a dormirem sozinhas, porque fazem com que as passem mais tempo dentro de seus quartos.

Além dessas camas diferenciadas, os pais podem apostar também em outros móveis infantis que farão do quarto dos filhos um ambiente mais aconchegante.

Esses itens podem ser adesivos de parede, mesinhas, prateleiras com livros ou brinquedos ao alcance da criança e outras coisas que tragam o universo infantil para dentro do quarto.

7. Mostre-se presente

Além de montar um ambiente especial para os pequenos, existem também outras maneiras de fazer com que ela crie o hábito de pegar no sono sozinha. Por esse motivo, os pais devem se mostrar presentes, porque isso vai auxiliar na hora de fazer a criança dormir.

Os pais devem ter consciência que esse é um processo evolutivo e, aos poucos, irão perceber que as crianças estão criando mais independência com o passar do tempo. Elas devem ser reconhecidas por isso e estar conscientes de que isso é um grande avanço em suas vidas.

8. Respeite o tempo dos pequenos

Existem, também, as crianças que são mais noturnas e que demoram um pouco mais para dormir. Enquanto outras são crianças que preferem ir para a cama mais cedo. Por esse motivo, os pais devem respeitar o tempo dos filhos para que eles não se sintam pressionados.

Dessa maneira, trabalhe de modo que a rotina do sono siga o ritmo do seu bebê. Respeitando, é claro, os limites estabelecidos pelos pais. Inclusive, esse hábito pode estimular o fortalecimento do protagonismo infantil.

9. Leia antes de dormir

Às vezes, uma boa leitura ajuda a criança a pegar no sono mais rápido, sem contar que, agindo assim, os pais estarão criando o hábito da leitura nos filhos.

Quando a criança ainda não sabe ler, os pais podem revezar e ler para os filhos e, ao mesmo tempo, ensiná-los a ler, até que eles mesmos possam fazer as leituras.

O hábito de ler antes de dormir é apontado como um dos mais eficazes para pegar no sono, sem contar que é durante a noite que o cérebro grava as informações aprendidas durante o dia na memória.

10. Converse e conte histórias

Conversar e contar histórias sobre a origem da família, por exemplo, pode ser uma alternativa para intercalar com as leituras.

Histórias antigas dos seus pais ou avós também são interessantes para as crianças e ajudam a criar uma conexão maior entre pais e filhos, criando uma confiança mútua, fortalecendo o senso de coragem da criança.

11. Cuide da luz do ambiente

Algumas vezes, os pequenos têm medo de dormir sozinhos devido ao escuro, ou as formas que surgem com as sombras. Por isso utilizar um abajur com uma lâmpada mais fraca, também, é uma boa opção para resolver esse problema e ajudar as crianças na hora de dormir.

Outro ponto importante é investir em luzes amareladas – as chamadas luzes quentes. Porque essa tonalidade ajuda a relaxar os olhos e estimular a produção da melatonina, que é o hormônio do sono.

Por falar em estímulos, aproveite para conhecer os brinquedos montessorianos para as crianças!

12. Use músicas relaxantes

As músicas são excelentes formas de dormir bem. Esse hábito pode ajudar os bebês – até para nós, adultos – a pegar no sono muito mais fácil.

Além das canções de ninar clássicas, também há a possibilidade de ouvir uma música relaxante instrumental de fundo. Existem sons que trabalham com ondas cerebrais que ajudam muito as crianças em seu desenvolvimento.

13. Aposte em meditação

Na hora de ensinar o bebe a dormir sozinho, uma boa opção é recorrer à meditação. Principalmente para as crianças que são um pouquinho maiores e já têm a capacidade de entender melhor certos comandos e instruções.

Para isso, recorra a algumas técnicas de respiração.

Nós já temos um post completo sobre esse tema. Para aprender mais, confira as melhores técnicas de meditação para crianças!

Por que as crianças devem dormir no próprio quarto?

Ao dormir no próprio quarto a criança cria mais autonomia e enfrenta os próprios medos.

No caso dos recém-nascidos, portanto, o indicado é anexar um mini berço ao lado da cama do casal, para garantir a segurança do neném. Após os seis meses, já é hora de começar a fazê-lo dormir no berço ou no quartinho dele.

O que está em questão sobre o porquê seu filho precisa dormir sozinho, além da segurança, é o equilíbrio emocional da criança.

Quando elas começam a dormir no próprio quarto desde cedo, desenvolvem a capacidade de lidar com os próprios medos e de ficar sozinhas.

Se isso não acontecer, é possível que ela percorra pelo caminho contrário: ao invés de autossuficientes, tornam-se dependentes emocionalmente dos pais em casos de separação, como ir à escolinha.

Até quando a criança deve dormir no quarto dos pais?

O ideal é que isso ocorra entre os 6 meses e o primeiro ano de idade. Antes disso, a amamentação e o conforto da mãe podem ser prejudicados.

Depois dessa idade, o bebê terá muita dificuldade para se adaptar a dormir sozinho. Ainda assim, é fundamental ver se a criança não está de barriga para baixo.

Ao dormir nessa posição, há o risco de asfixia. Por esse motivo, para não precisar ficar indo ao quarto da criança toda hora, os pais podem colocar uma babá eletrônica ou uma câmera próxima a cama.

Como fazer o meu filho dormir no quarto dele?

O ponto principal de como fazer o bebê dormir sozinho é criar hábitos e rotina saudáveis para que a transição aconteça da melhor forma possível.

Por isso, entenda o ritmo do seu filho, mostre-se presente e trabalhe para estabelecer uma distância gradual, até que a criança seja totalmente autônoma.

Se isso acontecer, ele não irá mais buscar a cama dos pais, caso acorde no meio da noite. Seguindo essas dicas, vai ser muito mais fácil o processo de adaptação do seu filho. Esperamos que tenha sido útil para você!

Para ler mais postagens relacionadas, acompanhe nossas dicas para mamães e tenha acesso a conteúdos interessantes que vão ajudar você e seu filho!

Nós da Casatema somos especialistas no universo infantil, por isso investimos em móveis projetados especialmente para eles.

Quer entender mais como estimular a autonomia e o desenvolvimento do seu filho a partir do ambiente? Então, leia nosso conteúdo sobre os benefícios das camas montessorianas!

Avalie este post

2 comentários em “Como fazer meu filho dormir sozinho no quarto?”

Deixe um comentário

Anterior

Berço com cômoda: o móvel perfeito para otimizar espaço

Guia para montar um quarto neutro de bebê

Próximo