,

Músicas de ninar bebê – 10 cantigas e sons para relaxar

Segurar no colo, dar uma volta de carro, amamentar, deixar no berço… As mamães e papais contam com diversas estratégias para fazer os pequenos dormirem.

Essas técnicas são valiosíssimas, não é mesmo? Ainda mais quando estamos tentando acostumar os bebês a dormir a noite toda ou quando eles estão com aquela manha causada pelo soninho acumulado.

Dentre as estratégias, existem também as incríveis músicas de ninar. Geralmente, são canções com uma melodia calma e uma letra simples e fácil de memorizar. Elas podem fazer maravilhas para o sono da criança! Veja a nossa lista com 10 sugestões:

1. Nana neném

Música com o ritmo bem calmo e com uma letra que já diz tudo: quem bem dorme, dorme cedo, pra dar tempo de sonhar. Uma ótima canção enquanto balança o bebê de um lado para o outro.

mãe segura seu bebê no colo para fazê-lo dormir

2. Cinco patinhos

A famosa forma de contar enquanto canta é com carneirinhos. Mas que tal com patinhos? São animais fofos que muitas crianças adoram. Uma canção que fica marcada na cabeça dos pequenos.

3. Ursinho Pimpão

Uma música de ninar para bebê que conta a história de um ursinho de pelúcia. Um dos brinquedos preferidos das crianças. Por que não cantar essa enquanto ela dorme abraçadinha com seu melhor amigo?

4. Músicas somente com instrumentos

Uma solução para aquelas mamães cansadas e exaustas da rotina do dia a dia. Essa música de trinta minutos pode fazer seu bebê dormir rapidamente.

5. Músicas com sons relaxantes

Colocar uma música com uma melodia calma pode ser o que o seu bebê precisa. Como muitas vezes eles ficam agitados, essa pode ser uma ótima forma de acalmá-los e de fazer ter uma boa noite de sono.

Conseguiu fazer o seu bebê dormir, mas depois ele demorou para acordar? Temos um post em nosso blog onde explicamos melhor se é normal eles dormirem por muito tempo.

6. Boi da Cara Preta

Cuidado, senão o boi vai pegar essa menina que tem medo de careta. Uma música de ninar para bebês clássica e que muitas adoram. Ela é boa tanto para ouvir no período de brincadeiras quanto para dormir.

Se o seu pequeno ficar com medo na hora da canção e quando o coloca na cama, saiba que existem formas de você fazer ele dormir sozinho e a Casatema te mostra como fazer o seu filho dormir sozinho.

7. Bicho Papão

Uma canção folclórica e que tanto os pais como as crianças adoram. Sabendo que o bicho-papão já saiu do telhado, agora seu bebezinho pode dormir tranquilo.

8. Se Essa Rua Fosse Minha

Se a rua fosse sua, com certeza iria fazer dela a mais calma do bairro pra deixar seu bebê dormir em paz, não é mesmo? Essa música é muito calma e possui um ritmo relaxante e acolhedor. Tente cantá-la algumas vezes e com certeza seu neném irá dormir tranquilo e com o coraçãozinho preenchido de amor.

9. Brilha Brilha Estrelinha

Essa música de ninar possui várias versões em português, mas o importante é cantar ou tocar ela até que seu pedacinho de amor caia no sono e descanse depois de um dia agitado.

Tentou de todas as formas fazê-lo dormir e mesmo assim de nada adiantou? Que tal substituir a música por uma história? Temos algumas dicas e mostramos como transformar a hora de dormir com histórias infantis.

10. Som do Útero

Muitas mamães utilizam dessa técnica como uma forma de fazer a criança se acalmar na hora de dormir. Algumas pesquisas indicam que o ruído auxilia no sono da criança após cinco minutos de música.

Então essa também é uma forma de tranquilizar na hora do sono.

Mãe pratica como fazer o bebê dormir com músicas

+ Músicas para o bebê brincar

Nossos bebês precisam gastar energia de alguma forma para poderem dormir bem, não acha? Então separamos algumas músicas pra fazer eles se divertirem e, ao mesmo tempo, aprenderem.

1. Baby Shark

Em primeiro lugar temos umas das músicas que mais famosas e que viralizou nos últimos tempos. Para os adultos pode até ser chato e repetitivo, mas para os pequenos essa música é viciante. Além de eles amarem copiar os movimentos e os sons.

2. Pintinho Amarelinho

Qual bebê não adora imitar os gestos dessa música? Até mesmo os adultos não resistem em alguns momentos, deixando seu lado criança falar mais alto nessa hora. É uma ótima canção para aquelas que estão começando a falar.

3. Lava mão

Além de ser uma música educativa que reforça o hábito das nossas crianças lavarem as mãos, tem também um ritmo contagiante e gestos que são fáceis de reproduzir.

4. Sítio do Seu Lobato

Não é uma música de ninar para bebês, mas ela ainda é excelente. Tem umaa letra fácil de lembrar e ajuda na hora dos pequenos aprenderem sobre os animais.

Cada vez que é dito qual animal o Seu Lobato tem em seu sítio, a música faz o som dos animais. Os bebezinhos e as crianças amam essa música e com certeza irão pedir mais vezes.

5. Dinossauros

Uma música alegre que trata de dinossauros e chama muito a atenção dos bebês, os deixando curiosos sobre esses seres. Também tem alguns gestos fáceis de fazer, o que pode ajudar na memorização da canção com o pequeno.

Pai e filho pequeno bricam juntos com brinquedos

+ Músicas para relaxar

Agora que o bebezinho está agitado por conta das músicas, que tal colocar algumas para relaxar? Pode ser tanto antes de dormir como durante o dia. A intenção é fazê-lo acalmar os ânimos. Por isso temos algumas canções que podem te ajudar nessa tarefa.

1. Alecrim

Uma cantiga clássica e que com certeza muitos papais conhecem. Ótima para brincadeiras, mas como ela tem um ritmo calmo e leve, é ideal para fazer o seu pequeno prender a atenção e se acalmar de forma muito fofa.

2. Fundo do Mar

Uma canção que te leva ao fundo do mar de forma pacífica e acolhedora. Como não se sentir relaxado com uma tartaruga dançando balé? A música possui um ritmo calmo e agradável. Com certeza seu bebê irá amar.

3. A Casa

Uma música clássica eleva a imaginação. Com base no poema de Vinícius de Moraes, tem um ritmo singelo e até mesmo os adultos não resistem a cantá-la.

4. Upa Cavalinho

É uma música que tem vários ritmos diferentes e prende a atenção dos bebês, fazendo-os esquecer tudo o que está a sua volta. Um canto fácil de memorizar e que ainda conta com um cavalinho fofo na animação. Qual criança não vai amar?

5. Fazendinha

Uma das músicas mais populares atualmente e que não sai da cabeça, nem do adulto e nem da criança. A música fala sobre os animais acordando para mais um dia de diversão. Uma ótima forma de mostrar para seu bebê que todo dia é dia de aprender e de brincar mais.

Se depois de tudo isso o seu bebê quiser continuar cantando, por que não decorar a caminha para fazer com que ele continue brincando mesmo antes de dormir? A Casatema tem algumas ideias de camas infantis que vão transformar a hora de dormir.

Essas foram algumas músicas para ninar os bebês e fazê-los pegar no sono, ou mesmo para a hora de gastar as energias!

Com certeza ele irá amar as músicas e se lembrará de todo o seu amor e carinho.

Esperamos que esse post tenha ajudado e que você continue nos acompanhando, lendo nossos textos aqui no Blog. Até a próxima!

Avalie este post

1 comentário em “Músicas de ninar bebê – 10 cantigas e sons para relaxar”

Deixe um comentário

Anterior

15 brincadeiras para o Dia dos Pais: comemore em família!

Dermatite em bebê: causas, tipos, tratamento e prevenção

Próximo