Como organizar a rotina das crianças em 9 passos

A rotina infantil deve ser trabalhada em casa para fazer com que as crianças entendam que existem obrigações a serem cumpridas por elas todos os dias.

É normal que, quando não apresentado e conversado sobre o que deve ser realizado no lar, elas não se interessem e se torne mais difícil introduzi-las às responsabilidades quando envelhecerem.

Veja o que fazer em casa para criar a rotina dos pequenos

1. Separe um dia para planejar a semana

Para organizar a rotina do seu filho, o ideal é ter um tempo disponível para realizar o planejamento. Dessa forma, você evita que a semana caia na rotina e encontre a criança entediada porque não há tarefas ou atividades lúdicas a serem feitas.

O quadro de rotina infantil auxilia no senso de responsabilidade e que ela entenda que possui tarefinhas a realizar todos os dias. O ato de dar responsabilidades faz com que desde cedo ela saiba o que deve fazer e siga o que é estabelecido.

Além disso, você deve marcar os horários no quadro de rotina infantil com tudo a ser feito ao longo da semana. Evite deixar espaços vagos, pois em cada horário devem constar conteúdos para auxiliá-las em suas tarefas.

Separe um dia para planejar a semana

2. Estabeleça horários para dormir e comer

Não esqueça que desde bebê você deve introduzir a rotina. O seu filho, quando criança, terá o costume de acordar em determinado horário e a comer às 12h, jantar às 18h e dormir por volta de 20h.

Com o quadro sugerido na etapa anterior fica mais prático e organizado ter controle dos horários para auxiliar a criança a descansar. Se quiser, pode elaborar alguma coisa como a tabela a seguir:

Horário de Acordar Horário de almoçar/jantar Horário de dormir
7h 12h e 18h 20h

No entanto, o ato de estabelecer os horários pode ser realizado em uma conversa com o seu filho — considerando seu nível de entendimento.

Os dois devem chegar a um consenso, pois a criança tem opinião própria e deve demonstrá-la a você. Como adulto, é seu papel entender e apresentar maneiras divertidas de manterem a colaboração mútua no dia a dia para tudo dar certo.

Sobre o horário de ir para a cama, temos um post que explica se é normal o bebê dormir muito. Aproveite para ler!

Estabeleça horários para dormir e comer

3. Tenha momentos para afazeres domésticos

Na rotina para criança você deve estabelecer os horários certos para que ela auxilie em casa. Lembre-se da necessidade de sentar na mesa com o seu filho para juntos montarem o quadro e combinarem o que deve ser feito ou não.

Essa atitude é o que deixará a criança ciente de suas tarefas. Veja um exemplo prático de tabela dos afazeres:

Tabela de tarefas domésticas Horários dos afazeres
Escovar os dentes após acordar 7h10
Abrir as janelas para ventilar o quarto 7h15
Lavar a louça do café da manhã 7h45
Arrumar a cama 7h50
Lavar a sua louça do almoço 12h50
Guardar os brinquedos 17h
Tomar banho e colocar a roupa suja no cesto 17h30

Esse é um exemplo que não precisa ser seguido à risca, porém te ajudará a ter ideias de como montar o seu quadro e fazê-lo se tornar dinâmico.

Se você não sabia a respeito dos horários estabelecidos, esteja atento que é um controle que a criança terá sobre as atividades domésticas a serem feitas para não esquecer do que deve fazer.

Tenha momentos para afazeres domésticos

4. Dê prioridade para o dever de casa

A rotina da criança deve conter obrigatoriamente o dever de casa. As atividades enviadas pelo professor ao aluno precisam ser realizadas em um horário específico e de preferência na chegada do colégio.

Estabeleça um horário para começar e terminar a atividade, mas sem pressioná-la, ok?

Veja o horário que a criança retorna e peça que descanse um pouco, faça uma refeição, se hidrate e reserve um tempo para realizar as tarefas. Ele deve estudar com calma, sem pressa e se estiver com dúvidas, pode perguntar a você.

Aproveite para ler: como montar um cantinho de estudo perfeito para os filhos!

Dê prioridade para o dever de casa

5. Ouça o que o seu filho tem a dizer sobre a organização

A rotina da criança precisa ser estabelecida com um diálogo. O seu filho participará do processo e pode concordar ou não com o que é exigido da sua parte.

Exemplifique, demonstre e apresente os benefícios de maneira lúdica para fazê-lo entender que a participação dele, nas tarefas de casa é importante para haver uma cooperação entre ele e os pais.

Diga que se ficar comprometido com a rotina, haverá recompensas legais no final do dia de cada semana. Ou seja, uma vez por semana, na sexta-feira você o levará para passear, brincar na pracinha, ver um filme animado ou colorir um desenho que goste.

6. Planeje de acordo com a prioridade

Para que a rotina da criança fique, de fato, organizada, você deve investir em um planejamento conforme os temas prioritários. Lavar a louça é essencial ou há preferência de sua parte que o seu filho faça o dever de casa?

Se você optar pela segunda opção, defina como prioridade através de uma etiqueta vermelha para ser feita a lição antes de qualquer outra tarefa.

Aos fins de semana, se a criança não tiver conteúdo da escola a se fazer, defina a lavagem da louça dele como prioritária. O uso de etiquetas de várias cores fará com que ele entenda o que precisa ser realizado primeiro ou não. Veja um exemplo:

Rotina de afazeres Código de cores
Lavar a louça vermelho, se for obrigatório no dia
Arrumar a cama amarelo
Juntar os brinquedos amarelo

A criança verá o que é necessário ou não, e distinguirá com facilidade o que é urgente. Não há melhor método do que trabalhar dessa forma para auxiliar os filhos a seguirem as regras estabelecidas para a semana inteira.

7. Assuma um compromisso para cumprir a agenda

Um método divertido de fazer o seu filho seguir a agenda é solicitar que ele fique comprometido com alguma tarefa específica. Por exemplo, em determinado dia da semana ele deve lavar a louça que sujou ao invés de limpá-la todos os dias.

Além disso, para seguir como um poderoso incentivo, mostre à criança que você também segue regras para fazer com que o dia funcione. Fale como você faz sem mencionar o tempo necessário para concluir qualquer uma das atividades, apenas que é preciso fazê-las.

8. Deixe um período para “ser criança”

A rotina infantil não deve ser baseada apenas em atividades e obrigações. O pequeno precisa de um tempo para brincar, se divertir, ver televisão, desenhar, pintar ou jogar um pouco de videogame. Tudo o que é feito deve ser controlado por horários para não deixar extrapolar.

Nesses períodos, você pode aproveitar para mostrar algumas brincadeiras antigas!

meninas brincando de ciranda

9. Dê mais autonomia com o tempo

Quando você perceber que a rotina infantil foi seguida com sucesso e que o seu filho se adaptou às inserções feitas, você pode deixá-lo com um pouco mais de autonomia. Deixe-o fazer o que precisa durante o dia, desde que cumpra com o prometido e não esqueça.

Converse com a criança, explique que ela se comportou e seguiu as regras estabelecidas conforme solicitado e que após cumprir suas obrigações, terá um pouco mais de liberdade para fazer o que precisa, mas sem deixar nada de lado.

7 benefícios da rotina para as crianças

Trabalhar com a rotina faz com que as crianças se adaptem às exigências e entendam desde cedo que na vida tudo é feito na base de regras e organização. Dessa forma, elas se tornarão mais responsáveis e cumprirão com o exigido sem questionar. Veja alguns benefícios:

  • Respeito pelos horários;
  • Adaptatividade;
  • Cumprimento de regras;
  • Senso de responsabilidade;
  • Organização;
  • Cuidado com objetos pessoais;
  • Compreensão de ajudar em casa.

benefícios da rotina para as crianças

Por meio das regras virão muitos benefícios para a criança. Lembre-se de não ter pressa e evitar cobrá-la o tempo todo. Pois, o ideal é sentar, conversar, explicar e entender o motivo pelo qual o filho não quis fazer ou porque não se sentiu motivado caso ele não fizesse a tarefa.

A comunicação e compreensão resolve todo tipo de problema e é essencial dialogar sempre para entender o ponto inicial do problema e solucioná-lo da melhor forma possível. Com as dicas que preparamos você deixará a rotina mais agradável e organizada.

Ensinar a rotina infantil é importante. Com o tempo, as crianças ficarão mais autônomas e essa prática é essencial para o amadurecimento dos filhos. Por falar nisso, aproveite para ler nosso conteúdo sobre inteligência emocional!

4/5 - (7 votes)

Deixe um comentário

Anterior

17 ideias de brincadeiras de Páscoa para divertir a família

Como vestir o bebê para dormir de acordo com a temperatura?

Próximo