Como montar o cantinho de estudo perfeito para seu filho

Ter um cantinho especial para estudar é essencial, especialmente para as crianças e adolescentes. O lugar em que se estuda é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pessoal da criança ou adolescente.

Nele, se aprende muito mais do que matérias escolares: desenvolve-se disciplina, imaginação, autossuficiência, criatividade e muita paixão pelo conhecimento. Manter o foco em casa é um desafio, mas isso pode ser mudado!

Veja só o motivo pelo qual você deve montar esse espaço especial para os seus filhos:

A importância de ter um cantinho de estudos

Estudos já mostram que o cérebro se acostuma às atividades que você realiza em cada espaço.Por exemplo, ter o hábito de fazer as refeições na cama pode ser prejudicial para o sono, porque, ao deitar, você vai – de maneira inconsciente – sentir fome.

O mesmo se aplica para a concentração, que vai ser difícil de ser alcançada em cômodos que você normalmente realiza outras atividades. Agora fica mais fácil de entender as razões pelas quais é tão desafiador estudar em casa, né?

É por isso ressaltamos a importância de ter um lugar específico para estudar! Além de ser muito mais fácil criar uma rotina de estudos nesse ambiente, você pode personalizá-lo de acordo com as suas necessidades.

Outro benefício é a postura física, que é mais fácil de ser controlada com uma boa mesa e cadeira. Ficou interessada nesses benefícios? Então acompanhe aqui, no blog Casatema, como montar um cantinho de estudos para os pequenos!

Como montar um cantinho de estudos

Os diversos motivos para a realização desse projeto você já sabe, então vamos colocar a mão na massa? O processo é bem mais fácil do que você imagina, principalmente com as dicas dos nossos especialistas em quartos montessorianos. Confira a lista das dicas que preparamos:

  1. Separe o espaço

Seguindo a mesma lógica dos hábitos que o nosso cérebro adquire, usar um espaço do quarto pessoal pode ser prejudicial, já que usamos esse lugar para dormir. Contudo, muitas residências têm um espaço limitado e não dispõe de cômodos extras, como um escritório.

Se for possível, montar o cantinho de estudos em outros lugares além do quarto pessoal é uma boa pedida, mas se não for fique tranquila! O rendimento do seu filho não vai sofrer grandes perdas quando ele se acostumar a estudar no lugar.

O cantinho pode ficar onde for mais conveniente para vocês: perto de uma janela é uma opção interessante pela luz natural, mas qualquer outro ponto do cômodo escolhido é viável, desde que não seja num lugar com muito barulho ou circulação de pessoas.

  1. Escolha os móveis

Essa é a fundação do cantinho de estudos! Se for para uma criança, escolher mesas e cadeiras infantis é importantíssimo para que os pequeninos possam desenvolver autonomia para estudar. Logo, dê preferência para equipamentos de tamanho reduzido.

Já para os mais crescidinhos, você pode se aventurar com os móveis juvenis: além da mesa e da cadeira, escrivaninhas são indispensáveis para armazenar a grande quantidade de materiais que eles têm.

E se o canto de estudos for realmente um cantinho, que tal investir em móveis multifuncionais? Eles são especiais pois exercem mais de uma função, como uma mesa que tem gavetas embutidas. Se quiser saber mais sobre essa modalidade, leia o nosso post sobre como criar quartos multifuncionais!

Só não se esqueça de levar em conta os itens que serão posicionados no espaço: um computador completo precisa de mesas maiores, enquanto notebooks podem ficar em móveis mais compactos.

Nichos ou prateleiras também ajudam a otimizar o espaço, armazenando todos os livros e possíveis objetos que os jovens queiram deixar a fácil acesso. Ah, e com o modelo e as cores certas eles ainda vão servir de decoração para as paredes!

Outra dica importante é escolher boas cadeiras, que sejam anatômicas e confortáveis para os adolescentes. Afinal, sabemos que eles se descuidam e abandonam a postura correta rapidinho, o que pode gerar problemas sérios na coluna futuramente.

  1. Dê atenção para a iluminação

Forçar a vista em ambientes escuros pode gerar dores de cabeça e cansaço visual! E com toda a leitura que eles vão realizar, as probabilidades disso acontecer são grandes. Por isso, você tem que prestar bastante atenção às fontes de luz do cantinho de estudos.

Como dissemos acima, espaços que recebem a luz natural do sol são ótimos, já que além de iluminarem perfeitamente, ainda economizam energia. Contudo, ela tem que ser sob medida: uma luz muito direta é agressiva para os olhos e para a pele, além de super aquecer o ambiente.

Se esse for o caso, não deixe de comprar persianas para bloquear essa potência solar. Mas, recebendo luz solar ou não, a presença de iluminação artificial ainda é necessária para os períodos noturnos. As lâmpadas de LED são as melhores opções, pois são econômicas e potentes.

Lembre-se de considerar ainda a temperatura de cor de suas lâmpadas: luzes frias e azuladas costumam causar certo efeito de despertamento, clareza e atenção, mas podem ser bastante desconfortáveis aos olhos.

Já as luzes quentes e amareladas são bem mais confortáveis, mas podem não oferecer a iluminação necessária para a leitura. Uma combinação entre os dois tipos seria o ideal: uma luminária amarela indireta e um abajur de lâmpada branca com a iluminação em foco.

Móveis que não podem faltar

Quando o assunto são os móveis desse cantinho especial, três fatores devem imperar: conforto, praticidade e estilo.

Com as nossas dicas acima de como escolher os móveis já é possível ter uma noção do que não pode faltar para o cantinho dos estudos, no entanto, separamos alguns em especial que tornarão esse lugar mais aconchegante e propício para a concentração, olha só:

Escrivaninha

Se está montando o primeiro cantinho de estudos de seu filho, opte pelos modelos lúdicos, com lousa embutida. O tamanho dessa versão de escrivaninha é adequado às crianças e a lousa oferece várias possibilidades de estudo e brincadeira.

Ela estimula a criatividade e pode ser super útil nos momentos de ajudar seu filho com as matérias novas. Se quiser se aprofundar mais no assunto, leia o nosso post com o “Por que montar um quarto lúdico para o seu filho”! Achamos que vai te ajudar!

Para os adolescentes, as escrivaninhas devem ser espaçosas, limpas e organizadas. É interessante que possuam layout específico para acomodar desktops ou notebooks. Gavetas são cruciais para armazenar papéis e suprimentos de escritório.

Escrivaninha para Cama solteiro

Estantes e Nichos

Ambientes de estudo precisam de livros! As estantes e nichos são os móveis certos para que seu filho seja estimulado a iniciar a própria biblioteca, consultando-a sempre que necessário.

Lembre-se de que livros organizados e no campo de visão da criança estarão muito mais sujeitos ao uso que livros encaixotados!

Em todos os casos, os móveis escolhidos devem ser estáveis, para garantir segurança: os nichos devem ser bem presos às paredes e as estantes devem ficar bem apoiadas. Cuidado e atenção são sempre necessários.

estante branca com livros

Cadeiras e Puff

No momento de escolher a cadeira, coloque a ergonomia em primeiro lugar. Modelos reguláveis são muito indicados, pois oferecem grandes possibilidades de ajuste. O móvel deve ser confortável e estofado, pois será usado por períodos relativamente longos.

Uma sugestão boa é a adição de um puff ao cantinho de estudos. Nele, a criança ou adolescente poderá fazer intervalos ou sentar-se de forma relaxada para leituras mais longas.

puff rosa

É, ainda, um elemento esteticamente interessante: assume formatos divertidos que podem se comunicar muito com a identidade de seu filho ou filha. Convide-o(a) a escolher com você e deixe a decoração do quarto muito mais atraente!

Agora que você já sabe exatamente como montar um quartinho de estudos perfeito, pode aplicá-lo em casa e ver o seu filho(a) receber todos os benefícios citados lá em cima! O que acha de ler o nosso post especial sobre como incentivar a leitura nos pequenos agora?

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Mesversário do Bebê – 4 Ideias para não deixar a data passar em branco

6 Ideias de escrivaninha para quarto pequeno

Próximo