O guia dos quartos multifuncionais: aprenda o que são e como criá-los

Hoje em dia, com o avanço das pesquisas pedagógicas, as exigências para criar quartos infantis são muito maiores. O quartinho deve ser muito mais do que apenas um espaço para dormir: ele precisa representar a principal zona de conforto e desenvolvimento da criança.

Para garantir que seu filho ou filha sinta-se livre e seguro para brincar, aprender e crescer, nada melhor do que um quarto multifuncional. Essa mais nova descoberta arquitetônica faz com que um único espaço tenha várias funções, que você pode personalizar de acordo com as necessidades do seu bebê.

A Casatema é especialista no método montessoriano, por isso, esse é o local ideal para você aprender mais sobre o assunto.

Se você gostou da ideia de fornecer ao seu pequeno um espaço que considere e respeite suas preferências, veja nosso passo a passo de como criar um quartinho multifuncional perfeito!

Passo a passo de como criar um quarto multifuncional

Para construir um quarto multifuncional, você precisa pensar direitinho na combinação dos diversos elementos que o compõem. Nós, aqui da Casatema, queremos tornar esse processo mais acessível a todos, com uma lista das etapas para a sua criação. Confira:

  1. Analise as necessidades da criança

As opções de funcionalidades a serem instaladas no quartinho são muitas, mas poucas atendem perfeitamente às necessidades do seu filho. Por isso, analise-as cuidadosamente: o pequeno precisa de um cantinho de estudo? Ou de mais espaço e opções para brincar?

Quem sabe um até um ambiente aconchegante, para os pequenos leitores viajarem nos universos literários à vontade? Há opções até para os mini atletas, com artigos esportivos e obstáculos espalhados pelo quarto.

Depois de identificar as necessidades e preferências da criança, fica bem mais fácil selecionar as instalações e os móveis necessários.

  1. Decida o tema do quarto

Essa etapa é um trabalho mais direcionado aos pequenos, claro. Por mais que as mamães possam adorar combinar o tema do quartinho com o restante da casa, os pequenos se sentirão muito mais livres em meio à decoração de sua própria escolha.

Mas vocês podem entrar em um acordo… As crianças escolhem o tema principal, como dinossauros ou fundo do mar, e a mamãe escolhe a paleta de cores combinando.

Contudo, se o quartinho for para um bebê, mais liberdade para você! Confira o nosso post sobre ideias de temas de quartinhos para você se inspirar.

decoração de floresta quarto infantil

  1. Escolha os móveis

Essa pode ser a etapa mais divertida de todas! É a hora de escolher a fundação que vai tornar o quarto multifuncional e personalizado. Mas, antes de falarmos dos móveis em si, precisamos contextualizar o método que tornou essa modalidade de cômodos possível.

Esse método se chama montessori, muito conhecido na pedagogia e na arquitetura por criar quartos que estimulam a auto aprendizagem e a autonomia das crianças. Os quartos montessorianos foram as inspirações para o desenvolvimento dos cômodos infantis multifuncionais.

Logo, a mobília para essa modalidade combina os móveis montessorianos, que são seguros e na altura dos baixinhos, com móveis de múltiplas funções. A partir da análise das necessidades da criança que você identificou, escolha os móveis correspondentes.

Por exemplo, para as crianças cheias de energia, há camas com escorregadores embutidos, que acrescentam muita diversão ao quarto. Explorando a multifuncionalidade, existem também camas com andares de cima estofados, que você pode decorar como uma salinha de leitura ou televisão.

Ninguém pode negar a importância que o local de dormir tem para as crianças, então precisamos fazer o possível para tornar essa experiência confortável. Para as que têm medo do escuro ou de dormir sozinhas, aposte nas camas “cabaninhas” ou com teto, que entregam uma sensação de acolhimento e segurança imbatíveis.

E claro, não se esqueça da clássica combinação de cama + mesa, que cria um ambiente de estudo perfeito para os pequenos. As opções são infinitas!

Quarto Infantil Graciosa Montessoriano Estante e Escrivaninha

  1. Se aventure na decoração

Com os móveis selecionados, a fundação do quartinho está pronta. Mas a decoração também pode contribuir muito com o aspecto multifuncional do quarto! Você pode investir em estantes, que além de acrescentar charme às paredes, guardam todos os livrinhos infantis.

Algumas luminárias modernas vão além de somente iluminar, projetando sombras divertidas no quarto – isso estimula a imaginação das crianças e os entretém com os formatos. Para tornar cada pedacinho do cômodo funcional, você ainda pode instalar pedras de escalada coloridas nas paredes, e a diversão será infinita.

Quando o assunto é decoração e multifuncionalidade, o céu é o limite. Junte as suas ideias com a imaginação fértil dos pequenos e deixe a criatividade solta para pensar em mais ideias de instalações criativas.

Estante Infantil com 9 Nichos Branco

Prontinho, mamãe! Agora você tem todas as informações necessárias para criar o quarto mais multifuncional e personalizado de todos. Garantimos que, com um quartinho desses, o seu pequeno te entregará o prêmio de melhor mãe mundo logo logo.

Gostou das nossas dicas? Para manter o quartinho bem funcional e arrumado, leia também o nosso post informativo com 4 dicas de como organizar o guarda roupas do bebê de maneira prática.

Avalie este post

1 comentário em “O guia dos quartos multifuncionais: aprenda o que são e como criá-los”

Deixe um comentário

Anterior

Brinquedos de papelão que vão ajudar no desenvolvimento infantil

Guia completo de organização para quartos pequenos

Próximo