Brinquedoteca: saiba como montar uma em casa

Quem tem criança pequena em casa sabe o quanto é importante ter um espaço especial para o pequeno se divertir. Afinal, brincar é uma atividade essencial para o seu desenvolvimento.

É aí que entra uma solução prática e divertida, que, ainda por cima, deixa o ambiente mais bonito. Claro que estamos falando da brinquedoteca

A brinquedoteca é um cantinho dedicado para brincadeiras, muito presente em escolas, hospitais e até dentro de casa. Assim, proporciona muita diversão sem abrir mão da segurança

Além disso, a brinquedoteca é a solução perfeita para fazer com que as crianças deem um tempo nos aparelhos eletrônicos e irem brincar: pular, correr, se movimentar! 

Está curiosa para saber como montar uma brinquedoteca em casa, em que seus filhos poderão se divertir em segurança? Então acompanhe a leitura deste post. Aqui, você vai conferir um passo a passo simples para colocar a ideia em prática. 

Vamos lá?

O que é brinquedoteca? 

Entende-se por brinquedoteca o espaço feito especialmente para o entretenimento das crianças por meio de brinquedos infantis e brincadeiras lúdicas. No ponto de vista da pedagogia, este ambiente, além de proporcionar brincadeiras lúdicas, ainda contribui para o desenvolvimento da criança.

Assim, não se trata apenas de um cantinho de brinquedos, mas sim de um espaço dedicado ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, oferece subsídios necessários para a criança se expressar, desenvolver, aprender e ainda atuar no seu cotidiano subjetivamente. Tem como ser melhor? 

A boa notícia é que esse tipo de espaço está presente em diferentes contextos: na escola, em hospitais, em playgrounds e até em casa, que é onde vamos focar neste artigo. Veja, a seguir, dicas importantes para você, mamãe, montar o cantinho da brinquedoteca na sua casa e deixar seu filho, ou filha, feliz.

Vantagens de ter uma brinquedoteca em casa

Como vimos, esse tipo de espaço é perfeito para estimular o desenvolvimento da criança. Mas não para por aí, as vantagens são inúmeras. Veja:

  • Aumenta a organização dos brinquedos: 

É comum, em casa com criança, que os brinquedos fiquem espalhados pelos cômodos. Por mais que arrumemos, sempre haverá um carrinho para lá, uma boneca para cá, e isso compromete a organização e decoração da casa, não é mesmo? 

A brinquedoteca se tornou uma forma de manter a casa mais organizada, afinal, vai ter um lugar determinado para brincar e, consequentemente, deixar os brinquedos dispostos. 

  • Oferece um ambiente exclusivo para as crianças

Criar um ambiente dedicado a essa atividade garante mais segurança e conforto para os pequenos e para nós, pais. E mais: se o seu filho for receber algum amiguinho em casa, eles vão direto para a brinquedoteca, e você pode ficar tranquila quanto à segurança e privacidade deles. 

Como montar uma brinquedoteca em casa

Antes de colocar a mão na massa, você deve entender que a brinquedoteca é uma atmosfera. Não é dedicada apenas a casas muito amplas, com espaço de sobra. Além do mais, não se trata de um “cantinho da bagunça”. 

Veja como deve ser esse ambiente: 

  • Escolha um cômodo adequado

Se você tiver um cômodo sobrando em casa, vai ser perfeito para virar uma brinquedoteca. Mas não é uma regra: é possível montar uma até mesmo em um cantinho no quarto infantil

  • Garanta ludicidade

Quando for criar o layout e a decoração, lembre-se de que este é um espaço infantil e, por isso, tem de apresentar uma abordagem lúdica. Adote elementos do universo da criança, assim como cores e formas que estimulem a imaginação

  • Ofereça autonomia à criança

Para estimular o desenvolvimento da criança, é importantíssimo oferecer autonomia para que ela execute ações por ela mesma, sem a dependência total de um adulto. Na brinquedoteca não é diferente: os brinquedos devem estar dispostos de modo que elas consigam alcançar sem dificuldade. 

Para estimular esta independência, não tem nada melhor do que móveis desenvolvidos especialmente para a criançada. 

Móveis para brinquedoteca

Os móveis infantis são perfeitos para garantir a segurança e liberdade para a criançada, pois têm o tamanho adequado aos pequenos. Veja mais de perto quais são os móveis para incluir no novo cantinho mais adorável da casa: 

Quadro de parede em formato de casinha

lousa em formato de casinha

A lousa em formato de casinha estimula a criatividade da criança e faz com que ela libere a imaginação! Além de decorar o ambiente e deixá-lo mais divertido, ainda permite que a criança desenhe, brinque de escolinha e invente novas brincadeiras.

Cabana infantil

cabana infantil casinha

Esta é uma opção diferenciada, que as crianças simplesmente adoram! A cabana estimula leituras e brincadeiras diversas; pode ter certeza que de lá saem muitas histórias criativas!

Cozinha infantil

cozinha infantil

As crianças adoram brincar de ser gente grande, não é verdade? “Fazer comidinha” é uma das brincadeiras favoritas nesse contexto, então, por que não incluir uma cozinha infantil na brinquedoteca?

Organizadores

Estantes infantis e caixas organizadoras são fundamentais para guardar os brinquedos e organizá-los de modo acessível. Assim, os pequenos podem pegar e guardar sem a sua ajuda.

Sabe o que é melhor? Esses itens são puro charme e dão um toque a mais na decoração! 

Playground InfantilbrinquedotecaPara deixar o ambiente ainda mais divertido, vale a pena investir em um playground para brinquedoteca. Eles acabam se tornando item principal no espaço, mas cumprem um papel importante. 

Eles garantem muita diversão e entretenimento, e podem ser adicionados em qualquer tipo de cômodo. Você encontra opções de tamanhos diversos, para melhor se adequar ao ambiente que deseja montar sua brinquedoteca.

Leia o post “4 ideias de playground infantil para ter em casa” e receba dicas incríveis para escolher o playground ideal!  

Onde comprar móveis para brinquedoteca 

Aqui na Casatema, você encontra os principais móveis para brinquedoteca. Em nossa loja virtual, você se depara com todas as opções que mencionamos ao longo do artigo, e todas desenvolvidas especialmente ao ambiente infantil. Que tal conferir nosso site? Você vai se apaixonar! 

Mas e aí, gostou deste post? Esperamos que sim.

Aqui, em nosso blog, você tem acesso semanalmente a diversos conteúdos sobre móveis e decoração infantil. Acompanhe-nos!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Quarto de adolescente: dicas para montar o cômodo ideal

O que dar de presente para recém-nascido? Veja nossas dicas!

Próximo