Ideias para organizar os brinquedos e manter a casa arrumada

Você tem filhos pequenos e encontra dificuldades para manter a casa organizada? No post de hoje,  verá algumas ideias para organizar brinquedos e deixar a casa arrumada, do jeito que tanto luta para conseguir!

E para concluir essa missão quase impossível, você só precisará de alguns elementos, mais simples do que você imagina. São eles: nichos, prateleiras e caixas organizadoras.

Portanto, se estiver precisando de uma forcinha, mamãe, acompanhe a leitura. Sua rotina nunca mais será a mesma depois de nossas dicas.

Está curiosa, não é? Então, boa leitura!

Brinquedos organizados: um sonho possível

cama infantil formato casa

Quem tem criança em casa sabe o quanto é difícil manter a casa organizada. E não estamos falando apenas das pequeninas, não: seja qual for a idade, os brinquedos sempre estarão jogados pela casa.

Apesar de adorarmos ver os nossos filhos brincando pela casa, se divertindo e se desenvolvendo física e psicologicamente, também gostamos de conviver em um ambiente ajeitado, limpo e harmônico. Além de incomodar visualmente, a bagunça promove riscos:  alguém pode tropeçar em um brinquedo e acabar se machucando.

Por isso, precisamos estabelecer limites. A brincadeira é saudável e necessária, mas o guardar e organizar deve fazer parte do processo.

Muita gente acha que é necessário ter uma casa espaçosa, com um quarto infantil amplo, para conseguir manter o ambiente ajeitado. Não é assim; se você não tem uma casa muito espaçosa e o quarto do seu filho é pequeno, saiba que é possível, sim, manter tudo arrumadinho e bem decorado!

Basta saber dispor tudo no lugar certo e utilizar alguns artifícios básicos, como é o caso de alguns móveis e acessórios importantes.

Ideias para organizar os brinquedos das crianças com facilidade

Algumas dicas são essenciais para manter a ordem da casa sem tirar a liberdade e praticidade da criança na hora de escolher com qual brinquedo deseja brincar. Vamos às dicas:

  • Mantenha os brinquedos em uma altura acessível à criança

A vontade de manter tudo organizado nunca deve ser maior do que a vontade de brincar. Por isso, você não pode deixar os itens em lugares altos, onde as crianças não alcancem.

Nós, pais, precisamos desenvolver a independência de nossos filhos. A ideia é deixar tudo em uma altura adequada para que a criança consiga pegar sozinha; afinal, se for fácil de pegar, também é fácil de guardar.

Portanto, se o organizador estiver acessível, ensine a criança que ela deve ajudar a guardar após a brincadeira. Elas aprendem rapidinho!

  • Faça uma brinquedoteca

Não tem nada mais adequado para manter tudo no devido lugar do que uma brinquedoteca. Trata-se de um cantinho especial, dedicado exclusivamente para a diversão.

A brinquedoteca pode ser construída em um cômodo exclusivo ou até mesmo um cantinho no próprio quarto infantil. Nele, você pode dispor brinquedos e elementos infantis que proporcionem momentos de passatempo para os pequenos.

Ter um espaço desses em casa proporciona mais privacidade à criança, assim como ajuda os pais a terem mais tranquilidade em saber que os filhos estão em um lugar seguro, brincando sem perigos.

Em questão de organização, a brinquedoteca ganha o coração das mães: os brinquedos não ficam espalhados pela casa, pois lá é o ambiente determinado para a diversão.

No post Brinquedoteca: saiba como montar uma em casa você aprende a criar um espaço desses em casa e ainda recebe algumas dicas incríveis para deixá-lo mais interessante!

Dicas de organizadores de brinquedos que vão mudar sua vida

Tomando como base as dicas anteriores, é hora de conhecer algumas dicas de organizadores que são essenciais para manter cada objeto no seu devido lugar. Veja:

Nichos e prateleiras

prateleira infantil formato nuvem

Os nichos infantis e as prateleiras são muito práticos. Eles apresentam diferentes cores, formatos e dimensões, além de serem muito fáceis de instalar.

Além de decorar, esses elementos são ideais para organização. Neles, você pode armazenar os livros ou brinquedos mais atraentes para aprimorar a ornamentação do cômodo, podendo ser incorporados em uma altura baixa, para que a criançada possa alcançar sem dificuldade.

Os nichos em formato de casinha ou as prateleiras em formato de nuvem são exemplos de itens que fazem toda diferença na decoração.

Organizadores infantis

Claro que não podemos deixar de falar dos organizadores. Eles são itens essenciais para manter a brinquedoteca ou o quarto em ordem.

Eles podem ser fechados, para esconder a bagunça, ou abertos, para complementar a decoração do quarto, vai depender de como você preferir. Se forem fechados, a dica é colocar uma etiqueta com o nome do que vai ser armazenado dentro daquela caixa.

Olha só um exemplo de organizador fechado, onde a criança pode colocar os brinquedos sem muito critério de organização:

organizador infantil

Agora, um exemplo de organizador aberto, que deixa os brinquedos à mostra:

organizador infantil aberto

Por último, um organizador montessoriano, para as crianças mais pequenas:

Organizador de brinquedos

Viu só como é simples manter tudo organizadinho? É mais simples do que você pensou, não é?

Com esses itens organizadores ao alcance da criança, é possível ensinar ao seu filho como ele deve guardar o brinquedo depois da diversão. Primeiro, peça para que ele te ajude a fazer, e depois peça para que ele faça sozinho. Isso construirá um hábito.

Mas e aí, gostou deste post? Esperamos ter ajudado seus dias de aflição com os brinquedos espalhados pela casa.

Em nosso site, você encontra muitas opções em nichos, prateleiras, porta livros, caixas organizadoras, estantes e muito mais: tudo desenvolvido especialmente ao quarto infantil, da altura perfeita. Que tal conferir nossos produtos? Você vai se encantar!

E para receber mais conteúdos relacionados, confira as outras postagens do nosso blog. Temos muitos artigos sobre móveis e decoração infantil para você manter o quarto do seu filho sempre impecável!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Como montar o cantinho de estudo perfeito para seu filho

Principais erros na decoração de quarto infantil: evite-os!

Próximo