, , ,

Camas de criança: o guia para escolher a ideal

Dormir com conforto e ter uma qualidade superior de sono é algo que todos querem, concorda? Até mesmo as crianças precisam desse momento revigorante para repor todas as energias, ainda mais depois de todo um dia cheio de brincadeiras, diversão e atividades.

O sono infantil é muito importante, pois auxilia as crianças a criarem memórias e a descansar melhor, para ter mais energia e disposição em tudo o que fizerem no dia seguinte. E nada mais relacionado à qualidade desse sono do que a cama que as crianças estão dormindo, não é?

Isso significa que o conforto e a qualidade do sono das crianças precisam ser prioridade no momento da escolha. As crianças devem estar confortáveis com os modelos que gostam para que possam dormir melhor. Uma cama de qualidade tem grandes influências sobre o sono até mesmo de adultos.

Pensando nisso, separamos este guia completo com diversas dicas para que você consiga encontrar a cama infantil ideal para seu filho ou filha considerando cada detalhe e característica de todos os modelos que você encontrar.

Melhores camas infantis: como encontrar?

A melhor cama infantil para seu filho depende muito de fatores pessoais e subjetivos que se diversificam de acordo com os gostos das crianças, com o espaço disponível no quarto, com as funcionalidades que a cama oferece, entre outros, que tornam os modelos melhores de acordo com cada interesse.

O primeiro ponto a ser considerado na compra de uma cama infantil, é levar em consideração as preferências da criança em relação ao modelo que será adquirido. Existem modelos tradicionais, montessorianos, bicamas, beliches e vários outros que podem ser escolhidos para compor o quarto infantil e oferecer todo o conforto que os pequenos merecem.

Além disso, é importante pensar na quantidade de crianças que irão ocupar a cama e o quarto, isso porque em casos de duas crianças ou mais ocuparem o espaço, os modelos de camas ideais são aquelas que comportam mais crianças ao mesmo tempo para dividir esse espaço.

Assim, a questão do melhor modelo de cama vai depender de necessidades que variam de criança para criança. Abaixo separamos algumas informações para que você consiga ponderar entre o modelo que mais atende suas necessidades e, principalmente, as necessidades das crianças.

Leia também:

Guia de compra: qual modelo escolher

Dentre tantas opções disponíveis pode ser um pouco difícil escolher o modelo ideal para você e seu filho. Por isso, separamos aqui alguns dos aspectos que podem ser considerados na hora de sua compra:

Camas para duas ou mais crianças

As camas com espaço para mais crianças são necessárias em casos de mais de uma criança dividir o mesmo cômodo. Além disso, sempre tem primos e amigos das crianças que gostam de passar as noites juntas para brincarem e se divertirem, por isso, ao escolher uma opção que comporta mais de uma criança, você pode estar preparado para situações como esta.

Camas temáticas

As camas temáticas também são ótimas opções para que seu filho consiga se sentir mais confortável no quarto e no sono. Com um modelo que possui detalhes de personagens, desenhos, animações e jogos favoritos, as crianças sentem mais propriedade com suas camas e isso torna o sono mais acolhedor e aconchegante.

Além disso, as camas temáticas elevam as diversões dos pequenos fazendo com que eles se sintam mais confortáveis não só para dormir, como também para mostrar seu quarto para amigos e parentes, externando seus gostos e preferências para todos.

Se você aplica a educação montessoriana, saiba que os modelos de cama montessoriana também são indispensáveis, além de contribuir para o sono, auxiliam na educação e desenvolvimento dos pequenos.

Berço Cama

Em caso de bebês, você pode optar pelos modelos de berço cama que podem ser adaptados conforme a criança vai crescendo e se desenvolvendo, assim, você aproveita o mesmo modelo com a flexibilidade que os berços camas oferecem.

Além dessa versatilidade, o modelo também é uma ótima opção para pais que desejam ter mais filhos e aproveitar o mesmo móvel futuramente.

Características que fazem a diferença em cada modelo

Independentemente se você for adquirir um modelo de berço, cama, bicama, beliche ou outros para seu filho, existem algumas detalhes funcionais que podem ser um diferencial em cada modelo, se tornando um fator decisivo para sua escolha.

Separamos algumas das principais características em camas de criança abaixo para que você consiga encontrar o modelo ideal. Confira:

Conforto

O conforto é uma das principais características a serem consideradas no momento de aquisição de qualquer cama. Ao se sentirem mais confortáveis, as crianças irão conseguir descansar melhor e ter noites de sono mais revigorantes que as deixarão prontas para as brincadeiras e diversões do dia seguinte.

O conforto também diz respeito ao corpo, desenvolvimento e crescimento dos pequenos, uma vez que camas mais confortáveis evitam dores musculares, facilitam o sono profundo e o relaxamento.

Além disso, uma cama confortável evita que as crianças queiram dormir junto com os pais, afinal, não irão querer abrir mão de todo o conforto que possuem em suas próprias camas.

Grades

São mais recomendadas aos anos iniciais das crianças e podem oferecer uma proteção maior contra acidentes. As grades para cama são aspectos essenciais na compra de um berço, por exemplo, pois garante que seu pequeno terá toda a segurança para dormir seguro e confortável.

Alguns modelos de mini camas também podem possuir grades a depender de sua altura, isso facilita a transição do berço para cama à medida que os bebês ainda não estão adaptados a dormir em um espaço sem grades, caso seu berço tenha contado com essa medida de segurança.

Altura

A altura é um fator que também promove mais segurança aos bebês. Cabe aos pais a decisão de berços com grade ou camas mais altos ou modelos mais baixos, o que promove a autonomia dos bebês, evitando que eles necessitem de auxílio quando sentir sono.

Modelos que vêm recebendo muito destaque são as camas de quartos montessorianos que fazem com que o bebê tenha sua própria autonomia para ir dormir quando sentir vontade, os modelos ficam posicionados ao chão e não possuem altura para que a criança tenha alcance por conta própria e se movimente quando precisar.

Estrutura

Dentro da estrutura, existem vários aspectos que podem influenciar sua escolha para que seu filho tenha mais qualidade de sono. É importante escolher um modelo confiável e seguro.

Dentro da estrutura, existem modelos que contam com gavetas, nichos e outras funcionalidades que podem ser muito úteis no uso diário das camas, tanto para organização das crianças quanto a seus pertencer como para organização do ambiente.

Diversão

E por último, mas não menos importante, temos a diversão como um fator. Nesse quesito, modelos que possuem traços para fazer da cama um móvel que não serve apenas para descanso, mas para brincadeiras também podem ser os móveis ideais.

Um ótimo exemplo são as beliches que contam com escorregadores em sua estrutura. Assim, todos os dias as crianças já irão acordar se divertindo e aproveitando essa fase tão especial que é a infância.

Aproveitando que mencionamos móveis infantis montessorianos, confira nosso post sobre o Método Montessoriano com informações sobre o que é, benefícios e como aplicar em casa.

Continue nos acompanhando para assuntos relacionados a maternidade.

Avalie este post

3 comentários em “Camas de criança: o guia para escolher a ideal”

Deixe um comentário

Anterior

Cristaleiras Modernas: 4 modelos para você investir

9 livros para bebês recomendados pela Casatema

Próximo