, ,

5 Benefícios das camas Montessori para você e sua família

Recentemente, com a ajuda de técnicas como a do método Montessoriano, os quartos infantis têm evoluído bastante. Hoje as mamães reconhecem que esses cômodos podem ser muito mais que somente um espaço para armazenar brinquedos e roupinhas e acomodar os pequenos na hora de dormir. Por isso, desenvolvemos esse post apresentando os benefícios das camas montessori.

Um quarto infantil bem planejado consegue fornecer estímulos essenciais para o desenvolvimento das crianças! Entre os móveis de um quarto montessoriano para bebê que existem, as camas ocupam uma posição de muita relevância.

Para te ajudar a entender melhor as características desse móvel e explorar quais as suas contribuições para a aplicação do método pedagógico responsável por aumentar a autonomia das crianças, o blog CasaTema trouxe neste post todos os benefícios das camas Montessori. Continue a leitura e se informe!

1. Liberdade

Um dos grandes empecilhos para o desenvolvimento da autonomia infantil é o fato de que as crianças precisam de ajuda em tudo que fazem. Como as camas e berços tradicionais são de difícil acesso, os pequenos não podem subir ou descer livremente e acabam ficando dependentes de seus pais para realizar atividades básicas como dormir e acordar.

Para ensiná-los a tomar decisões simples de maneira independente e contornar a situação, as mini camas Montessorianas são a saída. O tamanho do móvel é compatível com o da criança e a cama fica pertinho do solo, de forma que as crianças têm livre acesso para descansar, levantar e brincar quando quiserem.

A curto prazo, essa liberdade proporcionada pela cama montessoriana é responsável por estimular fatores importantíssimos como a autonomia e a tomada de decisões.

A sua importância a longo prazo é ainda maior, pois inclui a criação de crianças independentes, criativas e seguras de si, características que toda mamãe quer inspirar no seu filhote.

crianca-brincando-no-chao

2. Segurança

Como a altura da cama Montessoriana é reduzida, a segurança é ampliada. Como esse móvel pode ser usado desde cedo, a preocupação das mamães de que o seu filhote vai rolar da cama e se machucar com a altura é sanada logo nos primeiros meses da chegada do bebê e a família pode ficar mais tranquila quanto a acidentes como esse.

Além da baixa altura, outro fator que mostra o quanto as camas Montessorianas são mais seguras é o fato de que elas permitem a inclusão de grades de proteção! Assim, se a criança ainda estiver na fase de rolar bastante ou se você apenas quiser garantir essa barreira protetora a mais, pode comprar uma grade e montá-la no móvel sem dificuldades.

E quando falamos de segurança, não estamos nos referindo somente à segurança física dos pequenos, mas também à sensação emocional de estarem protegidos e confortáveis na sua própria caminha, o que é indispensável para fazer o filho dormir sozinho no quarto.

Afinal, os modelos da CasaTema de camas Montessorianas com telhadinho ou no estilo cabana são sinônimo de aconchego e, claro, o seu tamanho não permite que monstros se escondam debaixo da cama!

quarto-montessoriano-cama-com-grade

3. Funcionalidade

A independência proporcionada pelas camas Montessorianas resulta em outro benefício para as crianças: o aumento da funcionalidade do quarto.

Os móveis em tamanho ‘normal’ fazem com que o mundo pareça inacessível para os pequenos, então adequá-los ao seu tamanho permite que eles encontrem muitas outras possibilidades de usos, brincadeiras e atividades no seu quartinho.

Aliás, esse fato de aumentar as possibilidades e o fluxo de pessoas num cômodo é bem vantajoso não só para quartos infantis, mas também para quartos de adultos! Para evoluir ainda mais esse conceito, veja como criar um quarto multifuncional no nosso post e garanta a otimização dos cômodos da família inteira!

4. Economia e praticidade

Sabia que as camas Montessorianas são feitas para crescer junto com os pequenos? Diferentemente dos berços que são estáticos, esse móvel pode ser adaptado de inúmeras formas conforme o tempo vai passando, de modo que não é necessário renová-lo a cada fase da criança.

Como um exemplo disso temos as grades de proteção mencionadas anteriormente, que podem ser adicionadas quando o seu filho estiver pequeno e retiradas quando ele estiver maiorzinho e quiser mais liberdade no espaço. Ou seja, muito mais custo benefício e praticidade para o quartinho do bebê!

5. Flexibilidade

Além de ajudar na economia de dinheiro, a flexibilidade das camas Montessorianas permite que a própria diversão e organização aumentem no quartinho infantil. Isso porque o móvel tem uma capacidade de “construção”, em que é possível integrar um escorregador, telhadinho, prateleiras, nichos para colocar livros e o que mais a criatividade pedir.

Com essas adições lúdicas, as crianças ganham infinitas possibilidades de novas brincadeiras – que, aliás, fazem muito mais do que somente entreter, pois estimulam a criatividade, a resolução de problemas e o desenvolvimento cognitivo e motor! Quem diria que tudo isso seria possível com apenas uma cama, não é mesmo?

quarto-decorado-montessoriano

Aliás, caso você tenha mais de um filhote em casa, esses benefícios ainda são possíveis de serem obtidos, pois a CasaTema tem beliches Montessorianos em seu catálogo! Esse móvel é a opção perfeita para acomodar uma criança maiorzinha ou um jovem na parte de cima e um bebê na parte de baixo, pois otimiza o espaço do quarto e a família toda fica confortável.

Agora que você conhece todos os benefícios incríveis que as camas Montessorianas proporcionam, apostamos que quer inserir a teoria de Maria Montessori em todo o cômodo! Para saber quais as demais adaptações que podem ser feitas para concluir esse projeto transformador, veja agora tudo sobre como montar um quarto montessoriano completo no nosso post!

Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

6 comentários em “5 Benefícios das camas Montessori para você e sua família”

Deixe um comentário

Anterior

Caixa sensorial para crianças — Veja como montar uma

Cristaleiras Modernas: 4 modelos para você investir

Próximo