,

Você conhece as camas montessorianas? Saiba porque comprar uma para o seu filho

Cama montessoriana: 5 melhores modelos e suas vantagens

Você conhece as camas montessorianas? Elas são móveis conhecidos e procurados por mamães e papais dispostos a oferecerem segurança e autonomia desenvolvimento dos filhos.

Quando pensamos no método Montessori, sem dúvidas, a cama da criança é um dos primeiros pontos de investimentos que precisamos considerar. Afinal, o móvel traz grandes benefícios para o desenvolvimento da criança. E é onde ela passará boa parte do dia.

Neste post, apontaremos os melhores modelos de camas montessorianas do mercado, que valem à pena conhecer. Continue a leitura até o fim e veja, também, as vantagens que esse móvel oferece!

O que é a cama montessoriana?

Para quem ainda não conhece, uma cama montessoriana é um modelo que conta com uma característica muito particular: altura compatível com a criança. A intenção é que ela promova independência e autonomia para os pequenos.

O termo “cama montessoriana” surgiu recentemente, criado pelo mercado de móveis. Contudo, sua fonte de inspiração e embasamento, acompanha a proposta da médica e pedagoga Maria Montessori — responsável por criar o método de educação que leva o seu nome.

A visão pedagógica da pesquisadora sugeriu um novo olhar para o processo de aprendizado. O qual desperta e estimula o verdadeiro potencial de cada criança.

5 melhores modelos de camas montessoriana

Chegou o momento de descobrir os melhores modelos de cama para montar um quarto montessoriano. Para te ajudar, o separamos os 5 melhores modelos do mercado. Confira!

1. Cama Montessoriana com telhadinho

As crianças são apaixonadas por cabanas e casinhas. Por esse motivo, essa é uma das escolhas preferidas para os pequenos. Afinal, a cama com telhadinho, deixa a hora de dormir mais divertida.

Algumas das camas montessorianas com telhadinho, não possuem a tradicional grade protetora em camas e berços infantis. Mas não se preocupe com essa ausência, os protetores laterais garantem a segurança da criança sem abrir mão da autonomia.

2. Beliche Montessoriano com escorregador

Essa é uma escolha ideal para quem possui mais de um filho e deseja aplicar a educação montessoriana na rotina das crianças. O beliche montessoriano que segue esse modelo pedagógico, conta com dois andares de cama, uma escadinha e o escorregador pode ser opcional!. Eles auxiliam auxiliam a criança na hora de subir e descer da cama.

3. Mini Cama Montessoriano cabaninha

Se a ideia é buscar uma cama montessoriana mais simples, experimente as camas cabaninhas. A versão com grade protege a criança, preservando um visual rústico e infantil para o quarto do bebê — uma verdadeira fofura.

Assim como os outros modelos, ela ajuda no desenvolvimento da criança, autonomia, segurança e ajuda a aumentar o protagonismo infantil na rotina de uma família.

4. Cama Montessoriana tradicional

Esse é um modelo clássico de cama para crianças, porém, adaptado para o método montessoriano. Essa escolha é simples, minimalista e não contém muitas informações — apenas o necessário!

Normalmente o modelo possui uma proteção lateral, e uma estrutura bem baixa, rente ao chão. Ideal para que a criança possa subir e descer do móvel sozinha, sem muitas ajudas.

5. Camas Montessorianas reversíveis

Se você busca por versatilidade, economia e praticidade, as camas reversíveis são ideais para investir. Elas possuem todas as características comuns entre os móveis montessorianos. A melhor parte é que podem se adaptar a diferentes etapas do crescimento dos filhos.

Graças à inserção de alguns acessórios, esse modelo pode ser montado com um tamanho montessori ou uma altura mais alta, para as crianças mais grandinhas. Seu sistema é bem parecido com os berços que viram camas.

Vantagens da cama montessoriana para a criança

O método montessoriano se baseia no princípio da autoeducação. Ou seja: com base nos estímulos e ferramentas oferecidos pelo educador, a criança trabalha a própria autonomia e alcança o conhecimento por si própria.

A cama montessoriana é uma forma de aderir a esse método educacional, além da sala de aula. Assim, é possível trazer o ambiente pedagógico para dentro de casa, estimulando ainda mais o aprendizado dos seus filhos.

Por ser o principal móvel do quarto, ela é adaptada para ter uma relação próxima com a criança. É justamente daí que surgem os benefícios e vantagens de uma cama montessoriana. Continue sua leitura e veja os principais deles!

Aumenta a autonomia infantil

Por contarem com uma altura compatível com a das crianças, as camas montessorianas fazem com que elas se sintam mais seguras para desenvolverem algumas atividades sozinhas. Essa liberdade aumenta a autonomia infantil.

Auxilia no processo de aprendizagem

O modelo mais baixo também permite que a criança possa subir e descer da cama sozinha, sem precisar da ajuda dos pais. Isso faz com que seu desenvolvimento motor seja trabalhado constantemente, aumentando sua aprendizagem.

Inclusive, as camas montessorianas podem ajudar no processo de fazer uma criança dormir sozinha. Interessante, não acha?

Enriquece o ambiente da criança

Graças ao seu design diferenciado, a cama montessoriana ajuda a compor a decoração de um quarto de bebê. Com um toque lúdico e divertido, ela deixa o espaço infantil ainda mais interessante.

Melhora a segurança do cômodo

Com um colchão próximo ao chão, a cama do método Montessori, evita possíveis acidentes de queda da criança. Afinal, a altura é acessível e impede que os pequenos se arrisquem em lugares mais altos. Com ela, a movimentação dos pequenos está liberada!

A cama montessoriana é apenas um dos vários móveis que você pode usar para montar um quarto que se enquadre com o método. Caso queira montar um cômodo completo, veja também as opções de guarda-roupas montessorianos. 

Até a próxima!

Avalie este post

2 comentários em “Você conhece as camas montessorianas? Saiba porque comprar uma para o seu filho”

Deixe um comentário

Anterior

Alimentação infantil: 13 dicas para os 6 primeiros meses até os 2 anos

Quarto montessoriano: veja a idade ideal e como montar um

Próximo