Alimentação saudável infantil: 5 dicas incríveis para manter o hábito!

A alimentação infantil realizada de forma saudável, nem sempre é um hábito simples de se manter em casa, principalmente se em outros ambientes, como a casa dos avós ou dos tios, as crianças tiverem acesso incessante à alimentos ricos em gorduras.

Como nós da Casatema nos preocupamos muito com a saúde dos pequenos, principalmente nesse momento de pandemia, esse post é de extrema importância para os papais e mamães que gostam de manter uma rotina saudável na família.

Hoje, vamos dar dicas infalíveis para que vocês tornem ou mantenham a alimentação dos seus filhos sempre saudável, cheia de cores e, principalmente, sempre divertida! Estão prontos? Vamos lá!

Os benefícios do consumo de comidas saudáveis para crianças

É inegável que uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios só traz benefícios, certo? Para as crianças, isso também é uma verdade imutável.

Em geral, os pequenos têm muito mais energia que os adultos, então estão constantemente em movimento, brincando, pulando e correndo. Para que mantenham sempre a agitação, é necessário que tenham uma alimentação equilibrada.

Alimentos ricos em fibra, proteína e vitaminas são ótimos aliados para o desenvolvimento psicológico e emocional dos pequenos. É com ingredientes saudáveis que seus corpos crescerão fortes e funcionais, prontos para qualquer ocasião!

Além disso, consumir alimentos saudáveis auxiliarão efetivamente na disposição deles e na saúde. Afinal, a baixa quantidade de vitaminas e minerais no organismo torna mais propício o aparecimento de doenças, dificultando, também, seu combate.

E não queremos que eles fiquem desprotegidos contra bactérias e vírus, não é? Principalmente com essa pandemia! O sistema imunológico dos pequenos deve estar regulado e forte.

Por isso, papais e mamães, não deixem de investir em hábitos alimentares saudáveis, viu? Tanto para seus filhos quanto para vocês, visto que os adultos devem dar os melhores exemplos sempre!

Como manter as crianças em uma alimentação saudável?

Nós, da Casatema, sabemos como é difícil ficar à sombra dos alimentos industrializados, não é? São tantas opções, super coloridas e saborosas, que, muitas vezes, é difícil fazer os pequenos desapegarem.

Ainda mais em tempos de risco epidemiológico, é difícil manter aquela rotina saudável. Nem sempre há ânimo para cozinhar, certo? É muito mais fácil deixá-los consumir industrializados.

Mas uma alimentação saudável não precisa ser chata e estressante. É possível criar e manter hábitos sadios para os pimpolhos com muita diversão e variedade utilizando de técnicas criativas e ingredientes saborosos para despertar o interesse deles, facilitando, também, o trabalho dos papais na cozinha.

Quer saber como? Nós te ajudamos! Confira algumas dicas:

1. Descubra as preferências de seus filhos

O primeiro passo para começar a pensar em estratégias para melhorar o consumo de alimentos saudáveis, é conhecer o que os pequenos gostam de comer, com quais sabores eles se identificam mais.

E você sabia que pode fazer isso com uma brincadeira super legal? Não?! Pois é, tem um exercício que ambos podem fazer para descobrir as preferências alimentares, e é super divertido! Chama-se degustação de olhos vendados.

Em uma tarde do fim de semana, escolha algumas frutas, legumes e verduras, corte-os e prepare de uma maneira bem saborosa, então separe-os em potinhos e separe um pano para servir de venda.

Anuncie que vão fazer uma brincadeira com comidas, coloque a venda nos olhos deles e peça para que adivinhem o que é cada alimento, experimentando-os. Pela feição dos pequenos, suas preferências são facilmente distinguíveis.

Muito legal, não?! Quando for ao supermercado para incrementar a alimentação deles, saberá de quais legumes, verduras e frutas eles gostaram e poderá os acrescentar à rotina de modo muito mais simples.

criança pegando morango

2. Crie um ambiente propício para alimentação em família

É muito comum que cada membro da família coma em horários diferentes, seja pela rotina ou por outras questões, ou que comam em locais que não são a cozinha ou sala de jantar, como na sala de televisão ou no quarto.

Isso acaba criando um hábito ruim, no qual a criança percebe, mesmo que inconscientemente, que as refeições podem ser feitas em qualquer local e a qualquer momento.

Lembre-se: dê o exemplo. Os filhos são reflexos de seus pais.

Então opte por especificar uma hora para as refeições e reúnam-se. Assim, os pequenos terão consciência de que determinado horário é específico para comer e será muito mais fácil implementar uma alimentação saudável, pois eles verão que os adultos comem coisas saudáveis.

Uma boa mesa de jantar, espaçosa e moderna, deixará o espaço mais organizado e a hora de comer será mais prazerosa, acredite!

familia jantando

3. Faça um cardápio infantil

Uma excelente maneira de controlar a alimentação dos pequenos é criando um cardápio alimentar infantil. Você pode fazer um planejamento por dia da semana, colocando, conforme as necessidades de seu pequeno, o que ele pode consumir.

Para que se torne algo divertido e não uma obrigação, procure fazer em conjunto e disponibilize sempre várias opções para que eles escolham o que é mais agradável naquele momento.

Por exemplo, na segunda-feira, no almoço você pode dar várias opções em saladas e deixar que escolham suas preferências naquele dia. Para o lanche, selecione frutas. É muito mais fácil tornar ações em hábitos quando os pequenos sentem que estão no “controle” da situação, onde suas opiniões são valorizadas.

E vocês podem entrar na onda também! O que acha de fazer um cardápio semanal caseiro para a família. Assim, todos terão uma alimentação saudável, certo?

legumes na frigideira

4. Deixe que eles ajudem na preparação dos alimentos

A melhor maneira de conseguir o interesse das crianças é fazendo com que elas participem das atividades. Principalmente na cozinha! Há muitas receitas para se fazer com a criançada e mantê-las informadas sobre o que comem.

Se seus filhos forem um pouco mais novos, pedir que rasguem algumas verduras ou meçam a quantidade dos ingredientes é uma boa forma de fazê-los apreciar os alimentos e, de quebra, trabalhar o desenvolvimento motor deles.

Caso sejam maiores e consigam manipular objetos afiados, como facas, peça que cortem frutas, legumes ou verduras. Além disso, se estão na pré-adolescência, ensiná-los a cozinhar coisas simples, arroz, por exemplo, fará com que se sintam mais independentes e responsáveis.

criança fazendo pizza

5. Aposte no colorido!

Existem muitas frutas super saborosas e coloridas que podem ser preparadas de muitas formas para que seu consumo seja mais divertido.

Já experimentou fazer gelinho ou geladinho com frutas para eles? É uma delícia e super saudável! Naquele dia quente de verão, nada como algo geladinho e refrescante para alegrar o dia, não é?

E a famosa salada de frutas? Muito colorida e deliciosa. Você e seus pequenos podem facilmente fazer, mas nada de adicionar muito açúcar ou leite condensado, ok?! A ideia é manter um consumo saudável.

prato de salada

Mais atos para uma vida saudável: crianças sempre satisfeitas!

É claro que a restrição de algumas guloseimas não deve ser definitiva. Um doce aqui ou ali não farão mal se a rotina for educadamente saudável, afinal a exceção não infere na constância, desde que seja de maneira moderada!

Alie a alimentação à exercícios, existem muitas opções de atividades físicas infantis para fazer em conjunto com os pequenos, de maneira divertida e dinâmica. Manter hábitos saudáveis, como já foi dito, não precisa ser algo chato.

Preocupe-se em proporcionar um sono de qualidade. Dormir também é muito importante para o desenvolvimento infantil. Procure sempre camas infantis adequadas para que os pequenos durmam bem!

Viu como é fácil alimentar as crianças de maneira saudável e divertida? Mas tenha em mente que são apenas algumas dicas, para se aprofundar no assunto procure sempre o acompanhamento de um profissional nutrólogo, ele é especialista e poderá avaliar com exatidão o que seus pequenos precisam!

Se você gostou desse post e deseja estar sempre por dentro dos nossos assuntos, não deixe de conferir as próximas publicações! Temos conteúdos cheios de novidades para vocês, papais e mamães. Até o próximo post!

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