Veja o que fazer em caso de terror noturno infantil

O terror noturno atinge a criança durante o sono. Com olhos abertos, a criança não reconhece os pais, faz movimentos agitados, chora, grita e tenta fugir.

O que você faria se, no meio da noite, enquanto dorme, seu pequeno começasse a chorar, gritar, suar e até correr pela casa? Assustador, não é? Esse é o comportamento durante um evento de terror noturno. A primeira coisa que vem a mente é desperta-lo e perguntar o que está acontecendo. Contudo, essa pode não ser a medida mais indicada.

Como o sono é um ponto fundamental para um bom desenvolvimento infantil, esse momento deve ser preservado. Para entender mais sobre o terror do sono, possíveis causas, sintomas e tratamentos, continue lendo esse conteúdo. Vamos lá?

O que é terror noturno infantil?

O terror noturno é uma parassonia, um distúrbio do sono, em que comportamentos episódicos involuntários acontecem enquanto a criança dorme. Costumam acontecer nos primeiros momentos após adormecer, caracterizados por agitação, gritos, choros e movimentações.

O terror noturno infantil acontece no primeiro terço do ciclo do sono. Em um episódio assim, a criança tem sintomas como agitação, choro, coração acelerado, medo e tentativa de “escapar”. Logo em seguida, a criança volta a dormir. Nesse caso, é comum o pequeno não se recordar dos acontecimentos.

 

Quais são as causas do terror noturno?

O terror noturno infantil pode ser causado por fatores neurológicos, respiratórios, psicológicos, e genéticos. Essa parassonia não tem uma causa específica comprovada, mas existem fatores que contribuem para o desenvolvimento. Veja alguns deles:

  • Privação de sono;
  • Estresse;
  • Cansaço extremo;
  • Interrupções de sono;
  • Novo local de dormir;
  • Febre;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Oscilação na rotina de sono;
  • Genética;
  • Luzes e barulho ao dormir;

A criança dormir sozinha no quarto não é uma causa para desenvolver o terror do sono, exceto caso a mudança tenha acontecido de forma traumática.

Geralmente, os distúrbios de sono têm tratamento. Para isso, faça o acompanhamento da saúde da criança com o pediatra, assim ele poderá analisar a necessidade de um tratamento e a melhor forma de realizá-lo.

Como saber se meu filho tem terror noturno?

Para identificar se o que seu filho tem episódios de terror noturno, você pode observar a frequência e forma como eles acontecem. Para facilitar, confira se essas dicas listadas:

1. Observe qual é a frequência dos acontecimentos

O terror do sono pode acontecer várias vezes. Diferente do pesadelo, que é esporádico, ou desencadeado por algum acontecimento do dia, a parassonia é uma condição como o sonambulismo. Ou seja, pode acontecer com frequência.

Em caso de pesadelos frequentes, procure um médico, pois isso pode se tornar um distúrbio.

2. Verifique o horário em que começa a ter o terror do sono

Com um sono regular, é possível identificar qual é o período e horário mais comum de acontecer o terror noturno. Normalmente ele acontece entre a fase desperta e o sono, na fase 1, conhecida como NREM (Non-rapid eye moment, ou movimento não rápido dos olhos).

O pesadelo acontece em fases mais profundas do sono, REM (Rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos) a fase 4.

3. Descubra se existe lembrança da noite anterior

Sem perguntar diretamente a criança, entenda se existe alguma recordação da noite anterior. Você pode questionar se ela teve algum sonho ruim ou se dormiu bem, por exemplo. No terror noturno, a criança não tem memória — ou se lembra muito pouco — dos acontecimentos.

 

Quais os sintomas de terror noturno?

Veja quais são os sintomas de terror noturno infantil. Em primeiro lugar, veja os relacionados à faixa etária e ao comportamento:

  • O terror noturno atinge crianças de 4 a 12 anos;
  • Tem duração de segundos ou minutos;
  • A criança volta a dormir logo após;
  • A criança não se lembra do que aconteceu.

Agora veja o que acontece durante uma crise de terror noturno:

  • Não reconhece os pais;
  • Coração acelerado;
  • Medo;
  • Vermelhidão da pele;
  • Desorientação;
  • Taquicardia;
  • Confusão;
  • Tremor;
  • Falta de ar;
  • Sudorese;
  • Agressividade.

Além disso, a criança pode se levantar da cama e até correr pela casa.

O que fazer em caso de terror noturno?

Para evitar piora nos sintomas ou machucar a criança, no momento do terror noturno, siga essas dicas:

  1. Não desperte a criança;
  2. Mantenha a calma durante o evento;
  3. Não segure a criança;
  4. Proteja superfícies ao redor para evitar acidentes;
  5. Feche janelas e portas durante a noite;
  6. Tire o acesso a escadas e varandas;
  7. Não comente sobre o episódio com a criança.

Lembre-se que a criança não se lembrará do que aconteceu. Comentar sobre o comportamento dela pode despertar insegurança e medo na hora de dormir. Além disso, após o episódio, seu filho voltará a dormir normalmente.

Como prevenir o terror noturno infantil?

Para evitar que seu filho tenha esses episódios, existem algumas medidas que podem contribuir.

  1. Crie uma rotina de sono;
  2. Garanta que a criança dorme por tempo suficiente;
  3. Ofereça uma ambiente tranquilo para dormir;
  4. Tranquilize a criança após situações de estresse;
  5. Evite expor a criança a estresse e irritações.

Essas medidas podem evitar que a criança desenvolva o terror noturno. Como as causas não são específicas, essas dicas são apenas tentativas de prevenir. Além disso, segundo essas indicações, a criança terá mais qualidade de sono.

A meditação infantil também contribui para uma melhora na qualidade do sono. A criança terá um adormecer mais tranquilo e regular.

Qual é o tratamento indicado?

Os casos mais comuns de terror noturno infantil desaparecem sozinhos. Mas para um diagnóstico assertivo e tratamento correto, a indicação é consultar um pediatra. Em situações mais extremas, em que a criança fica violenta ou muito agitada, o profissional poderá indicar remédios.

Agora que você entendeu mais sobre essa condição, fique atento a rotina de sono de seu filho. Observe os comportamentos noturnos e prese por um ambiente que ofereça paz e tranquilidade para a criança dormir.

Convidamos você a ler também o artigo que indica músicas de ninar. Usar essas musicas pode ser uma forma agradável de fazer a criança pegar no sono. Continue acompanhando nosso blog com dicas de cuidados com sua família, decorações e formas de melhorar sua rotina.

Referências:

Parassonia – Tua saúde

Rodrigues, Lenir Bernardino, and Juliana Tonetto Sperotto de Arruda. “Psicopatologias infantis: patologias infantis decorrentes do sono.” Visão Global 12.2 (2009): 279-294. Disponível em https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/626/287

O que causa o terror noturno infantil? – Psicóloga Marisa

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Quarto de menina moderno: como escapar do tradicional?

Alimentação infantil: 13 dicas para os 6 primeiros meses até os 2 anos

Próximo