, ,

Meditação para crianças: 7 técnicas para iniciar agora

A meditação para crianças é uma forma muito efetiva de reduzir o estresse e a ansiedade dos pequenos. Para fazer isso, existem diversas técnicas diferentes que podem ser usadas de maneira individual ou em conjunto com outras atividades.

Além disso, é uma prática que pode melhorar vários aspectos na qualidade de vida infantil. Entre eles, estão o estímulo da expressão e relaxamento, como mostra uma pesquisa da UFRGS.

Se você se interessou pelo assunto e quer ajudar seus filhos nessa empreitada, fique neste post! Aqui, você vai ver sete técnicas que vão diminuir a ansiedade e o estresse em crianças. Vamos lá?

1. Foco em um ponto

Sabe quando as crianças não conseguem ficar paradas e parecem estar ligadas na tomada? Nesses casos, pode ser importante ensinar para os pequenos que é preciso desacelerar. Para isso, há um bom exercício de meditação: o foco em um ponto ou objeto.

Ao contrário do que o nome sugere, essa prática não é – literalmente – ficar olhando um ponto na parede. Afinal, isso estaria mais próximo de uma forma castigo. Na verdade, a técnica de focar em um ponto diz respeito a se concentrar em algo calmo, como uma vela acesa, um incenso ou um catavento girando.

O movimento repetitivo pode ajudar na hora de se desligar do mundo. A ideia aqui é ficar sentado para o objeto pelo maior tempo que conseguir, confortavelmente e com a mente limpa. Esse exercício pode ser feito em conjunto com os filhos e vai causar impactos positivos na saúde mental.

Menina sorri enquanto medita

2. Concentração na respiração

O foco na respiração é uma das principais técnicas de mindfulness. A técnica começa com o pedido para que a criança se sente ou deite de uma forma confortável. Isso deve ser feito em um ambiente calmo, seguro e acolhedor. Então, ela fecha os olhos e se concentra na forma com a qual o ar entra e sai de seu corpo.

Para isso, dê instruções parecidas com:

“Feche os olhos e concentre na sensação do ar no seu corpo. Veja como o ar entra pelo nariz, passa pelo corpo até chegar e encher os pulmões. Depois, ele sai lentamente, esvaziando o peito e retornando ao ambiente. Inspire. Expire.”

Alguns lembretes são importantes. O principal deles é que você deve dar as instruções de forma calma, lenta e clara – lembre-se que são direcionamentos, e não ordens.

Além disso, o ideal é que o ritmo respiratório fique próximo do 3-3-3. Ou seja, três segundos para inspirar, três com o ar nos pulmões e, por fim, três para expirar. Essa frequência pode ser alcançada aos poucos, durante o exercício.

Mãe e filho se divertem enquanto meditam juntos no sofá

Estimular a meditação em crianças pode ajudá-las a ter saltos no desenvolvimento!

3. Pedrinha na barriga

Outra técnica de meditação infantil é colocar uma pedrinha, cristal ou similar sobre a barriga da criança deitada. Após, você deve pedir para que ela perceba como o objeto sobe e desce conforme o ar entra e sai, respectivamente.

Durante o exercício, você pode seguir as mesmas instruções do item anterior. Sempre lembrando que isso deve ser feito de maneira calma, não imperativa.

Cristal violeta, transparente e roxo

Está gostando deste post? Então, veja os benefícios de ter uma biblioteca em casa!

4. Atenção ao som

Existem muitas formas de meditar usando sons. Há pessoas, inclusive, que só conseguem dormir se ouvirem ruído branco.

Contudo, no caso das crianças, é preciso ir com mais calma. A técnica de “ouvir o silêncio” pode ser muito proveitosa, principalmente com os menores!

Para isso, pegue um instrumento que emita um som duradouro e agradável. Por exemplo, um sino, violão, piano, teclado, violino etc. Peça que as crianças fechem os olhos e se concentrem no som até que ele acabe e o silêncio surja.

Faça isso por alguns minutos, sem fazer com que os pequenos se cansem. No caso de instrumentos de corda, toque apenas uma nota, não o acorde todo. Lembre-se de escolher um que tenha bastante sustain – a duração do som.

Menina medita no sofá ouvindo músicas tranquilas no fone

5. Meditação com imagens

Meditar de modo a estimular o desenvolvimento infantil também é possível! Para isso, use uma técnica que atue para melhorar as imagens mentais da criança. Diferentemente dos adultos, para elas pode ser difícil entender instruções com o “vá relaxando seus pés aos poucos”.

Por isso, opte por contar uma história que vai ajudá-la a relaxar. Por exemplo:

“Deite de olhos fechados. Imagine que você está flutuando em uma praia. Seu corpo fica muito relaxado e você vai sentindo seus braços bem leves. Suas pernas boiam junto com as ondas. Tudo está bem leve e flutuando junto com a água”

Seu tom de voz precisa ser calmo e suave. Se quiser, pode colocar uma música de fundo que ajude a entrar no clima da meditação. No caso do nosso exemplo, um som de mar pode ser uma ótima ideia, é só procurar no Youtube que você encontrará várias opções.

Outros temas para as histórias relaxantes podem ser: imaginar que é uma boneca de pano, estar em uma rede, deitado em uma nuvem e o que mais sua criatividade permitir. Essa atividade pode ser uma ótima ideia para estimular a leitura nas crianças.

Menina medita em pé enquanto olha para seu notebook

6. Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa. Antes que você procure uma ligação entre luta e meditação para crianças, aqui vai a explicação: essa modalidade é praticada apenas com movimentos lentos e não há contato físico. Por ser bem devagar, ela ajuda a relaxar e diminuir a ansiedade. Pode ser praticada a partir dos cinco anos.

Isto significa que as crianças vão relaxar e aprender de uma maneira divertida e saudável. Isso trará muitos aspectos positivos para o desenvolvimento cognitivo infantil. Por exemplo, reconhecer o próprio corpo e suas possibilidades de movimentação, além de aumentar o contato dos pequenos com a natureza.

O ideal é procurar professores e grupos especializados. Contudo, é possível iniciar a prática do Tai Chi com aulas e vídeos disponíveis na internet.

Menina praticando Tai Chi Chuan

7. Yoga para crianças

Assim como o Tai Chi, o Yoga ajuda a ter mais consciência corporal. Além disso, durante essa prática, os pequenos também exercitam a respiração. Isso tem tudo a ver com o primeiro item desta lista. Essa prática é uma ótima ideia de atividade para ser feita entre pais e filhos.

Três meninas praticando poses de Yoga em tapetes de tecido

O que é meditação para crianças?

A meditação para crianças é um conjunto de técnicas e exercícios que as ajuda a lidar com o estresse e a ansiedade. Além disso, elas melhoram a consciência corporal e estimulam a autonomia infantil. Contudo, assim como nos adultos, os progressos não acontecem da noite para o dia.

Qual a importância da meditação para crianças?

A meditação para as crianças pode fazer com que os pequenos fiquem mais relaxados, aumentem a concentração e melhorem a qualidade de vida. Além disso, elas vão conhecer mais sobre as próprias emoções e o próprio corpo. Estes hábitos são fundamentais para o protagonismo infantil.

Como fazer uma meditação simples?

A meditação simples pode ser feita em poucos passos. Veja os principais deles:

  1. Tenha um espaço tranquilo e acolhedor;
  2. Peça para que a criança deite ou sente de forma confortável;
  3. Inspire lentamente;
  4. Segure o ar;
  5. Expire devagar.
  6. Concentre-se no caminho que o ar faz dentro do corpo.

No caso das crianças, é fundamental que um adulto a supervisione e dê as instruções de forma calma e lenta. O ato de meditar é uma ótima atividade sobre sentimentos e emoções.

Como fazer a primeira meditação?

A primeira meditação infantil pode ser feita no tempo livre. Contudo, o ideal é reservar pelo menos um momento do dia para meditar. Não há técnica perfeita para começar. O importante é dar início a este hábito. Para isso, siga as nossas dicas e técnicas que você viu neste post.

A meditação infantil é uma forma efetiva de desestressar e diminuir o estresse nos pequenos. Contudo, é importante lembrar que ela é um hábito. Então, leva tempo para acostumar e perceber seus resultados.

Com as técnicas ensinadas neste post, você poderá estimular seus filhos nessa nova fase da vida. Então, não perca tempo pensando nos mínimos detalhes: apenas comece.

Para meditar, é preciso ter um ambiente acolhedor e que a criança se sinta seguro. Em muitos casos, não é possível ter um cômodo da casa específico para essa prática.

Por esse motivo, veja nossas ideias de quartos multifuncionais e construa um ambiente assim para os pequenos!

Avalie este post

1 comentário em “Meditação para crianças: 7 técnicas para iniciar agora”

Deixe um comentário

Anterior

Dermatite em bebê: causas, tipos, tratamento e prevenção

Como brincar de amarelinha – 7 dicas com desenhos e regras

Próximo