Como brincar de amarelinha – 7 dicas com desenhos e regras

Brincar de amarelinha é quase intuitivo para muitas pessoas. Contudo, algumas regras e etapas da brincadeira podem acabar se perdendo com o tempo. Além disso, é fundamental ensinar todos os passos para os pequenos de modo que eles possam tirar o máximo dessa brincadeira.

Por esse motivo, nós preparamos para você um guia de regras para relembrar como jogar amarelinha igual antigamente. Isso vai te ajudar a ter um tempo de qualidade com as crianças, além de estimular o desenvolvimento físico e motor delas. Então, se prepare para pular em um pé só!

Neste post você vai ver como brincar de amarelinha e as suas regras. Além disso, ao final verá outras versões que vão te ajudar a inovar e dar outra cara para esta brincadeira clássica. Confira!

1. Desenhe a amarelinha

O primeiro passo para a brincadeira é o desenho da amarelinha. Você fará 10 casas no chão, as quais devem ser contadas a partir dos seus pés. Elas devem formar o padrão de: casa individual e espaço duplo. Dessa maneira, os números 1, 4 e 7 serão pisados em um pé só. Já os grupos 2 e 3, 5 e 6 e 8 e 9, devem ficar juntos.

As casas devem iniciar na Terra e ir até o céu. Há versões que representam como pontos iniciais e finais a casa e a escola, por exemplo. Além disso, há quem marque a décima casa como o céu, mas há quem faça um espaço extra para o ponto final.

Por ser uma brincadeira antiga, existem várias formas de brincar. Elas variam muito entre regiões do país e, até mesmo, entre países. Por isso, não há um jeito certo ou errado de desenhar a amarelinha, faça como for conveniente para você.

2. Defina a ordem dos jogadores

Após desenhar e marcar os números nos espaços, defina a ordem dos jogadores. Isso pode ser feito na sorte, a partir de uma pedra, papel ou tesoura (ou jokenpô), dois ou um (zero ou um, dependendo da sua região). O importante é ter uma organização que deve ser respeitada ao longo de toda partida.

Não há limite de jogadores na amarelinha. Por isso, ela é uma atividade física para a família toda. Caso alguém do grupo já tenha brincado, deixe-a na frente, para que os demais entendam como funcionam os movimentos.

3. Jogue a pedrinha na primeira casa

A primeira pessoa a jogar deve jogar a pedrinha na primeira casa. Então, ela pula até o céu e volta. Isso deve ser feito colocando apenas um pé em cada casa. Se, por algum motivo, ela errar a pedra ou pisar errado, perde a sua vez — falaremos disso daqui a pouco.

Ao retornar ao início, o jogador deve pegar a pedrinha do chão. É importante lembrar que isso é feito sem colocar as mãos no chão ou sem pisar na casa em questão. Ao completar o ciclo, é a vez do próximo competidor.

4. Jogue a pedra na próxima casa

Quando chegar a próxima rodada, a pessoa jogará a pedrinha na casa 2. Dessa forma, vai pular até chegar no céu, retornar e pegá-la. Não há limite de tempo para fazer isso. A meta aqui é ir e voltar sem perder a vez.

Por ser uma brincadeira que ocupa, relativamente, pouco espaço, a amarelinha pode ser feita em casa. Em certos casos, há tapetes e tatames específicos para essa brincadeira. Inclusive, estes acessórios ficam perfeitos na decoração de um quarto multifuncional.

5. Aprenda brincando

Essa brincadeira ajuda a desenvolver vários aspectos nas crianças. Por exemplo, a força e resistência física, o equilíbrio, a mira e a coordenação motora. Além disso, pode ensinar uma lição sobre espírito esportivo ou frustrações. Isso vai garantir que os pequenos tenham avanços no seu desenvolvimento. E não há melhor maneira de fazer isso que não seja durante os momentos de diversão, não é mesmo?

6. Repita até chegar ao ganhador

O ciclo de jogar a pedrinha, pular em uma perna só e voltar deve se repetir até alguém ganhar. O vencedor é decidido quando essa pessoa conseguir acertar e pular todas as casas. Não importa quantas vezes ela acertou ou errou, desde que ela seja a primeira.

Para que a brincadeira não acabe quando a primeira pessoa terminar, é possível criar um pódio. Dessa maneira, vocês podem continuar jogando por mais tempo e, quem sabe, organizar uma breve premiação conforme as posições de chegada.

Está gostando deste post? Aproveite para ler nosso conteúdo com dicas para acertar na decoração do quarto!

7. Delimite as regras de quem perde a vez

Durante o jogo, algumas infrações serão passíveis de perder a vez. Ou seja, o competidor não poderá pular nas casas até a próxima rodada. As condições podem variar, devido à idade, nível de habilidade e, até mesmo, os combinados entre quem joga.

Veja algumas faltas que fazem com que a pessoa passe a vez:

  • Pisar na casa em que a pedrinha está;
  • Pisar com os dois pés na mesma casa;
  • Pisar nas linhas;
  • Não pegar a pedrinha no caminho de volta;
  • Errar a casa da vez;
  • Colocar as mãos no chão.

Caso esteja jogando com crianças menores, é possível colocar algumas outras regras. Por exemplo, perder a vez se desrespeitar o colega. Além disso, com o tempo, é possível trabalhar a autonomia e estimular que eles criem uma regra nova.

Por falar em autonomia, ela pode ser trabalhada em várias esferas da vida. Uma delas é em trabalhos manuais. Por exemplo, na hora de aprender brincando durante a construção de uma cabana.

Agora você relembrou todas as regras e como brincar de amarelinha. Por isso, é hora de ver algumas variações dessa atividade que já tem alguns séculos de existência. Isso vai ajudar a manter as crianças animadas e engajadas na brincadeira. Vamos lá?

Brincadeira de amarelinha diferente: veja 2 formas para inovar

Em cada região do mundo existem formas diferentes de pular amarelinha. Inclusive, no próprio Brasil há uma grande variação de nomes e pequenas mudanças quanto às regras, como você viu anteriormente.

Veja a seguir duas maneiras diferentes para jogar a amarelinha!

1. Amarelinha africana, Teca-Teca ou Minuê

A Amarelinha africana também é conhecida como Teca-Teca ou Minuê devido à sua música. Ela é bem diferente do método tradicional. Principalmente porque não há pedrinhas, vencedores e a organização do “campo” é diferente.

Neste caso, um quadrado maior dividido em 4 × 4 espaços menores deve ser feito no chão.

Os participantes entram em fila e vão pulando conforme a música. Resumidamente, a primeira pessoa pula com um pé em cada espaço no canto inferior esquerdo, depois pula para a direita e retorna à posição inicial.

Então, ela pula para frente e a próxima pessoa entra no “tabuleiro”. Esse ciclo se repete até todos completarem o trajeto.

A canção desta brincadeira é chamada de Minuê e sua letra é:

“Minuê, minuê, le gusta la dance. Le gusta la dancê, la dança, minuê”

Esta própria versão tem variações. Por exemplo, girar o corpo ao pular para frente, ocupar apenas um espaço com os dois pés, pular em um pé só ou variar a velocidade da música. Tudo isso ajudará na musicalização e criatividade infantil.

2. Amarelinha caracol

A amarelinha caracol é uma variação da brincadeira tradicional. Ela é mais próxima da versão comum porque também usa pedrinhas e a dinâmica é parecida. Seu desenho é comum em chão de escolas ou alguns tapetes.

Contudo, a diversão pode começar já na hora de desenhar o caracol.

Nesta versão não há limite para a quantidade de casas. Contudo, elas devem ser, pelo menos, 10. Para isso, as crianças devem fazer uma fila e a primeira joga a pedrinha na primeira casa e pula nas seguintes — até o fim — em um pé só.

Na volta, ela pega o que foi jogado, sem pôr as mãos no chão ou encostar no espaço em questão.

Novamente, ganha quem chegar até a última casa primeiro. Além disso, perde a vez aquela pessoa que cometer as mesmas infrações da versão tradicional da amarelinha.

Se quiser estimular a criatividade das crianças, peça para que elas decidam uma nova versão desse jogo.

Por falar nesse assunto, é importante estimulá-las para se tornarem pessoas mais inventivas. Isso deve ser feito em vários ambientes da casa. Dessa maneira, veja quatro camas que vão estimular a imaginação!

E, então, lembrou como se brinca de amarelinha? Jogos e atividades antigos e tradicionais como ela são muito importantes para a criança. Seja para estimular sua coordenação motora, desenvolvimento intelectual e físico ou para desconectar das telas.

Por isso, aproveite esta oportunidade para se divertir com os seus filhos, enquanto eles aprendem.

Na infância, as crianças aprendem e têm saltos de desenvolvimento incríveis. Por esse motivo, é fundamental mantê-las estimuladas para extrair o que há de melhor durante essa fase.

Então, os ambientes mais frequentados pelos pequenos devem ser preparados para isso. Para entender mais sobre esse assunto, veja todos os benefícios das camas montessorianas!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Meditação para crianças: 7 técnicas para iniciar agora

Quarto de bebê menino: 13 dicas e inspirações fofas

Próximo