10 dicas para acertar na decoração de quarto de adolescente

Quando o assunto é decoração de quarto de adolescente, muitos pais podem se sentir de mãos atadas, sem saber o que fazer para criar um ambiente bonito, harmonioso e que agradem os filhos.

Você já passou por isso? O que de início pode parecer uma tarefa simples, na realidade acaba se tornando algo muito mais complicado do que imaginávamos. Para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas que vão simplificar a hora de escolher a decoração do quarto de adolescente. Veja só:

1. Garanta os móveis essenciais

A primeira grande decisão ao decorar o quarto dos adolescentes é a compra dos móveis que vão compor o ambiente. Se tiver um espaço pequeno e compacto, atenha-se apenas ao essencial:

  • cama box (com baú ou gaveteiros para otimizar o espaço);
  • guarda-roupas de solteiro;
  • escrivaninha e cadeira para o espaço de estudos e computador.

Com esses três móveis já é possível criar algo funcional e que atenda todas as necessidades básicas do quarto. No entanto, se tiver ainda mais espaço para usar é possível complementar o quarto com cômodas, estantes, mesas de cabeceira, prateleiras, puffs e o que mais sentir necessidade!

móveis quarto adolescente

2. Otimize ao máximo o espaço

Quantas vezes você já se aborreceu com os adolescentes em casa por causa do quarto desarrumado? Para fugir desse problema, o melhor a se fazer é deixar o quarto o mais prático possível, com cada item tendo um lugarzinho reservado para ser guardado.

Quanto mais práticos forem os espaços, com lugares de armazenamento sempre ao alcance das mãos (armários, gavetas, nichos e prateleiras), é mais provável que seus filhos façam a arrumação de seus quartos, pense nisso.

Os quartos modulados são uma ótima solução para esse problema. Eles são feitos especialmente para ocupar espaços compactos ao mesmo tempo que oferecem praticidade e funcionalidade, com portas, nichos e gavetas que permitem armazenar tudo que o quarto precisa.

3. Decore de acordo com os gostos

Muita gente, quando pensa em decoração de quarto de adolescente, pensa logo em pôsteres de bandas e ídolos colados nas paredes. Não adianta torcer o nariz para a ideia: o certo mesmo é decorar de acordo com o que os filhos gostam.

Afinal, durante a adolescência o quarto se torna uma espécie de refúgio do mundo, onde podemos expressar quem somos e o que gostamos. Por isso, tenha a mente aberta para inserir na decoração do quarto as coisas que agradam o jovem adulto que mora com você.

Pôsteres não são a única opção. É possível inserir quadros, painéis, bandeiras e outros objetos decorativos que vão enfeitar as paredes e estantes do quarto.

4. Use cores vivas e vibrantes

O espírito livre e atrevido deles pode ser exprimido na decoração usando cores fortes e vibrantes, como o azul, o vermelho, o roxo, o amarelo e o laranja. Escolha uma dessas, combine-a com bases neutras (branco, bege, cinza) e veja o quanto elas podem fazer pelo espaço.

Um ótimo exemplo é a combinação de branco, preto e vermelho, que deixam a decoração do quarto de adolescente com um ar moderno, jovem e apropriado para a idade. Além dessa, combinações como verde, cinza e preto ou branco, cinza e rosa podem fazer sucesso entre eles.

Elas podem estar presentes nas paredes, nos móveis, na roupa de cama, nas almofadas e outros elementos do quarto. Só não se esqueça de escolher uma paleta de cores com no máximo 4 ou 5 tons e se atenha à ela na hora de escolher as decorações.

quarto de adolescente

5. Crie um espaço para receber os amigos

Adolescentes amam estar entre amigos, passar tempo juntos e jogar conversa fora. Se sua casa é sempre o ponto de encontro dos amigos adolescentes de seu filho ou filha, você já sabe o quão importante é ter um espaço preparado para receber essas pessoas.

Por isso, invista também em móveis e decorações que deixem o quarto do adolescente pronto para receber mais pessoas. Puffs, cadeiras e poltronas extras já são boas apostas. Assim, todo mundo pode ficar confortável durante as tardes de filmes, pipoca e brigadeiro ou nas tardes de jogar videogame.

6. Invista em nichos e prateleiras

Durante a adolescência, muitos jovens costumam se encontrar na leitura. Se o seu filho é um bookaholic – como são chamados os “devoradores” de livros – provavelmente já esteja faltando espaço para guardar tantos livros.

Por isso, é sempre uma boa ideia investir em prateleiras e nichos, que permitam ganhar espaço nas paredes para acomodar todos os livros. Essas soluções têm um custo baixo e são muito úteis na organização do espaço.

E não são só os livros que podem ser guardados por ali! Ainda que o adolescente aí da sua casa não seja tão chegado em ler, é possível guardar materiais escolares, bonecos, enfeites e itens do dia a dia.

7. Dê vida ao ambiente com papéis de parede

Você já decorou com papéis de parede? Eles são super simples de aplicar, não precisam de mão de obra especializada e podem adicionar cores, estampas e figuras ao ambiente que vão deixá-lo ainda mais jovem.

Existem inúmeras estampas de papel de parede que combinam com a decoração de quarto de adolescente, como as estampas geométricas, desenhos divertidos, estampas florais, animal print e tantas outras.

Basta escolher a que mais combina com a personalidade do adolescente, eleger uma parede e, com pouquíssimo esforço, transformar o ambiente de forma bastante profissional. Vale a pena experimentar!

Confira nosso post que ensina como decorar a casa com papéis de parede e veja como é simples.

8. Crie um painel de fotos

Os adolescentes costumam ser muito apegados com seus amigos e isso pode refletir também na decoração do quarto. É só pesquisar em sites como o Pinterest que diversas inspirações de painéis com fotos surgem. E por que não reproduzir essas ideias?

Um painel metálico que possibilita pregar fotografias utilizando clips ou prendedores ou, ainda, um varal de fotografias espalhados pela parede serão grandes adicionais na decoração. Essas opções deixam o espaço ainda mais pessoal e aconchegante, além de serem uma graça!

9. Use as luzes estrategicamente

Assim como qualquer outro cômodo da casa, o quarto dos adolescentes pode se beneficiar – e muito! – de uma iluminação bem feita. Muita gente se esquece que ela também faz parte da decoração e comete o erro de achar que apenas uma lâmpada de teto já é suficiente para oferecer a iluminação que o quarto precisa. Não cometa esse erro!

Você pode usar iluminações pendentes, luminárias e abajures para deixar o ambiente mais completo e funcional. Aliás, uma grande tendência que faz sucesso com os jovens são os cordões de luzes, os piscas e as fitas de LED inseridas no quarto. Essas opções além de deixar o espaço muito mais descolado, vão contribuir para a iluminação do ambiente.

lampada de quarto

10. Tenha um espaço especial para os estudos

Como já falamos na primeira dica, uma mesa e cadeira para os estudos devem fazer parte de sua lista de móveis essenciais para a decoração do quarto de adolescente. Isso porque nessa idade eles estão sempre acessando a internet por notebooks, fazendo deveres de casa e estudando para as provas de vestibular.

Portanto, é importante garantir móveis que ofereçam conforto para o dia a dia e o espaço suficiente para cumprir todas essas tarefas. Para isso, vale a pena conferir nosso post sobre como montar um cantinho de estudos perfeito para seu filho!

Com tantas dicas, chegamos ao fim de nossa lista e esperamos ter deixado a missão de criar a decoração do quarto de adolescente um pouco mais fácil. O que você acha? Deu para se inspirar? Você pode enviar esse artigo para o adolescente dono do quarto e ver quais são as ideias preferidas dele. Depois disso é só começar a decorar!

Se gostou dessas dicas, continue aqui no Blog da Casatema! Estamos todas as semanas publicando conteúdos que ajudam as mães com o dia a dia da casa, com a decoração e com a educação dos filhos. Confira os outros conteúdos, temos certeza que você vai gostar!

Nos vemos logo!

About Leandro Varela

Deixe um comentário

Anterior

Quarto montessoriano simples: 3 ideias de como montar um

Como incentivar a leitura infantil: 6 dicas para formar novos leitores

Próximo