Como decorar uma cama montessoriana: dicas e recursos

Olá, papais e mamães! Que bom tê-los aqui no blog novamente! Pelo visto, vocês estão em busca de inspirações para deixar o quarto das crianças ainda mais seguro, estimulante e acolhedor. Pois vieram ao lugar certo!

Como vocês já sabem, na Casatema, nós consideramos a vontade das crianças no seu próprio quarto um dos aspectos essenciais para um desenvolvimento pleno. A abordagem montessoriana oferece uma maneira única de projetar esse espaço — e a gente sabe bem! Por conta disso, vamos compartilhar algumas dicas de como decorar uma cama montessoriana de maneira simples e também com recursos especiais. Aproveitem!

1. Use rolinhos protetores para cama montessoriana

Os rolinhos de proteção não só decoram a cama, mas também colaboram na segurança das crianças, principalmente as mais novas. Eles podem ser usados como obstáculos entre as crianças e as partes duras da cama, além de evitar quedas. Alguns modelos possuem comprimento suficiente para contornar um berço, por exemplo. Para as crianças maiores, eles servem também como um travesseiro e até uma “naninha” para elas dormirem mais tranquilas e aconchegadas.

Vocês encontram modelos básicos em tons pastéis para decorar berços e camas montessorianas com um estilo mais delicado para os bebês, ou alguns com temas divertidos para os quartos montessorianos cheios de alegria e ludicidade para as crianças maiores.

Como decorar uma cama montessoriana: dicas e recursos

2. Aposte nas almofadas para decorar cama montessoriana

As almofadas são acessórios que podem ser usados como elementos protagonistas na decoração e destaque no quarto. Por serem mais baixas, as camas montessorianas compõem conjuntos lindos com almofadas. Essa combinação bem elaborada cria uma unidade entre os elementos e deixa o quarto com um ar mais espaçoso e aconchegante.

cama montessoriana de casinha decorada com almofadas coloridas

Elas também podem ser recursos para o desenvolvimento das crianças. Almofadas temáticas ou em formatos de animais, elementos da natureza ou formas geométricas podem se tornar muitos objetos e personagens das brincadeiras no quarto. Além de integrar a decoração de vários modelos de cama montessoriana, elas se tornam um estímulo para a imaginação e a criatividade da galerinha.

cama montessoriana decorada com almofadas de bichinos

3. Adicione telhadinhos na cama montessoriana

Continuando na linha dos estímulos, existem recursos como os telhadinhos que conseguem transformar completamente a decoração do quarto, tornando-o um universo de possibilidades para que as crianças aproveitem o melhor da infância. Existem camas montessorianas específicas que aceitam esses acessórios.. Se vocês ainda não conhecem essa linha, aqui no blog tem um conteúdo completo sobre o assunto!

cama montessoriana de casinha

4. Tenda para decorar cama montessoriana

As tendas para cama montessoriana são uma alternativa para complementar os telhadinhos. Elas deixam a decoração da cama montessoriana com um visual mais rústico, e fica muito bem em um quarto de crianças com espírito aventureiro. São feitas com tecidos leves e coloridos, que criam um ambiente lúdico perfeito para brincadeiras, leituras ou descansar bem gostoso.

As tendas e telhadinhos para cama montessoriana são uma das opções mais procuradas para acessórios para decorar a cama montessoriana aqui na Casatema. Aproveitem a visita no blog e passem no site para dar uma conferida!

5. Monte uma iluminação aconchegante na cama

Esses recursos adicionais que as camas montessorianas possuem, como telhadinhos e tendas, ficam ainda mais encantadores com uma iluminação adequada. Existem muitas opções de luminárias e luzes em LED que podem criar uma atmosfera especial na hora de dormir. Uma dica são os cordões de luz em LED com bolinhas texturizadas. Com opções em diversas cores, é possível criar um ambiente personalizado e muito bem decorado na cama montessoriana.

cama montessoriana decorada com cordões de luzes

6. Grade de proteção para cama montessoriana

As grades de proteção são um acessório que agrega não apenas na decoração da cama montessoriana, mas também na segurança das crianças. Além de sua função prática, elas incorporam no estilo e na decoração do móvel. Os modelos são feitos sob medida para as camas das crianças e podem ser retirados quando elas já estiverem maiores.

Existem modelos mais simples e outros com alguns detalhes elaborados remetendo a diferentes estilos de decoração, para combinar com diversos tipos de quarto infantil. Algumas opções para as mini-cama montessorianas possuem grades de proteção em formato de cerquinha, para um visual super delicado no quarto dos bebês.

cama montessoriana com grade de madeira

7. Moldura com espelho para complementar a cama montessoriana

Para finalizar a minha lista de sugestões, um item que pode incorporar a cama montessoriana. Colocar uma moldura com espelho combinando com a cor da cama e o estilo do quarto é uma excelente maneira de agregar na sensação de espaço e na iluminação do ambiente. Além disso, o espelho pode servir como um recurso para que as crianças comecem a desenvolver novas habilidades cognitivas, de coordenação motora e comportamento.

Um exemplo é utilizar o espelho para se trocar usando as roupinhas do closet montessoriano. É isso mesmo, além da decoração da cama, vocês podem agregar na decoração do quarto inteiro.

espelho no quarto infantil na altuira de uma criança de 2 anos

O que considerar na hora de montar uma cama montessoriana?

Na hora de montar a decoração da cama montessoriana, é importante levar em conta os princípios do método Montessori, como o estímulo da autonomia e da independência das crianças. Em relação à cama, arrumá-la pela manhã e prepará-la na hora de ir dormir pode ser uma tarefa realizada pela própria criança.

Por isso, na hora de escolher os acessórios, procurem por opções que estejam conforme o desenvolvimento dos seus filhos. Existem muitas possibilidades, desde as mini-camas para bebês até as camas infantis que transformam a hora de dormir. Muitos modelos podem ser adaptados conforme as crianças vão crescendo, acompanhando-as até a adolescência.

Organizadores para decorar um quarto montessoriano

Os organizadores montessorianos são móveis desenvolvidos especialmente para favorecer uma experiência autêntica e espontânea para as crianças. Existem muitas composições que podem ser utilizadas em quartos pequenos e espaçosos, além de itens que podem ser combinados para criar uma composição ainda mais personalizada na decoração do quarto montessoriano.

Esses organizadores, geralmente, possuem nichos e espaços para as crianças organizarem seus brinquedos, objetos pessoais e livros, por exemplo. Com um design estimulante, os pequenos transformam os organizadores em mundos inteiros de princesas, heróis e muitas histórias.

organizador infantil montessoriano

Permitam que seus filhos aproveitem a infância com muita diversão montando um quarto montessoriano completo. Essas experiências ficarão para sempre na memória deles, além dos aprendizados que eles levarão para toda a vida.

Estantes para complementar a decoração da cama

As estantes montessorianas são recursos que adicionam estilo na decoração e funcionalidade no quarto infantil. Além de serem um ótimo espaço para organizar os brinquedos, elas também são projetadas para promover a autonomia e a independência, permitindo que as crianças acessem e guardem seus pertences sem dificuldade.

Incorporar móveis e acessórios montessorianos na decoração não apenas vai contribuir para a organização do espaço, mas também pode criar um ambiente estimulante, que encoraja a curiosidade e o aprendizado ativo das crianças.

E existem muitas outras possibilidades. Os modelos de bicama são ótimos para quartos infantis e juvenis. Vale a pena conhecer todos os recursos que esse quarto oferece para irmãos ou para convidados que venham dormir em casa. Aproveitem a visita e leiam nosso conteúdo sobre o assunto também.

cantinho de brinquedos com móveis montessorianos

Até a próxima, mamães e papais!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Dicas para manter a casa limpa e organizada com as crianças