Dicas para manter a casa limpa e organizada com as crianças

Olá, papais e mamães! Vamos para mais um conteúdo cheio de dicas bacanas para melhorar a rotina em casa? Como vocês sabem, aqui na Casatema gostamos muito dos assuntos relacionados ao Método Montessori. E um dos princípios dessa metodologia é incluir as crianças nas tarefas diárias, para que elas aprendam a ter autonomia e pró-atividade para manter a casa sempre limpa e organizada.

Claro que tudo deve ser feito conforme o tempo das crianças. Afinal, a ideia não é obrigá-las a ajudar, e sim estimular o desenvolvimento de diversas habilidades e competências da infância dentro de casa. Nesse sentido, é possível criar um mundo de possibilidades para que elas desenvolvam todas as suas potencialidades. Incrível, não é?

E o mais legal é que são coisas bem simples. Pesquisamos a fundo sobre o assunto e trouxemos dicas que podem ajudar — e muito — a manter a casa organizada e limpa. Aproveitem!

criança pequena acompanhando a mãe a limpar a privada do banheiro

1. Ensinem a fazer uma coisa de cada vez

Uma tendência que as crianças têm, é mudar o interesse nas coisas em pouco tempo. Com 2 anos, por exemplo, elas ficam concentradas em uma mesma atividade ou brincadeira por no máximo 10 minutos. Porém, isso pode acabar causando bastante bagunça em casa, e nem sempre é fácil convencê-las da importância de manter o ambiente sempre limpo e organizado.

Por isso, é importante começar aos poucos. Uma atividade montessoriana que ajuda muito nesse aspecto são os desenhos e pinturas. Isso mesmo, na hora de pintar um desenho, por exemplo, oriente a criança a tirar da caixa apenas o lápis-de-cor que for usar. Antes de pegar outro, ela deve guardar o anterior no lugar. Super simples e muito eficiente.

Com o tempo, elas assimilarão esse conceito de organização, e irão usá-lo com seus brinquedos, roupas e outras atividades. Caso elas esqueçam, lembrem-nas dessa atividade para reforçar positivamente a importância da organização.

Mãe e filha limpando a janela do vidro

2. Permitam que elas aprendam pela experiência

Como comentamos, o Método Montessori tem muitos recursos que incluem as crianças nas tarefas diárias e estimulam a autonomia e a independência. Essas habilidades acabam tendo como consequência mais consciência na hora de manter a casa limpa e organizada. Um móvel super interessante que permite que elas aprendam pela própria experiência são os organizadores montessorianos.

Eles são projetados para permitir acesso total das crianças aos seus pertences, sejam roupas ou brinquedos. Com os organizadores montessorianos, vocês podem propor a elas que, logo ao acordar, já troquem de roupa e deixem o pijama organizado no móvel. Cada vez que elas cumprirem a tarefa, enalteçam a atitude.

Elas entenderão que a organização e a limpeza são coisas benéficas, que trazem resultados positivos. Aos poucos, irão incorporar de maneira espontânea esse hábito em outros cômodos da casa e em outras atividades. E não precisamos nem dizer o quão bom isso será para o futuro delas. Ter uma rotina organizada é fundamental para ter uma vida ativa e uma mente saudável.

Menina adolescente organizando o quarto sozinha

3. Montem uma brinquedoteca

Ter um lugar específico para brincar é um ponto fundamental para conseguir manter a casa limpa e organizada sempre. Além de evitar que os brinquedos fiquem jogados pela casa, vocês podem organizá-los de maneira que cada um tenha o seu próprio lugar. Assim, as crianças saberão exatamente onde os colocar quando a brincadeira acabar.

Além disso, montar uma brinquedoteca pode ser uma ótima ideia para criar um espaço lúdico e cheio de vida para estimular a criatividade e a imaginação das crianças. Sempre que possível, participem das brincadeiras e aproveitem o momento de diversão para trabalhar a ideia de manter a casa sempre limpa e organizada.

mãe brincando com os filhos, usando blocos de montar

4. Incentivem as crianças a doar os brinquedos que não usam mais

Um dos problemas da bagunça em casa é o acúmulo de coisas. Brinquedos, então, nem se fala. Vocês devem estar rindo de nervoso aí. Trabalhar o desapego e incentivar as crianças a doar seus brinquedos mais antigos ajuda a abrir espaço para deixar a casa mais limpa e organizada. Além de ser uma medida que reduz consideravelmente a bagunça, também trabalha aspectos importantes como a inteligência emocional das crianças.

Para servir de estímulo, façam isso com outros itens da casa também, pelo menos uma vez por ano. Incluir as crianças nas decisões de cada item que será ou não doado é parte fundamental do processo para o processo ser consciente e positivo. Uma ideia é escolher uma data como o Dia das Crianças ou o Natal, para tornar esse momento ainda mais especial para a família toda.

menino feliz após ter guardado todos os brinquedos no lugar correto

5. Tornem as atividades diárias divertidas

Para finalizar a lista com essas dicas especiais, pensamos em alguma coisa que, além de deixar a casa mais limpa e organizada, também fortaleça o vínculo familiar entre vocês e as crianças.

Na hora de varrer a casa e limpar os móveis, coloquem uma playlist com as músicas preferidas das crianças. Cantem, dancem e brinquem com elas enquanto vão realizando as atividades. Elas com certeza irão querer ajudar com muito mais vontade a manter a casa organizada.

mãe e filha passando aspirador de pó na sala juntas enquanto escutam músicas

Outra ideia legal é incluir as crianças nos preparos das refeições. Para esse tipo de atividade, as torres de aprendizagem são recursos maravilhosos, pois facilitam o acesso das crianças a lugares em que elas não alcançam, para ajudar nas tarefas de organização e observar como vocês realizam as atividades que elas ainda não conseguem.

Com apenas algumas dicas é possível transformar completamente a rotina para manter a casa sempre limpa e organizada. Coloquem em prática, vivam as experiências e depois voltem aqui para compartilhar como foi aí na casa de vocês.

 

mãe e filha dobrando roupas juntas

 

E se vocês quiserem proporcionar ainda mais oportunidades para seus filhos se desenvolverem, vejam como decorar o quarto infantil com o método montessoriano, descubram os recursos incríveis que favorecem a autonomia e a independência das crianças aqui no blog. Até a próxima!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Como estimular o desenvolvimento cognitivo nas crianças? Descubra!

Como decorar uma cama montessoriana: dicas e recursos

Próximo