Como organizar a casa: dicas para quarentena com os filhos

Finalmente você conseguiu parar por um breve momento para ler um conteúdo que vai salvar a sua rotina! Afinal, se você está aqui com a gente neste post, está em busca de aprender como organizar a casa com os filhos em quarentena.
Nós da Casatema entendemos a sua necessidade, pois, mesmo sendo uma delícia ter os pequenos protegidos em casa, é difícil manter o ambiente organizado com tanta energia. É só passar de um cômodo para o outro que você se depara com brinquedos, roupas espalhadas, pratos, mamadeira, e por aí vai…
Dependendo da idade, a criança já pode realizar pequenas tarefas para te ajudar, no entanto, não é tão simples quanto parece. Isso, claro, porque a garotada prefere brincar do que arrumar a casa. Mas, com essas simples dicas que você verá a seguir, será muito mais fácil deixar seu lar sempre limpo e organizado. Vamos lá?!

A sala virou um playground: saiba como organizá-la

Geralmente a sala é um dos ambientes preferidos das crianças, não é verdade? Afinal, é nesse espaço onde está a televisão e os sofás, ou seja, tudo o que elas precisam para transformar o cômodo em um próprio parque de games ou cinema particular.
A nossa dica para deixar a sua sala arrumada com mais frequência é ter a prática do desapego. Isso mesmo, você não precisa de muitas almofadas, tapetes e itens de decoração em um espaço que é usado todos os dias.
Sendo um dos princípios das personal organizers mais requisitadas, abrir mão de coisas que não agregam no ambiente é uma atitude transformadora! Depois disso, você verá que será muito mais prático deixar a sala limpa e com tudo no lugar se houver menos objetos.
Já se tratando de brinquedos e utensílios domésticos (que em um passe de mágica estão quase todos em cima do sofá), basta usar e guardar. Ou seja, nada de brincar ou fazer um lanche e deixar os itens no mesmo lugar. Ao guardar os objetos toda vez que a criança parar de usar, você se livrará do acúmulo de coisas e, assim, o ambiente ficará sempre em ordem.
Mas o ideal, para crianças maiores, é ensiná-las a guardar aquilo que usam no lugar certo. No começo, você precisará cobrar muito, mas, aos poucos, elas aprendem e entendem a sua parte de responsabilidade na casa.
Pessoa limpando sala de uma casa

É hora de dormir, mas antes, aprenda a arrumar o quarto

A hora de dormir é a mais esperada quando cai a noite. Afinal, depois de um dia agitado com as crianças, só o fato de pensar em como organizar a casa já te leva ao esgotamento. Por isso, para deixar os espaços sempre arrumados, você precisa colocar algumas regras em prática.
Primeiramente, é necessário impor limites ao se tratar dos quartos. Esses ambientes são projetados para o descanso, ao lazer e à calmaria, então, todas as brincadeiras e atividades que sejam mais agitadas precisam ser feitas em outros ambientes, certo?
Assim como você aprendeu a organizar a sala, nos quartos também é muito necessário usar e logo guardar. Não deixe para arrumar as camas horas depois das crianças acordarem. Dependendo da idade, convide-as a arrumar a cama logo quando elas levantarem e, aos poucos, elas farão isso sozinhas.
Ao começar a criar esse hábito nos pequenos, você passa a dar mais autonomia para eles. Principalmente se o espaço deles conta com móveis adaptados à sua altura. As camas montessorianas, por exemplo, são projetadas para desenvolver a independência e liberdade dos pequenos, beneficiando tanto as habilidades físicas e motoras quanto psicológicas.
Quarto bagunçado

Espaço pequeno x bagunça grande: como arrumar o banheiro

Manter o banheiro organizado pode ser resolvido com apenas um objeto: caixas organizadores. Talvez você já tenha esses itens no seu quarto ou na cozinha, no entanto, as caixas organizadoras fazem toda a diferença em um ambiente com espaço reduzido.
Se você tem crianças pequenas em casa, provavelmente a hora do banho vira o própria diversão no parque aquático. Mas, tudo tem sua hora! Isso quer dizer que ao terminar o banho, todos os brinquedos e outros objetos que os pequenos usaram precisam voltar ao seu lugar e uma ótima opção são as caixas.
Dessa forma, elas aprenderão que, ao finalizar uma tarefa, até mesmo a mais divertida, é importante colocar os itens de volta nos seus lugares. Sendo o banheiro um dos ambientes mais íntimos da casa, é importante, tanto para o conforto quanto para a saúde mental, estar tranquilo e relaxado em cada momento, sem distrações como um patinho de borracha em cima da pia.
A saúde mental, sendo fundamental para que as mamães consigam lidar com todos os desafios da quarentena, é o tema do post que criamos especialmente para você que precisa organizar não só a casa, como também a mente, confira: Saúde mental: conheça 5 dicas para aliviar o peso da rotina das mães.
Banheiro arrumado

Onde as delícias são preparadas: como organizar a cozinha

Durante a quarentena, a cozinha acaba se transformando no próprio restaurante da mamãe e do papai. Do início do dia ao anoitecer, é nesse ambiente que são preparados o café da manhã, o almoço e o jantar, por isso acaba sendo o espaço mais difícil de arrumar.
Assim, o sonho de ver a pia limpa chega a ser inalcançável, mas, com a próxima dica, você poderá ver sua cozinha sempre limpa e organizada em questão de minutos.
Enquanto você cozinha, a nossa sugestão é lavar os utensílios domésticos logo depois de usar. Além disso, não é necessário usar um talher diferente para cada preparo. Por exemplo, se você está fazendo uma omelete e um hambúrguer ao mesmo tempo, pode usar o mesmo utensílio para manusear os dois pratos.
Por fim, apesar de ser bastante divertida e colorida, a cozinha também não é o parque de diversões, então coloque limites sobre seu uso. Por exemplo, nos momentos em que as refeiçõe estiverem sendo preparadas, as crianças podem esperar com seus brinquedos na sala. Já se os pequenos precisam de supervisão de adulto, separe um espaço na cozinha somente para eles.
Isso não quer dizer que eles devem ficar de fora do ambiente. Na verdade, vocês podem ter muita diversão na cozinha juntos, mas tudo no momento certo, não é?
Família se divertindo na cozinha

Calendário da organização: saiba como fazer

Não é todo dia que você tem tempo de sobra para pegar no pesado e fazer as faxinas mais difíceis, mas nós sabemos que algumas pessoas fazem questão de deixar cada detalhe sempre em ordem.
Por isso, aproveite para criar o calendário da arrumação da sua casa. Esse método consiste em separar por dia, semana, mês, semestre ou até ano tudo o que você vai arrumar durante o período. Por exemplo:
A sua lista começa com o dia e o que você pode fazer em 24h: lavar a louça, arrumar a cama e regar o jardim. Em seguida, escolha o que fará na semana, nesse caso você pode incluir as tarefas mais difíceis, como organizar as estantes da cozinha.
Calendário e marca texto
Assim, conforme você for fazendo a lista de organização para o mês, semestre ou ano, separe as atividades por ordem de dificuldade, deixando a faxina em cima dos armários e a organização do guarda-roupa por último.
Então, você gostou das nossas dicas? Nós da Casatema esperamos que a partir delas você tenha uma casa sempre organizada, mesmo com as crianças em quarentena. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário aqui embaixo, a gente vai amar saber!
About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Cabana infantil: como fazer? Ensine seu filho brincando!