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Como estimular o desenvolvimento cognitivo nas crianças? Descubra!

O desenvolvimento cognitivo pode ser associado à nossa capacidade humana de responder a diferentes estímulos, seja para resolver problemas mais complexos, aprender coisas novas com mais facilidade e até enfrentar dificuldades que passamos no decorrer da vida.

Por mais curioso que pareça, o sistema cerebral dos bebês é mais ativo do que o dos adultos e é capaz de formar milhões de ligações logo em seus primeiros anos de vida. Por isso, conhecer as formas de incentivar essa atuação nervosa dos pequenos e garantir o seu desenvolvimento cognitivo é uma tarefa fundamental para as mamães e os papais.

O processo de conhecimento possui diversas camadas, que acabam se dividindo em diferentes fases: estágio sensório motor, estágio pré-operatório, estágio operatório concreto e estágio operatório formal, baseados no método Pikler. Saiba mais sobre cada um deles no conteúdo de hoje que nós, da Casatema, preparamos especialmente para você. Continue a leitura e confira!

criança em um carrinho de brinquedo feito com skate, usando uma mochila de foguete que desperta a imaginação

O que é desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo pode ser definido como o estudo de áreas como psicologia e neurociência que buscam entender o desenvolvimento infantil em áreas distintas, como processamento de informações, aspectos afetivos, intelectual, emocional, entre outros.

Um estudo disponível no portal do MEC diz que o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa está interligado, sim, com fatores genéticos e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante diversas fases da vida. Por isso, podemos dizer com propriedade que o desenvolvimento cognitivo está diretamente relacionado com a aprendizagem.

Tudo que envolve a capacidade de atenção, memória, uso de linguagens, resolução de problemas e o raciocínio lógico-matemático está diretamente ligado à cognição! Diante de tamanha importância, é possível compreender porque tantos especialistas e profissionais da pedagogia reforçam o quão cuidadoso deve ser o desenvolvimento da cognição nas crianças.

bebê com um óculos segurando um livro na mão

Quais as fases do desenvolvimento cognitivo?

As fases do desenvolvimento infantil podem ser divididas em 4 etapas: estágio sensório motor, estágio pré-operatório, estágio operatório concreto e o estágio operatório formal, desenvolvidos e publicados pelo psicólogo e biólogo Jean Piaget. Conhecer quais são as fases do desenvolvimento cognitivo é essencial para entender quais são as necessidades dos pequenos em cada fase.

A partir disso, você pode adaptar a rotina infantil por meio de atividades educacionais para os pequenos de maneira mais assertiva e produtiva, considerando métodos como o montessoriano e o Pikler. Confira a seguir cada fase de desenvolvimento cognitivo infantil explicado detalhadamente:

1. Estágio sensório motor (18–24 meses)

No início da vida, os bebês começam a desenvolver a sua capacidade sensorial e motora, o que significa que a sua percepção do meio ambiente passa a ser através dos sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição). Como esse é o único recurso disponível nessa idade, todas as questões da vida dos bebês são resolvidas de forma prática por ele.

Isso explica por que as crianças choram quando sentem fome, sono ou mesmo quando a mãe sai de sua visão. Ah, e outra característica dessa fase é que nela, os pequenos se concentram somente no presente — eles não entendem ainda o conceito de passado e futuro. Assim, os bebês resolvem quaisquer objetivos (comer, dormir) com uma manifestação física como chorar ou emitir sons.

Isso não é tudo: durante esta fase, eles também iniciam o desenvolvimento de símbolos e palavras em sua mente, num processo conhecido por simbolização.

2. Estágio pré-operatório (2-7 anos)

Logo em seu segundo estágio de desenvolvimento, os bebês começam a explorar ainda mais a linguagem. Eles se tornam capazes de articular palavras que fazem sentido e associá-las a objetos e pessoas, mas a incoerência nas falas ainda pode estar presente. As suas representações mentais internas também evoluem, o que em alguns anos possibilitará a obtenção de um raciocínio lógico.

criança com um telefone na mão enquanto fala com alguém por ligação

No entanto, aqui ele ainda não está concluído e, por isso, a visão da criança e a sua inteligência emocional ainda são muito centradas nela mesma. Tudo que ela diz e suas prioridades são egocêntricas, o que faz com que existam alguns problemas ao brincar com os amiguinhos, conflitos frequentes com os irmãos e até o hábito de querer comprar tudo que vê.

Todos esses são apenas reflexos da capacidade limitada de estender as suas preocupações a outras pessoas durante esse período (são comportamentos normais!), então é importante lidar com eles e focar na grande evolução cognitiva, linguística e conceitual que as crianças podem desenvolver no estágio pré-operatório.

mãe ao lado de uma filha com 5 ou 6 anos brincando de blocos de montar para desenvolver o lado cognitivo

3. Estágio operatório concreto (7-11 anos)

Nesse estágio, os comportamentos egocêntricos passam a diminuir e as crianças se tornam capazes de ver o mundo através da perspectiva do próximo. A sua argumentação também recebe melhorias, fator proporcionado pelo desenvolvimento de um pensamento e raciocínio mais lógico.

Esses pensamentos são focados sempre em questões concretas, pois as proposições abstratas ainda não podem ser compreendidas pelas crianças. Em vez disso, elas focam em ações que existem e que podem ser observadas, aprendendo de onde as coisas vêm, como funcionam e qual o seu impacto no ambiente.

É por isso que surgem as famosas perguntas de “Por quê” — além de terem começado a entender que o mundo tem dimensões, o próprio senso moral e o código de valores das crianças passam a nascer, de forma que elas querem descobrir as motivações por trás de tudo e todos.

4. Estágio operatório formal (12 anos em diante)

O último estágio do desenvolvimento cognitivo infantil se estende até a chegada da vida adulta. Durante todo esse período, os pré-adolescentes e adolescentes estão desenvolvendo as suas capacidades mais complexas, como o pensamento abstrato e o lógico-dedutivo.

menina de 12 anos segurando dois bamboles na mão em um parque com árvores

De acordo com Piaget, o seu raciocínio não se baseia mais somente em coisas palpáveis, visto que agora as crianças conseguem entender conceitos subjetivos, criar hipóteses e associar diferentes informações para criar um novo conhecimento/aprendizado.

Outros desenvolvimentos neste estágio são a sofisticação linguística e conceitual e a aquisição da reversibilidade, uma habilidade que se refere à reciprocidade das relações, a negação e aceitação e ao aparecimento de consequências a partir de suas ações.

criança preparando um bolo na cozinha com um sorriso no rosto

Leia também: Autonomia Infantil: o que é, benefícios e como estimular.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo pode ser estimulado por meio da curiosidade, proporcionando experiências que despertam a imaginação e o interesse das crianças. Elas podem ser feitas por meio de jogos educativos, que desafiam a mente, promovendo raciocínio lógico; desafios progressivos, que se adaptem à idade do pequeno e muito mais.

Além disso, a melhor maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é implementar atividades e brincadeiras lúdicas no seu cotidiano, onde cada uma precisa se adequar às diferentes fases de crescimento. Confira atividades para cada fase cognitiva:

1. Caixa sensorial: estágio sensório motor

A caixa sensorial é uma espécie de brinquedo feito com materiais de tamanhos, texturas, cores e sons diferentes. Ela pode ser usada no desenvolvimento cognitivo infantil para estimular os 5 sentidos da criança: audição, paladar, visão, tato e olfato, sendo essencial para desenvolver os seus neurônios.

crianças brincando com uma caixa sensorial

Mesmo sendo uma brincadeira super divertida para os pequenos, também pode ser expressiva no desenvolvimento motor e ajudando as crianças a terem mais concentração nas suas atividades diárias. Saiba mais!

2. Brincadeiras antigas: estágio pré-operatório

O segundo estágio do desenvolvimento cognitivo refere-se ao entendimento de que o mundo não gira em sua volta, certo? A melhor forma de estimular isso é por meio da socialização. Para isso, o mais indicado é que os pequenos evitem passar muito tempo sozinhos no celular e passem a brincar com seus colegas.

As brincadeiras antigas como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, batata-quente e muitas outras podem ser extremamente importantes para o seu desenvolvimento.

menina brincando de amarelinha na rua

3. Atividades montessorianas: estágio operatório concreto

Na fase operatória concreta, as atividades montessorianas são boas opções para incentivar o desenvolvimento lógico das crianças com enigmas e processos desafiadores. Essa é uma ótima forma de entreter as crianças, garantir aquela diversão que elas amam e, ao mesmo tempo, trabalhar seus aprendizados de forma autônoma

As brincadeiras mais recomendadas são: brincando com os temperos da cozinha, caçando tesouros escondidos na casa, combinar potes e tampas, entre outros.

menino brincando com atividades montessorianas em uma sala de aula

4. Leitura infantil: estágio operatório formal

Por sua vez, a quarta fase pede apenas por uma evolução no nível de dificuldade dessas atividades: busque estimular bastante a leitura e quem sabe até cursos na internet com aulas de programação e outros tópicos que exigem boas habilidades cognitivas.

Criar uma rotina de leitura deve começar bem cedo, com os pais ou responsáveis lendo para os pequenos. Também é preciso deixar títulos infantis espalhados pela casa de maneira acessível, ou até criar um espaço para a leitura.

mãe lendo para seus dois filhos


E então, gostou das nossas dicas e informações a respeito do desenvolvimento cognitivo infantil? Se quiser descobrir mais sobre quais as capacidades das crianças em cada estágio e saber quais atividades passar para eles, leia também o nosso post sobre as tarefas domésticas adequadas por idade!

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