Atividades e dicas para trabalhar as vogais na educação infantil

Por volta dos 5 anos, as crianças iniciam o processo de alfabetização. Essa experiência com a fala, a escuta e a escrita revelam muitos segredos do mundo e significam um avanço no desenvolvimento das crianças.

As letras e os sinais gráficos são o primeiro contato que as crianças terão com a escrita a partir do sentido visual, muito antes de pegar no lápis para aprender a escrever. As vogais, pela naturalidade da sonoridade, são as primeiras letras a serem trabalhadas com as crianças em várias metodologias de ensino. E, de modo geral, elas ajudarão no processo de formação de sílabas e palavras futuramente.

Para ajudar nesse processo, pesquisamos algumas atividades e obras literárias desenvolvidas especialmente para trabalhar as vogais na educação infantil de forma lúdica e divertida. Aproveite as dicas e faça em casa ou na escola. Boa leitura!

1. Explore a sonoridade e a articulação das vogais

Esta atividade pode ser feita com crianças de qualquer idade, desde que já tenham uma capacidade de verbalização. A ideia é muito simples e com certeza bastante divertida.

Para fazer um aquecimento e descontrair um pouco, estimule as crianças a emitir o som da letra M sem abrir a boca, enquanto fazem o movimento de mastigação com a mandíbula. Parece complexo, mas não é. Basta reproduzir o som “mmmmmmmm” como se estivesse mastigando alguma coisa de boca fechada. Use a sua criatividade para explorar a ludicidade da brincadeira e trabalhe também outros aspectos relativos à alimentação, sons etc.

A parte principal da atividade consiste em projetar a voz usando as vogais. Siga a ordem alfabética A, E, I, O e U e peça que as crianças falem cada letra começando com um volume bem baixinho que vai aumentando até cessar de repente. Você pode usar gestos com as mãos para criar um ritmo.

Essa é uma atividade que pode funcionar como aquecimento para trabalhar outros exercícios de vocalização como trava-línguas para desafiar as crianças, cantigas de roda, contação de histórias etc.

Pai ensinando as vogais para os filhos

2. Use músicas infantis e temas para aprender as vogais

Na internet, você encontra muitas músicas que ajudam a ensinar as vogais. Desde desenhos mais genéricos, apenas com a representação das letras, até produções super elaboradas com os personagens favoritos das crianças.

Os temas e personagens são outro recurso excelente para trabalhar as vogais com as crianças. Usar o próprio nome dos personagens para brincar com a sonoridade e usar temas como circo, natureza ou animais também é um caminho que abre muitas possibilidades criativas para trabalhar as vogais de forma lúdica na educação infantil.

professora de lingua portuguesa em uma aula com várias crianças

Aqui no blog tem um post com muitas brincadeiras musicais para a Educação Infantil que podem ser adaptadas para o trabalho com as vogais e ajudar na fixação dos conceitos pelas crianças.

3. Ensine a identificar as vogais

Um passo fundamental para a alfabetização das crianças é a relação entre os sons e os símbolos que representam as vogais. Nesse sentido, as atividades que ajudam a identificar as vogais são muito bem-vindas! O cartaz das vogais é um recurso excelente. Use uma cartolina e cole centralizada em tamanho grande uma das vogais. Ao redor, coloque figuras que comecem com a respectiva vogal.

menino aprendendo vogais por meio dos desenhos

A brincadeira de caça às vogais também é super instrutiva e divertida. Esconda as vogais em diferentes lugares do ambiente e peça para que as crianças saiam em busca das letras. Quem encontrar, precisa dizer rapidamente uma palavra que comece com aquela vogal. Essa atividade é legal de ser trabalhada com crianças que já estão aprendendo a ler e conseguem identificar as letras pelos seus formatos simbólicos.

4. Faça um bingo das vogais

Para as crianças que já estão um pouco avançadas na compreensão das vogais, trabalhar com atividades interativas é uma boa alternativa. Coloque cartas com as vogais em um saquinho e monte cartelas com várias vogais aleatórias. Cada vogal sorteada deve ser marcada na cartela e a criança que completar primeiro, ganha.

Se for possível, você pode disponibilizar alguns brindes que começam com as vogais como prêmio para a brincadeira.

5. Brinque de criar arte com as vogais

A Arte é um canal de comunicação maravilhoso com o mundo interior e exterior. Você pode criar atividades de livre expressão com as vogais para compreender em que fase do desenvolvimento da alfabetização as crianças estão. Para um processo mais direcionado e de aprendizado, experimente relacionar as cores e as letras e experimente a manipulação de diferentes tipos de materiais para criar obras de arte relacionadas com os conceitos da vogal.

Eu já falei sobre as artes visuais e a música, mas o teatro também pode ser uma ferramenta excelente de aprendizado. Existem muitos recursos que você pode usar para montar uma peça teatral inspirada no tema das vogais. Um ponto de partida é escolher um texto literário para fazer uma adaptação à realidade das crianças. Confira abaixo algumas sugestões de livros infantis para crianças de 3 a 5 anos que trabalham os conceitos de vogais.

6. Desvende o “mistério das vogais”

Os livros são um grande universo para aprender muitas coisas, e nada melhor do que introduzir as crianças no mundo da literatura logo na alfabetização. Minha primeira sugestão é a história “Mistério das Vogais” escrita por Hugo Fabrício de Medeiros. Além de trabalhar cada uma das 5 letras com muita ludicidade e delicadeza, o livro também traz valiosas lições para que as crianças entendam o significado e a beleza dos pequenos gestos da vida.

7. Presenteie a criança com um livro personalizado

Para marcar esse momento tão importante no aprendizado das crianças, você pode presenteá-las com um livro personalizado. Essa é a ideia da “Rua das Vogais” que logo na capa já traz o nome e um desenho representando o pequeno. Por dentro, uma história envolvente que prende a atenção das crianças e as leva para um delicioso passeio no universo das letras.

O mais legal é que o livro faz parte de uma coleção que também tem títulos sobre os números, as cores e as formas. São recursos estimulantes para a criatividade, que ajudam a desenvolver habilidades e competências fundamentais para a alfabetização e a compreensão do mundo.

8. Leia o livro “Uma História de Vogais”

Nessa história emocionante, as vogais são protagonistas de uma aventura cheia de poesia e imaginação. Juntas as letras A, E, I, O e U, elas vão encontrar alguns desafios, bem como você encontrará muita inspiração para criar outras atividades para brincar com as crianças e ensinar as vogais. A autora Jussara Braga trabalha muito bem os elementos visuais, enriquecendo ainda mais a história.

9. Aprendendo que “Uma Letra Puxa a Outra”

Essa cartilha do alfabeto foi criada por José Paulo Paes, um poeta e autor de livros infantis com uma sensibilidade ímpar. Nesta obra, cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha com recursos de rima e ritmo que ajudam no processo de formação e memorização de palavras. As ilustrações acompanham o contexto da obra que ganhou diversos prêmios nacionais de literatura.

Muito legal né. Todas as dicas foram pensadas para que você possa se inspirar e criar coisas novas a partir de ideias pré-concebidas, adaptando cada atividade para trabalhar as vogais conforme a realidade da sua turminha da educação infantil. E os recursos também podem ser trabalhados em casa por mamães e papais como um momento de aprofundar a conexão entre pais e filhos.

menino na mesa lendo livro em voz alta para trabalhar as vogais

Continue visitando o blog, sempre temos conteúdos novos para ajudar no desenvolvimento infantil. Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

Atividades montessorianas para crianças de todas as idades

Como estimular o desenvolvimento cognitivo nas crianças? Descubra!

Próximo