Conheça as principais metodologias de ensino e suas características

Dada a facilidade de acesso à informação e ao conhecimento proporcionado pela internet, diversas metodologias de ensino têm sido amplamente difundidas e seus princípios vêm sendo aplicados cada vez mais nas escolas.

O método tradicional, onde o professor transmite o conhecimento e o aluno apenas absorve, está ficando ultrapassado e a transmissão do conhecimento reinventada. Muitos entusiastas da educação, como Maria Montessori e tantos outros, reuniram dados e informações para fundamentar suas próprias metodologias, baseadas em experiências e muito estudo.

Hoje, existem escolas por todo o mundo que trabalham com essas novas metodologias de ensino. Entenda quais são as características dos métodos mais populares e reconhecidos pela comunidade pedagógica.

Aproveite estes conceitos para desenvolver uma parentalidade consciente e colaborar ativamente no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos seus filhos. Vamos lá?

O que é uma metodologia de ensino?

Na educação, os métodos de ensino são ferramentas utilizadas por professores e instituições para nortear os princípios educacionais e pedagógicos utilizados com os alunos. As metodologias de ensino funcionam como guias para que os educadores consigam ajudar as crianças a desenvolver todas as suas competências e habilidades.

Entender quais são as principais metodologias utilizadas pelas escolas, é importante para escolher qual é a mais adequada para o que você espera do processo de aprendizagem e desenvolvimento do seu filho. Cada uma tem suas particularidades, processos de aprendizagem e aplicações, e algumas instituições podem até trabalhar com diferentes metodologias que utilizam sistemas parecidos.

foto de uma estante escolar com o fundo desfocado e o desenho de um mapa no centro

Quais são as principais metodologias de ensino?

Entre as principais metodologias de ensino está o Método Montessori, inspiração para o desenvolvimento e a fabricação de móveis, utensílios e brinquedos que favorecem a autonomia das crianças. O Método Waldorf, a metodologia construtivista, a metodologia de inteligências múltiplas e a metodologia de ensino de design thinking também estão na lista.

Saiba quais são as principais e mais populares metodologias de ensino utilizadas na educação e as principais características de cada uma. E lembre-se: o importante é considerar as individualidades das crianças e respeitar suas preferências e habilidades naturais.

1. Metodologia de ensino Montessori

Como falamos brevemente, a metodologia montessoriana estimula o desenvolvimento das habilidades e competências de cada fase da infância através da experiência e da observação.

Um dos princípios do método é fornecer um ambiente propício para que as crianças possam realizar qualquer tarefa com autonomia e independência. As escolas que trabalham com princípios do método Montessori, geralmente possuem salas adaptadas ao tamanho da galerinha, dando liberdade para que executem as tarefas e atividades conforme os seus interesses.

Pais e professores atuam como facilitadores, fornecendo as ferramentas e as informações necessárias para que os interesses das crianças sejam transformados em conhecimento, por meio de experiências criativas e reveladoras. Esse impacto causado pelas descobertas ganha força na mente e se fixa como um aprendizado que será memorizado com maior profundidade.

mdnino de aproximadamente dois anos brincando com um brinquedo sensorial

Mamães, essa é uma das correntes mais populares entre as metodologias de ensino, pois sua aplicação vem sendo comprovada por diversas experiências práticas em todas as áreas de ensino. Vale a pena conferir mais sobre o Método Montessori.

2. Metodologia de ensino tradicional

A metodologia de ensino tradicional ficou popular e se difundiu pelo mundo todo durante a revolução industrial do século XX, onde o principal objetivo é transferir o conhecimento técnico para aplicação prática.

Esse sistema de ensino se propagou para as escolas regulares e os professores passaram a ser os únicos detentores do conhecimento, ensinando tudo aos alunos por meio de atividades escritas, exercícios teóricos e aulas explicativas. Em períodos regulares, os alunos são avaliados em provas descritivas ou objetivas, e a aquisição do conhecimento é mensurada por essas avaliações.

É inegável o valor que esse sistema de aprendizagem teve para diversas gerações, mas, infelizmente, ele deixa de lado alguns aspectos importantes no desenvolvimento da personalidade infantil, como as emoções e os sentimentos.

sala de aula com uma professora na frente e vários alunos com a mão levantada

Esta metodologia ainda é a mais usada na maioria das escolas. Entretanto, hoje em dia até as instituições mais tradicionais estão dando abertura para os novos métodos de transmissão de conhecimento e levando em conta outros aspectos da formação humana.

3. Metodologia de ensino construtivista

Elaborada por Jean Piaget, um dos maiores nomes da teoria da educação, a metodologia construtivista coloca o aluno no centro do seu próprio processo de aprendizagem.

A ideia principal é que as crianças construam o seu conhecimento com criatividade, baseadas na sua experiência pessoal com o mundo. Os professores e pais têm o papel de explicar, dar apoio e ajudar quando necessário, mas o conhecimento é adquirido de forma natural e espontânea.

Um diferencial do método construtivista é a ausência de avaliações. Quem trabalha com esse método entende que se o conhecimento é adquirido pela experiência individual, não há necessidade de competição e comparação.

menino e professora sentados frente a frente com as mãos dadas

A aquisição do conhecimento é mensurada constantemente, pelo aprendizado e contato diário com assuntos de interesse, que instigam e estimulam o sentido de realização nas crianças.

4. Metodologia de ensino Waldorf

O Método Waldorf é mais uma corrente de pensamento que tem como foco principal o desenvolvimento das crianças pela autonomia.

No caso da pedagogia Waldorf, a autonomia de pensamento é o ponto mais importante. Por isso, os alunos que estudam em escolas que trabalham esses princípios têm sua individualidade considerada em primeiro plano.

As atividades utilizadas para a aprendizagem na metodologia de ensino Waldorf priorizam o pensar, o sentir e o agir. Todas as tarefas devem ser executadas com uma percepção de equilíbrio, tendo inclusive um tempo específico para o descanso.

Os materiais utilizados para aprendizado podem ser os mais variados, desde atividades artísticas e artesanais para desenvolver a coordenação motora, até experiências científicas e competitivas, que também ajudam a formar o senso moral.

Este senso moral ajuda as crianças a compreenderem com muito mais facilidade questões sobre diferenças e diversidades, tornando essa metodologia de ensino uma das mais inclusivas.

5. Metodologia de ensino sócio-interacionista

Como o nome sugere, a metodologia sócio-interacionista tem como foco as experiências sociais e coletivas, promovendo um aprendizado democrático por meio do compartilhamento de experiências. Justamente por esse motivo, todas as atividades e tarefas desenvolvidas nas escolas sócio-interacionistas são em grupo.

Alguns dos benefícios desta metodologia de ensino são: o frequente trabalho da inteligência emocional e da capacidade de alimentar a empatia pelos colegas. Nesse caso, professores e responsáveis atuam como facilitadores observadores, sempre fornecendo as ferramentas necessárias para a realização de tarefas e solução de conflitos entre as crianças.

professora aplicando a Metodologia de ensino sócio-interacionista com uma adolescente

6. Metodologia de ensino das inteligências múltiplas

“Para cada pessoa, um tipo de educação”.

Essa frase é do desenvolvedor do método de inteligências múltiplas, Howard Gardner.

Esta metodologia de ensino é relativamente recente e sua principal teoria é a de que existem 9 áreas de inteligência. Assim, cada ser humano desenvolve ou não determinados tipos de inteligência, conforme o estímulo que recebem durante a vida, principalmente na infância.

sala de aula com Metodologia de ensino das inteligências múltiplas

As inteligências múltiplas são divididas em:

  1. Inteligência lógico-matemática;
  2. Inteligência linguística;
  3. Inteligência espacial;
  4. Inteligência físico-cinestésica;
  5. Inteligência interpessoal;
  6. Inteligência intrapessoal;
  7. Inteligência musical;
  8. Inteligência natural;
  9. Inteligência existencial.

Cada uma delas se desenvolve em maior ou menor grau durante a trajetória, determinando como as pessoas performam em cada área da vida.

A resolução de problemas por meio da aplicação de diferentes tipos de inteligência é um dos principais processos e princípios desta metodologia de ensino. As atividades vão desde reflexões subjetivas e meditações, até a solução de problemas lógicos e complexos.

7. Metodologia de ensino design thinking

O design thinking (pensamento do design) é outro método contemporâneo que, além de colocar as crianças como protagonistas no processo de ensino aprendizagem, estimula uma das principais habilidades necessárias para ter sucesso no futuro: o empreendedorismo.

Com atividades e tarefas que propõem a resolução de problemas complexos de forma colaborativa, criativa e muito ativa, a metodologia de ensino design thinking promove o desenvolvimento de uma cultura de inovação. As crianças são estimuladas a pensar em diferentes maneiras de solucionar as questões propostas.

O design thinking, assim como os outros métodos de ensino que citamos, faz parte do que se conhece como metodologias ativas, centradas na individualidade das crianças. De forma geral, estas metodologias trabalham com a interdisciplinaridade e buscam uma educação integral das crianças, preparando-as para um mundo onde é cada vez mais necessário inovar e pensar “fora da caixa”.


Sabe o que é legal neste tipo de conteúdo? Entendendo melhor os conceitos de cada metodologia de ensino, você pode aplicá-los na rotina das crianças também fora da escola.

Aqui no Blog da Casatema, você encontra muitos conteúdos com informações relevantes para você se inspirar e continuar sendo uma mãe cada vez mais incrível! Conheça um pouco mais a fundo sobre as metodologias Montessori, construtivista e Waldorf e entenda as diferenças entre elas.

Até mais!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Como ensinar e incluir as crianças nas tarefas de casa

Pedagogia montessoriana: como funciona e como aplicar em sala de aula

Próximo