As atividades de coordenação motora fina e grossa devem ser realizadas com crianças que estão no processo de desenvolvimento. Pois, auxilia no controle sobre os próprios movimentos e terem firmeza nos braços e pernas tanto para caminhar, quanto nos dedos para escrever e colorir.
Com isso, se quer dicas para melhorar a coordenação motora do seu pequeno, que pode ajudar até na hora de cuidar do próprio organizador, continue com a leitura deste conteúdo, confira!
Atividades para estimular a coordenação motora fina
Para trabalhar com as atividades de coordenação motora é necessário anotar e planejar o que será feito em cada dia da semana. Você ajudará a criança a fortalecer mais as mãos e a desenvolver a região com plenitude para fazê-las segurar objetos com facilidade e com mais precisão.
Além disso, você ativa a criatividade e memória de longo prazo ao trabalhar com pincéis, tintas, esponjas, algodões ou palitos. A lembrança de segurar um dos objetos e da sensação transmitida fica gravada e o seu filho ou aluno lembrará com facilidade o que for solicitado.
1. Pintura
A pintura é uma das atividades mais divertidas que estimula a criatividade e trabalha a imaginação da criança. Entregue folhas de sulfite para auxiliá-las neste processo e tornar o aprendizado mais divertido e lúdico. Há materiais legais para acrescentar na atividade, que devem ser usados:
- Pincel de cerdas macias;
- Tinta guache;
- Folha sulfite colorida;
- Lápis de cor sextavado;
- Telas de pintura grandes e médias;
- Algodões;
- Avental para pintar.
Através dos materiais apresentados acima você conseguirá tornar as suas atividades mais dinâmicas e divertidas mesmo em casa. Para trabalhar mais com a concentração é ideal colocar músicas para as crianças escutarem enquanto trabalham e se inspiram.
2. Transferir água com esponjas
Para bebês e crianças com menos de 4 anos, o recomendável para trabalhar em casa é estimulá-las através da transferência da água com ajuda de esponjas. A prática é realizada com ajuda de um pote grande e transparente com água em seu interior, enquanto outro vazio deve ser posto ao lado.
Há muitos modelos divertidos de esponjas feitos ao público infantil. Você escolhe por aquele que mais combina com o que o seu filho gosta e explica o que deve ser feito com uma breve demonstração.
Lembre-se que o método de Maria Montessori, na aplicação é demonstrar de maneira prática e deixar a criança fazer o mesmo processo sozinha. Você deve instruir, explicar, mas mantê-la livre e com plena autonomia para resolver a transferência da água com ajuda da esponja a outro pote sozinha.
4. Separar o feijão do grão-de-bico
Para brincar com as crianças por meio das atividades de coordenação motora, uma boa opção é apresentar tanto o feijão quanto o grão-de-bico. Ambos são parecidos. Porém, tem as suas respectivas diferenças e o seu filho deve analisar e separar os dois ao colocá-los em potes transparentes. Na prática, você precisará de:
- Dois potes baixos;
- Feijão;
- Grão-de-bico.
Sente na mesa com a criança e explique o que deve ser feito e deixe que ela comece a procurar pelos feijões e grãos-de-bico sozinha. Se ela ficar com dúvidas, você pode demonstrar de maneira prática e lúdica. Veja os benefícios:
- Concentração;
- Análise das cores e formas;
- Conhecimento da textura;
- Controle aprimorado dos dedos com o formato de pinça utilizado.
Para bebês de um ano ou um pouco mais, é uma prática muito divertida que trabalha com os dedos em formato de pinça. Ele terá força tanto no polegar quanto indicador e conseguirá segurar os feijões sem dificuldades ao longo das vezes, que for feita a brincadeira em casa.
Veja também: como lidar com as brigas entre irmãos da maneira correta!
5. Brincar com conta-gotas
Mais uma dica divertida para trabalhar com o público infantil tanto na escola quanto em casa é usar o conta-gotas.
O ideal é deixá-los bem limpos e acrescentar água com sabão ou apenas água para elas apertarem a borracha do objeto e despejar o líquido em um frasco vazio. No aprendizado, a criança melhorará:
- Coordenação motora fina;
- Concentração;
- Observação;
- Controle aprimorado do conta-gotas.
A atividade é perfeita para a faixa-etária de 3 a 5 anos, mas pode também ser feita com os pequenos de pelo menos 2 anos. Isso depende do que você quer introduzir nas suas aulas na escola e, se for feito em casa, opte por trabalhar de 2 a 3 vezes na semana.
6. Cuidar de plantas
Uma prática que faz as crianças trabalharem mais o cuidado com o meio ambiente e adquirirem um senso de responsabilidade. Além de estimular o protagonismo infantil.
O ato de cuidar das plantas é muito mais do que apenas plantar e regar. Para tornar a prática mais divertida, você deve levar a criança para escolher sementes. Veja como fazer:
- Se você tiver jardim em casa, separe um espaço para montar a horta;
- Caso não haja espaço disponível, use vasos de plantas;
- Leve a criança para escolher as sementes para plantar;
- Compre adubo;
- Tenha um regador feito com garrafa pet.
No jardim de casa, explique à criança que o primeiro passo é abrir um buraco na terra para alojar a sementinha, colocar o adubo e fechar. Em seguida, usar o regador para regar e aguardar o seu crescimento ao longo das semanas. Conte a ela que o solo não precisa ser molhado diariamente se estiver com aspecto úmido, pois o ideal é esperar secar bem.
7. Bolas de sabão
Uma brincadeira super divertida feita ao ar livre que mexe com a criatividade das crianças é soprar bolas de sabão. Prático de ser feito, tudo o que você precisará é de água com sabão e um soprador para deixá-las brincarem e se divertirem no quintal.
Aproveite para ler: como montar uma brinquedoteca!
Atividades para coordenação motora grossa
A respeito das atividades de coordenação motora grossa, você terá muitas opções divertidas para fazer tanto em casa quanto na escola. Escolha o que será feito em cada dia da semana e opte por trabalhar tanto com as práticas apresentadas acima quanto as que serão mostradas agora. Veja:
8. Rolar na grama
Para dias de calor, o ideal é levar as crianças para rolarem na grama e brincarem de corrida ou pega-pega. Elas estarão em pleno contato com colegas de mesma idade e se divertirão de forma lúdica ao mesmo tempo, em que são estimulados a fortalecer os músculos por todo o corpo, confira os benefícios:
- Desenvolvimento dos músculos;
- Controle aprimorado do corpo;
- Estímulo da criatividade;
- Socialização;
- Equilíbrio.
Cada uma das características aprendidas farão muita diferença na vida infantil e é por estes motivos que as práticas de coordenação grossa são tão incentivadas. Se você nunca cogitou a ideia de fazê-la com o seu filho, opte por testar um dia e ver como ele reage.
9. Circuito de obstáculos
Na escola, para aproveitar o espaço disponível do pátio, o professor pode montar um circuito com muitos obstáculos para as crianças desviarem ou pularem. Elas devem ter atenção e concentração para realizar o processo para não se desequilibrar ao passar pelas barreiras.
Além disso, o ato de trabalhar mais com o circuito fará com que os alunos sigam regras para aguardar a vez e respeitar o momento de cada colega. Esta é uma das atividades mais necessárias de serem elaboradas no colégio. Pois estimula a socialização e trabalha plenamente com o controle motor.
Uma boa dica, inclusive, é inserir um trecho para que as crianças brinquem de amarelinha. O que acha?
10. Chutar e jogar bola
No quintal de casa você deve se reunir com o seu filho para brincar de chutar e jogar a bola. Coloque o objeto no meio do chão, se afaste e chute devagar. Peça que a criança chute de volta na sua direção e repita o processo quantas vezes achar necessário.
Vocês também podem brincar de jogar a bola para o alto ou apenas arremessá-la na direção um do outro mantendo uma curta distância, pois os braços da criança são menores e não conseguem atingir uma longa distância em arremesso.
11. Corrida de saco
Para brincar na escola, ao fazer um dia especial apenas de atividades de coordenação motora grossa, a corrida do saco estimula a competitividade. Todos os alunos devem entrar em um saco de batatas e pular até a linha de chegada sem cair no chão. Veja no que é benéfica:
- Equilíbrio;
- Controle dos movimentos;
- Fortalecimento das pernas.
Investir mais tempo no aprendizado e na brincadeira fará muita diferença às crianças. Você tornará o dia mais divertido e o aprendizado será agradável na companhia dos amigos.
Muita gente daqui já participou de uma corrida de sacos, não é mesmo? Inclusive, nós temos um post com as melhores brincadeiras antigas para relembrar os velhos tempos!
12. Recolher os próprios brinquedos
Esta é uma atividade muito interessante que pode ser aplicada tanto em casa quanto na sala de aula. Dito isto, convoque os pequenos e explique que devem organizar os brinquedos usados para manter o ambiente arrumado e sem bagunças.
Enquanto realizam o processo, você pode colocar uma música relaxante conforme explica a necessidade de arrumar os itens pessoais todos os dias após usar. Fará com que elas entendam que deve-se ter cuidado com os brinquedos para fazê-los durarem mais e evitar que o quarto ou sala de aula vire uma bagunça.
13. Danças
As danças estimulam o autoconhecimento e fazem com que as crianças se sintam confiantes consigo. É uma das práticas mais recomendadas de serem conduzidas tanto em casa quanto na escola, pois trabalha o corpo inteiro e estimula a imaginação, o controle da movimentação e as fazem se exercitar bastante.
Se você nunca considerou colocar dança na sala de aula ou em casa, ou nenhuma das atividades, por que não trabalhar e investir um tempo extra neste processo?
É certo que as crianças gostarão e você verá que elas se divertem muito enquanto movimentam o corpo e se desenvolvem de forma sadia. Por esse motivo, aproveite para entender a importância dos brinquedos sensoriais