Maria Montessori: história e contribuição para a educação

Maria Montessori é uma figura importante no mundo da educação, tanto que o seu legado continua a influenciar e a inspirar educadores em todo o mundo. Sua abordagem única e inovadora para o ensino não apenas revolucionou a maneira como pensamos a educação infantil, mas também lançou as bases para uma abordagem mais centrada nas crianças.

Hoje, vamos explorar a incrível história de Maria Montessori e entender por que suas metodologias de educação montessoriana contribuem até os dias de hoje para o desenvolvimento infantil. Ficou curiosa? Continue rolando a tela e confira o conteúdo completo!

Maria Montessori sentada em uma cadeira

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori foi uma educadora italiana conhecida por desenvolver métodos de ensino inovadores. Nascida em 1870, desafiou as normas educacionais de sua época ao promover uma abordagem centrada na criança, enfatizando a autonomia, a liberdade e o aprendizado ativo.

Montessori fundou a primeira Casa dei Bambini em Roma, no ano de 1907, que consistia em uma espécie de pré-escola que atendia crianças de diferentes idades, geralmente entre 2 e 6 anos. Nesse espaço, os pequenos eram livres para explorar materiais didáticos e brinquedos sensoriais especialmente projetados pela educadora.

Seu método, conhecido como método Montessori, destaca o ambiente preparado para a educação sensorial e a aprendizagem individual de cada criança. Ao longo da vida, Maria Montessori fundou escolas, treinou professores e escreveu extensivamente sobre sua filosofia educacional. Sua metodologia de ensino ganhou destaque internacional que se reflete até os dias de hoje.

Qual é a teoria de Maria Montessori?

Em uma época em que pais e educadores acreditavam que o castigo físico era a melhor maneira de educar os pequenos, as teorias de Maria Montessori chegaram para refutar e mudar totalmente essa ideia. Ela acreditava que era preciso desenvolver a criatividade e a autoindependência infantil, respeitando cada fase e faixa etária das crianças.

retrato de maria montessori

O método montessoriano consiste em várias práticas que fazem a promoção da liberdade e da independência das crianças, de maneira autônoma e individual. Tais práticas podem ser realizadas por meio do ambiente, com móveis desenvolvidos especialmente para estimular o aprendizado, mas também por meio de brinquedos, livros e outras atividades.

Um fator importante é que todas as atividades desenvolvidas nessa teoria de Maria precisam ser adaptadas para cada fase de desenvolvimento dos pequenos.

Qual a contribuição de Maria Montessori para educação?

Os métodos de Maria Montessori foram e são, até os dias de hoje, extremamente essenciais para a educação infantil. Sua abordagem humanizada centrada na criança revolucionou a área em sua época ao reconhecer a importância do ritmo individual de aprendizado de cada criança.

As práticas da pedagogia montessoriana, teorias e materiais didáticos estão presentes em diversas escolas do Brasil e do mundo. Além disso, sua maneira revolucionária em tempos antigos foi extremamente necessária para a formação da sociedade como conhecemos nos dias de hoje.

Quais são os 6 pilares de Maria Montessori?

Maria Montessori dividiu a sua metodologia em 6 partes distintas, descritas em seu livro “O segredo da infância”. Confira a seguir:

Maria Montessori com várias crianças em volta

  1. Autoeducação: se inseridos em um ambiente saudável, os pequenos podem aprender a se desenvolver por conta própria;
  2. Ambiente organizado: o ambiente em que a criança está deve ser organizado e adaptado para atender às necessidades de desenvolvimento;
  3. Educação como ciência: significa que a educação deve ser acompanhada com um olhar científico e com respeito a todas as faixas etárias;
  4. Educação cósmica: isso implica que a educação precisa estabelecer uma conexão equilibrada entre o indivíduo, o ambiente natural e a comunidade social;
  5. Adulto preparado: o papel do adulto é criar o ambiente propício e oferecer o suporte necessário para que a criança explore e alcance por si mesma tudo o que for possível;
  6. Criança equilibrada: com um ambiente apropriado e um adulto qualificado, as crianças poderão desenvolver habilidades de concentração, respeitar a concentração dos outros, assumir responsabilidades e independência, além de cultivar autoestima e autodomínio.

Principais vantagens do método de Maria Montessori para crianças

As décadas de estudo da Maria Montessori foram fundamentais para a análise de uma série de vantagens para o desenvolvimento das crianças por meio do método Montessori. A seguir, confira as principais:

sala organizada de acordo com o método de Maria Montessori

  • Respeito pela individualidade: os métodos da Maria Montessori respeitem a individualidade das crianças, porque as atividades propostas vão de acordo com as necessidades e os interesses individuais, fazendo com que progridam no seu próprio tempo;
  • Ambiente que favorece a autonomia: ao adquirir móveis montessorianos, você estará proporcionando um ambiente perfeito para o desenvolvimento da autonomia infantil;
  • Desenvolvimento integral: o método Montessori aborda diferentes áreas do desenvolvimento infantil, sejam elas emocionais, sociais e físicas. As atividades e o ambiente em questão ajudam a desenvolver habilidades em todas essas áreas;
  • Foco na concentração e na atenção: as atividades desenvolvidas por Maria Montessori são projetadas para atrair a atenção das crianças e promover a concentração, o que melhora a capacidade de concentração e a habilidade de se envolver em tarefas por períodos prolongados.

Leia também: Como decorar uma cama montessoriana: dicas e recursos


Continue navegando no blog da Casatema e conheça outros conteúdos que podem ser do seu interesse. Para conseguir ver os resultados do método Montessoriano na prática, preparamos uma lista com várias atividades montessorianas para todas as idades. Confira!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Dia das Crianças: 25 ideias de presentes criativos

Crianças de 6 anos: descubra os desafios e como lidar

Próximo