Com a evolução da tecnologia e a facilidade de acesso às informações, a educação está se reinventando, assim como o entendimento da infância e suas diferentes fases. Algumas abordagens pedagógicas têm se destacado pela importância que dão aos sentimentos, necessidades e desejos das crianças durante o seu crescimento.
É o caso de linhas de ensino como o Método Montessori, o construtivismo e a pedagogia Waldorf. Essas três formas de pensamento pedagógico vêm ganhando força nos últimos anos, seja no âmbito escolar, social ou familiar.
Vamos entender sobre as principais características de cada método de ensino, os pontos positivos e as vantagens de usar essas abordagens com as crianças e as principais diferenças entre cada uma das correntes pedagógicas. Acompanhe!
O Método Montessori
O método montessoriano é uma das abordagens pedagógicas mais comentadas nos últimos anos. Isso acontece por conta da importância que dá às necessidades das crianças.
O ambiente de uma escola ou um quarto montessoriano são preparados especialmente para que as crianças possam executar diversas tarefas conforme o seu interesse. Sem a necessidade de uma ajuda constante dos adultos.
Tarefas rotineiras como arrumar a cama, trocar de roupa e fazer a higiene pessoal devem ser estimuladas constantemente. De modo que elas consigam realizar as atividades com independência e autonomia, os princípios básicos do Método Montessori.
Como funciona uma escola montessoriana
Uma escola que oferece uma educação montessoriana, precisa ter um ambiente preparado para promover a autonomia e independência das crianças. O papel dos educadores é principalmente o da observação, interferindo o mínimo possível nas atividades infantis.
As escolhas são feitas no tempo infantil e o adulto só a acompanha para atender às suas necessidades mais urgentes. Geralmente, para aconselhar e direcionar as ações delas e não executar o trabalho por elas.
A sala de aula tradicional dá lugar a um espaço colaborativo. É adaptado para que as crianças possam realizar todas as tarefas e atividades que tiverem interesse sozinhas.
Características da pedagogia montessoriana
A pedagogia montessoriana é dividida por fases de desenvolvimento — também chamadas de períodos sensíveis. Elas variam conforme a idade das crianças. Em cada etapa são priorizados determinados aspectos do desenvolvimento infantil visando uma evolução progressiva e constante.
- Primeiro plano de desenvolvimento — 0 a 6 anos;
- Segundo plano de desenvolvimento — 6 a 12 anos;
- Terceiro plano de desenvolvimento — 12 a 18 anos;
- Quarto plano de desenvolvimento — 18 a 24 anos;
Além dos planos de desenvolvimento, o Método Montessori tem alguns princípios básicos que não foram determinados pela fundadora do método, Maria Montessori. Contudo, foram agregados aos conceitos devido aos experimentos práticos realizados com ótimos resultados mundo afora.
Confira alguns deles:
Autoeducação
O princípio da autoeducação é um dos pilares do método montessoriano. A ideia é que as crianças aprendam conceitos e tarefas práticas através da própria experiência repetida, por tentativa e erro.
Montessori acreditava que as crianças têm a capacidade de aprender sozinhas, e se forem estimuladas a serem mais autônomas, o desenvolvimento pode ser mais eficaz e natural do que se for direcionado por um adulto, pois pela experiência, as crianças ficam compenetradas e absorvem mais cada momento vivido durante a realização de qualquer tarefa.
Educação cósmica e educação como ciência
A educação cósmica é um conceito que coloca as crianças como parte de um todo maior e interdependente. Explicar o conceito da natureza e da interdependência dos seres, cria nelas uma consciência social muito grande. Isso faz com que desenvolvam naturalmente o respeito e o amor para com todas as pessoas, coisas e fatos.
Esse é um ponto muito interessante, pois mantém as crianças em um estado de serenidade, compreensão e aceitação sobre fatos da vida. Isso pode diminuir o estresse, a ansiedade e a presença de sentimentos negativos na rotina delas.
A educação como ciência parte do princípio que a experiência sensorial é muito mais válida do que um conceito teórico. Proporcionar às crianças um ambiente com atividades montessorianas ajuda a desenvolver diversas habilidades e competências inerentes. Adquiridas de uma forma lúdica e espontânea.
Ambiente e adultos preparados
O ambiente precisa ser preparado para que as crianças não dependam dos adultos para a execução de todas as tarefas de seu interesse. Seja brincar, limpar, se cuidar ou cuidar dos outros. Tudo de que elas precisam, deve estar à disposição para que possam concluir as suas linhas de pensamento.
Da mesma maneira, os adultos devem estar preparados para não interferir ou interferir o mínimo possível durante a rotina das crianças. Geralmente, elas sabem quando precisam de ajuda e vão requisitar isso aos adultos. Muitas vezes o mais difícil é os adultos deixarem as crianças se virarem sozinhas.
Criança equilibrada
O conceito de crianças equilibradas é um dos princípios mais interessantes do método Montessori. Todas as crianças têm vontades o tempo inteiro, mas para agir elas precisam, muitas vezes, ponderar, pois podem ser repreendidas pelos adultos.
No Método Montessori, a vontade e a ação andam juntas e os adultos ficam atentos apenas para suprir alguma necessidade que as crianças tenham durante a experiência. Isso ajuda muito no desenvolvimento cognitivo delas, pois se não puderem agir conforme as suas vontades elas podem se tornar irritadas, estressadas e ansiosas.
Fornecer ferramentas para que elas sejam crianças equilibradas ajuda a desenvolver a inteligência emocional, ajudando-as a fazer escolhas melhores e refletindo antes de agir em qualquer situação.
Agora que você viu o básico da pedagogia montessoriana, vamos entender como acontece no construtivismo?
O que é uma escola construtivista?
Uma escola construtivista tem uma interação constante entre alunos e professores, onde nenhum é superior ao outro. A única diferença é que o professor é detentor de um conhecimento maior.
A interação social é um dos princípios básicos da escola construtivista, que promove em si o desenvolvimento cognitivo por meio de experiências do dia a dia. Essas experiências devem ser estimuladas no uso de tecnologias, recursos didáticos, reflexões e muito diálogo.
Características de uma escola construtivista
Como o próprio nome sugere, o conhecimento é construído através das experiências e problemas que os alunos enfrentam no dia a dia escolar, buscando soluções, propondo melhorias e otimizando processos de aprendizado dos quais fazem parte.
A escola funciona como uma grande comunidade onde todos têm direito de opinar e propor pautas a serem trabalhadas e desenvolvidas. Até mesmo na hora de praticar esportes as decisões são tomadas em conjunto de uma maneira dinâmica e democrática.
Ambiente escolar
Os alunos são protagonistas na metodologia construtivista e suas perguntas são levadas em consideração sempre. Os professores sempre devem estar a postos para refletir e observar o ponto de vista das crianças, entendendo suas concepções para usá-las futuramente como recurso.
Os apontamentos dos professores são levados em consideração, mas não tomados como verdade, podendo ser contestados. Os alunos são estimulados a buscar diferentes soluções para os problemas da rotina escolar.
Rotina escolar
Os trabalhos são geralmente feitos em grupos e equipes, prezando pelo trabalho coletivo e desenvolvimento do senso social e de cooperação. Diferente das escolas tradicionais, a interação com o meio é fator importante nas atividades escolares e o contexto social é sempre assunto durante as tarefas, trabalhos e projetos.
As atividades são focadas na aquisição do conhecimento por meio de ideias inovadoras sempre na busca de soluções para problemas comuns da comunidade escolar e no contexto social onde os alunos estão inseridos.
Avaliações
As avaliações em uma escola construtivista não são feitas da forma tradicional em espaços de tempo, com uma prova sobre os conhecimentos adquiridos. Os alunos são avaliados pela observação dos professores, por meio de seu desempenho nas aulas, trabalhos, projetos e exposições.
Como funciona o método de ensino Waldorf?
O Método Waldorf tem um processo de aprendizagem lúdico e inclusivo. No qual os alunos trabalham em projetos e atividades individuais ou em duplas, com as manifestações artísticas no centro das atividades.
Os testes e avaliações constantes não acontecem na metodologia Waldorf. Assim como na metodologia Montessori, as crianças são protagonistas de processos artísticos de música, teatro, dança e pintura, por exemplo.
Metodologia pedagógica Waldorf
A metodologia Waldorf tem como principal intuito desenvolver os alunos de uma maneira integral , equilibrando seus aspectos físicos, espiritual e mental. Segundo o fundador Steiner-Waldorf, o aprendizado acontece através dos pensamentos, sentimentos e desejos das crianças.
A escola e os professores são instrumentos para que os alunos exteriorizem suas potencialidades e capacidades de maneira autônoma. Isso ajuda a superar os desafios e encontrando soluções para os problemas cotidianos da vida.
Principais características do método Waldorf
A pedagogia Waldorf prioriza um desenvolvimento livre, sensível, criativo e ambientalmente responsável, formando seres com uma excelente consciência coletiva, harmoniosa e pacífica.
Todas essas características, favorecem o desenvolvimento cognitivo das crianças, tornando-as seres sensatos e serenos, prontos para encarar a vida de uma maneira geral.
Jogos, imaginação e criatividade
A imaginação é um dos princípios mais importantes na pedagogia Waldorf. Ela é responsável pelo desenvolvimento da criatividade infantil, habilidade tão importante para encontrar soluções para as situações práticas da vida.
Quanto menos preciso, definido e regrado é um jogo ou atividade, melhor para as crianças despertarem seu interesse e manifestarem suas capacidades e potencialidades para realizar determinado objetivo.
Esse é um poder que as atividades artísticas como teatro, música, dança, pintura e circo tem de sobra. Sempre há espaço para um novo aprendizado e desafio, colocando as crianças em um estado de evolução constante.
Ordem e estrutura
As aulas na escolas que adotam a pedagogia Waldorf acontecem em espaços bem estruturados. Há momentos de trabalho em conjunto e momentos de trabalhos individuais.
Algumas atividades são direcionadas, mas os alunos também têm oportunidade de um tempo livre para escolher atividades conforme a sua preferência ou apenas brincar criativamente em ambientes estruturados para fins específicos.
Desenvolvimento e abertura social
Desde pequenas, as crianças educadas pela metodologia Waldorf são estimuladas a interagir socialmente, aprendendo também a se desenvolver através da observação e do compartilhamento de informações.
O professor tem papel fundamental nesta parte do processo, estimulando o comportamento de interação social entre elas, proporcionando atividades teatrais, jogos e cantigas de roda como ferramentas.
Desenvolvimento intelectual e pensamento criativo
Na pedagogia Waldorf, o desenvolvimento intelectual acontece através do pensamento criativo de uma maneira natural, sem forçar resultados a curto prazo para cumprir cronogramas ou satisfazer os adultos.
Esse trabalho de levar as coisas no tempo das crianças é muito favorável para o desenvolvimento da sensatez, serenidade e cautela nas tomadas de decisão delas durante a vida. Outra ferramenta interessante que pode ser incrementada em qualquer uma das metodologias que citamos é a meditação para crianças. Essa técnica favorece o foco, a concentração e a calma na mente delas.
Tabela de diferenças entre método Montessori, Waldorf e construtivismo.
Construtivismo | Waldorf | Montessori | |
Escola | Aulas, temas e projetos bem definidos e decididos em conjunto entre professores e alunos | Ambiente estruturado, histórias e temas sazonais são trabalhados | Autonomia e independência para escolher assuntos de interesse |
Alunos | Seres sociais que interagem o tempo todo | trabalham individualmente ou em duplas em atividade e projetos | Independentes para fazer suas próprias escolhas |
Características | Projetos colaborativos, decisões democráticas. | desenvolvimento livre, sensível e responsável dos alunos | olhar individual para cada aluno, interferência mínima dos adultos, educação cósmica |
Avaliações | Durante a rotina escolar | subjetiva, por meio das experiências vivenciadas na escola | Não existe uma avaliação propriamente dita |
Professores | Colaboradores do processo de aprendizagem | Instrumentos de estímulos para o desenvolvimento de habilidades | Observadores, ajuda mínima |
Rotina | decisões das atividades tomadas coletivamente | Atividades artísticas são a prioridade, livres e intuitivas | criada individualmente por cada criança |
Como você pode perceber as três abordagens pedagógicas possuem características positivas que favorecem o desenvolvimento das crianças. Na hora de aplicar na educação dos seus filhos ou alunos, não se atenha a apenas uma delas.
Adapte as características de cada uma para a sua realidade e trabalhe com as crianças da maneira que achar melhor para favorecer o desenvolvimento delas.
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