7 dicas essenciais para conciliar trabalho e filhos

Cuidar dos filhos é uma tarefa desafiadora, ainda mais quando você precisa fazer isso em meio às responsabilidades do trabalho e do dia-a-dia. Se você procura por dicas sobre como conciliar trabalho e filhos, vai gostar desse conteúdo!

A Casatema elaborou 7 dicas que vão fazer total diferença na hora de planejar os seus afazeres e garantir atenção que o seu filho ou filha precisa. Fique com a gente e descubra informações importantíssimas para te ajudar nessa missão!

1. Defina suas prioridades

Estabelecer prioridades é fundamental para conciliar trabalho e filhos de forma eficiente. É importante que você identifique claramente quais são as suas prioridades tanto no âmbito profissional quanto no familiar.

Reflita sobre quais são os aspectos mais importantes em cada área da sua vida e defina metas realistas que possam ser alcançadas. Isso ajudará você a direcionar sua energia e tempo de maneira mais eficaz, garantindo que as responsabilidades sejam cumpridas de forma satisfatória em ambas as esferas.

Mantenha a paciência e espere o momento certo de agir em cada situação, exercitando o conceito de parentalidade consciente.

2. Planeje a sua rotina

A organização é um agente facilitador muito subestimado, já que estamos acostumados a realizar as nossas atividades o mais depressa possível, no modo automático. Isso ofusca a nossa percepção sobre a utilidade de separar e anotar pontos sobre a nossa vida.

calendário de mesa para planejamento de rotina com crianças

Por isso, procure colocar tudo na ponta da caneta ou organize uma planilha, para que você possa visualizar melhor o seu tempo trabalhado e o disponível. Assim, será possível separar grades específicas para cada atividade, priorizando passar tempo com a família e separando um momento para si.

Dentro das suas resoluções, você pode aproveitar para deixar a rotina no trabalho ainda mais prática!

Veja também: Como organizar a rotina das crianças!

3. Tenha pulso firme

Essa dica vale tanto para lidar com os acompanhantes em casa como no trabalho. Assumir o papel de guardião de uma criança é, inquestionável, um divisor de águas. Não tem como ser mais adulto que isso. E ser adulto, exige que você entenda as suas prioridades e consiga ignorar distrações.

Isso não significa que você tenha que ser rude ou duro demais. Mas, as pessoas ao seu redor precisam entender que você possui motivos plausíveis para dizer “não” diante de convites e pedidos.

4. Não trabalhe sozinho(a)

Independente de como acontece a divisão de funções dentro dos ambientes aos quais você frequenta, entenda que ninguém consegue dar conta de tudo sozinho(a). Então, dialogue com os envolvidos e garanta uma distribuição justa de afazeres para as crianças e os adultos.

pais discutem sobre conciliação de trabalho e filhos

Ao estabelecer prioridades e equilibrar o trabalho e a família, você estará aliviando a sobrecarga e desfrutando de uma melhor qualidade de vida. Essa abordagem cria um efeito positivo em cascata, proporcionando maior controle e clareza sobre suas responsabilidades.

Você se sentirá mais organizado e capaz de lidar com os desafios diários de maneira mais tranquila. Essa perspectiva ajuda a promover um equilíbrio saudável entre suas diversas tarefas e, consequentemente, melhora sua relação com seus filhos.

5. Considere investir em serviços complementares

A gestão de tempo é um fator decisivo na hora de melhorar a qualidade em ambos os objetivos (cuidar dos filhos e trabalhar bem). Por isso, investir em serviços complementares como babás, babás eletrônicas, transportes escolares e até mesmo atividades esportivas para as crianças, pode liberar algumas lacunas na sua agenda!

Assim, você consegue encontrar um intervalo para cuidar de si, por exemplo, apostando em atividades físicas, terapia, ir às compras. Afinal, você tem que ficar bem para cuidar cada vez melhor do outro.

6. Aprenda a lidar com as expectativas

Quem nunca se viu frustrado diante de cancelamentos e imprevistos que acabam afetando nossos planos e metas? Isso é ainda mais nítido durante a fase de crescimento dos filhos.

Após ser mãe ou pai, você deixa de lidar somente com as próprias expectativas e passa a ter que se preocupar também com as expectativas dos pequenos. Por isso, é fundamental que você exercite a inteligência emocional das crianças para que elas também aprendam a contornar momentos de frustração.

mãe acalma filha chorando

7. Aprecie momentos de lazer

Não adianta nada apostar em uma vida mais regrada e deixar os momentos de descontração de fora. As atividades de lazer são responsáveis pela manutenção do nosso bem-estar, pois recarregam nossas energias e permitem aliviar o estresse e outros tipos de pressão.

Além disso, passar um tempo de qualidade com a família fortalece o laço entre os participantes, melhora o clima dentro de casa e favorece o foco e a concentração em momentos mais sérios, como o trabalho.

família feliz brincando no jardim

As responsabilidades da vida adulta são intermináveis. Preparar os nossos filhos para terem maior autonomia e adentrar meios sociais como a escola requer bastante atenção e cuidado. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como conciliar o trabalho com as demandas dos seus filhos.

Até a próxima!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Quarto de gêmeos: 5 dicas inspiradoras para montar e decorar

Montessori, construtivismo e Waldorf: características e diferenças

Próximo