Quarto de gêmeos: 5 dicas inspiradoras para montar e decorar

Montar um quarto montessoriano para gêmeos é uma tarefa mais complexa do que montar um quarto para um filho só. É preciso planejar muito bem o espaço do cômodo e escolher as cores de tintas para as paredes. Bem como, definir um estilo de móveis para a decoração que agrade os pais e as crianças, além de projetar uma iluminação aconchegante que, ao mesmo tempo, cumpra sua função.

Desde a chegada dos bebês, os pais precisam pensar em montar um quarto completo, que supra as necessidades constantes de uma rotina com crianças.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos um conteúdo com dicas sobre todos os detalhes que você deve considerar na hora de montar um quarto de gêmeos. Continue a leitura e se inspire com as nossas ideias para decorar o cantinho dos seus filhos.

1. Planeje bem o espaço do quarto

A primeira dica é você fazer um planejamento detalhado do espaço onde pretende acomodar as crianças. Para isso, tire medidas, faça cálculos e pense em layouts que podem se encaixar no seu ambiente. Faça isso até encontrar uma opção que seja agradável esteticamente, mas não perca a sua funcionalidade.

mulher decora quarto infantil

É importante considerar, principalmente, a disposição das camas (ou berços) e do guarda-roupas. Afinal, esses móveis precisam ter fácil e amplo acesso, tanto para os pais quanto para as crianças. Nesse aspecto, o guarda-roupa montessoriano é uma ótima ideia!

Os móveis montessorianos, ajudam a estimular a autonomia dos bebês desde os primeiros anos de vida e colaboram no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Logo, ajudam a melhorar suas capacidades cognitivas e motoras.

2. Escolha as cores e os tons das paredes

Quando uma família recebe gêmeos, muitas ideias passam na cabeça dos pais: pintar o quarto com cores neutras ou vibrantes? Rosa, amarelo ou azul? Tudo faz diferença conforme o sexo dos bebês é revelado.

teste de cores para parede de quarto infantil

Tons frios puxando para o azul e cinza, deixarão o espaço com cara de um quarto de meninos. Nesse caso, aposte em papéis de parede com temas de aventura, super-heróis, carros, motos, ferramentas, etc., para complementar.

Para as meninas, cores quentes como vermelho, rosa, laranja e lilás, ou em tons pastéis, são delicadas e proporcionam muito aconchego. Papéis de parede com temas de fadas, unicórnios, estrelas e flores são as nossas dicas para elas.

Se for uma menina e um menino, tons amarelados ou terrosos ficam muito bem em quartos com estilo rústico e unissex. Para não definir nenhum tema específico em papéis de parede, que tal utilizar formas geométricas e temas de natureza? Essa é uma excelente saída para um casal de irmãos.

3. Defina o estilo dos móveis e da decoração

Quando você tiver escolhido as cores e temas para as paredes, vai ficar muito mais fácil combinar os móveis e a decoração do ambiente. No caso dos bebês, uma boa alternativa é optar entre berços de estilo clássico, rústico ou os mais modernos.

Para as crianças mais crescidinhas, os beliches são camas muito divertidas e lúdicas, que podem colaborar muito para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos. Além disso, elas podem estimular a união e o companheirismo entre irmãos.

No caso dos outros móveis do quarto lembre-se que, durante a maternidade, espaços como guarda-roupa e cômoda serão compartilhados. Afinal, os bebês são menores, logo, as suas roupas e produtos de higiene, ocupam menos espaços.

Conforme as crianças crescem, talvez seja necessário aumentar o tamanho do espaço pessoal de cada uma. Na fase da pré-adolescência, por exemplo, é interessante investir em camas separadas. Elas oferecem mais liberdade para os pequenos e incentivam o protagonismo infantil.

4. Invista em pontos de iluminação diretos e indiretos

A iluminação do quarto infantil precisa deixar o ambiente mais aconchegante. A intenção é que ela passe uma sensação de segurança, para as crianças poderem brincar e dormir tranquilas.

projeto de iluminação de quarto infantil

As luzes de tons amarelados e quentes favorecem a sensação de aconchego. Além disso, esse tipo de luzes noturnas para quarto de bebê ajuda os pequenos a caírem no sono com mais facilidade.

Proporcionar uma iluminação indireta, atrás de nichos e prateleiras sobre as camas dos irmãos, por exemplo, pode ser uma ótima ideia para aquelas crianças que não conseguem ou não gostam de dormir no escuro.

Agora, a luz direta é essencial para a hora de fazer a troca dos bebês ou durante os estudos e brincadeiras das crianças. Para aderi-la no quarto dos gêmeos, opte pela luz branca e fria. Apesar de não serem tão aconchegantes, são mais eficientes quando é necessário que as crianças estejam mais ativas, por exemplo.

5. Use os brinquedos como parte da decoração

Aqui, a nossa dica é ser muito criativa e não deixar nenhum detalhe de lado. Pense nos brinquedos, como pretende distribuí-los pelo ambiente e em quais nichos deseja colocá-los. Ah, e não se esqueça dos ursinhos de pelúcia e acessórios de berços para os bebês, viu? Eles deixarão o espaço mais lúdico e agradável.

brinquedos usados como decoração no quarto infantil

Além disso, você pode acrescentar em sua decoração, fotos e outras recordações de bons momentos vividos entre os irmãos e a família.

Para completar, vale conhecer os nossos modelos de organizadores montessorianos. Eles ajudarão a organizar todos os brinquedos no quarto dos gêmeos, evitando bagunças em casa.

E aí, gostou das dicas? Continue acompanhando nosso conteúdo para e saiba sobre o universo infantil, dicas de maternidade, brincadeiras, rotina, saúde e bem-estar e muito mais!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Dicas de como ensinar organização aos filhos

7 dicas essenciais para conciliar trabalho e filhos

Próximo