, ,

Guarda-roupa montessoriano: conheça os 5 melhores modelos

Na hora de montar um quarto montessoriano, muitas pessoas falam sobre a cama, cômodas, brinquedos e afins. Mas quase não falam nada sobre o lugar de organizar as peças de vestuário. Isso não deveria ser assim.

Por esse motivo que neste post você vai ver os melhores modelos de araras, cabideiros, mini guarda-roupas e closets e ainda vai poder tirar suas dúvidas sobre esse assunto.

Se você quer entender como ter um quarto que estimula a autonomia e independência, continue lendo. Assim você vai aprender sobre uma decoração pensada em estimular a educação infantil com a melhor loja de móveis montessorianos do Brasil, a Casatema. Confira!

Para que serve o guarda-roupa infantil montessoriano?

Para estimular a autonomia e a independência infantil. Assim como os demais móveis do quarto montessoriano, o guarda-roupa é planejado para proporcionar liberdade e autonomia para as crianças.

Nesse caso, os pequenos terão acesso às roupas sem precisar da interferência de um adulto. Essa atitude vai ajudar muito na hora de estimular a independência dos pequenos.

Portanto, ter um móvel que segue os preceitos de Maria Montessori é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças. Além disso, os guarda-roupas montessorianos podem ser em forma de casinha, tradicional ou como você preferir.

Dessa forma, os pequenos podem começam a criar noções de autossuficiência, organização e independência. Tais atitudes vão formar um adulto mais responsável e organizado.

Como deve ser um guarda-roupa montessoriano?

Os pontos principais são: acessibilidade, segurança e organização. Ao seguir estas diretrizes, o guarda-roupa terá boa parte do que é necessário para estimular a autonomia infantil.

Lembre-se que a organização do quarto montessoriano deve ser feita de modo que a criança seja encorajada a ser mais independente. Por isso, nós preparamos um checklist do que não pode faltar no quarto da sua criança. Confira:

  1. O móvel deve ser do tamanho da criança;
  2. A roupa deve ficar sempre visível – um guarda-roupa montessoriano não tem porta;
  3. Deve ser acessível para que a criança organize a própria roupa;
  4. Ser estável para não cair caso os pequenos se apoiem nele;
  5. Ter quinas arredondadas;
  6. Pode, ou não, ter seções para separar as peças de roupa.

No caso da escolha de um cabideiro, que não tem separações para diferentes tipos de peças, é preciso ter mais espaço de armazenamento.

Dessa forma, é preciso ter, também, uma estante montessoriana para guardar sapatos, calças etc.

Quais são os melhores tipos de guarda-roupa montessoriano?

São aqueles nos quais as crianças são capazes de construir sua autonomia desde cedo.

Por esse motivo, é fundamental escolher móveis que sejam verdadeiramente montessorianos. Isto é, que atendam a todos os pilares desta proposta pedagógica.

Confira uma lista com os melhores guarda-roupas infantis:

1. Mini Closet Montessoriano

Este móvel atende a todas as exigências de um guarda-roupa montessoriano. O mini closet da Casatema tem divisórias que podem armazenar diferentes peças de roupa.

Além tudo, há uma seção para pendurar cabides. Muito interessante, não é mesmo? Outro ponto positivo deste móvel é que ele é feito em madeira maciça. Este material dá resistência, beleza e sofisticação, além de ser sustentável, claro!

2. Cabideiro montessoriano em madeira maciça

Este móvel é um cabideiro de roupas montessoriano. Por isso, ela tem um visual mais simples, que não perde em nada na funcionalidade.

Além de sempre atender aos fundamentos de uma pedagogia que estimula a independência infantil. Este modelo deixa o ambiente mais vivo e descontraído.

Outro ponto que merece ser destacado aqui é a versatilidade. Este guarda-roupa montessoriano em formato cabana, pode mudar sua abertura. Dessa forma, o altura dos cabides vai variar e se adaptar ao tamanho do seu filho ou filha.

Cabideiro montessoriano em madeira maciça da Casatema

3. Mini-guarda roupa montessoriano casinha

Este formato é um clássico dos móveis montessorianos, não é mesmo? Por isso, o mini guarda roupa casinha é um modelo completo para os pais e mães que querem decorar um quarto neste estilo.

Por ser feito em madeira maciça e ter acabamento natural, este móvel deixa os ambientes mais aconchegantes e bonitos. Além de tudo, vale destacar a a resistência e durabilidade do material.

Este móvel é a escolha perfeita para compor o quarto das crianças. Afinal, além de delicado, o mini-closet montessoriano vai estimular os pequenos a descobrir as as formas de organizar as roupas.

Para isso, ele conta com cabideiros, ganchos e prateleiras, que ajudam na divisão das peças.

Mini-guarda roupa montessoriano da Casatema estilo casinha

4. Cabideiro montessoriano com banco e sapateira

Além das roupas, é importante que a criança aprenda a organizar os sapatos. Por isso, este kit une o útil ao agradável.

No caso deste cabideiro com sapateira montessoriano a criança pode pendurar as roupas, guardar os sapatos e sentar para se vestir com mais conforto! Muito interessante, não é mesmo?

Esta arara montessoriana vai aliar praticidade e beleza. Além de trazer muita autonomia para o seu filho.

Arara montessoriana com banco e sapateira da Casatema

Quer saber mais sobre como usar móveis assim na sua casa? Então, veja nosso post sobre quarto montessoriano simples.

5. Organizador montessoriano com nichos

Existem pessoas que não querem cabideiros na hora de decorar o quarto das crianças. Para isso, uma boa opção é o organizador montessoriano.

Ele é composto de nichos e também segue aos pilares do método pedagógico revolucionário. Além disso, ele é ideal para estimular as crianças a começarem a dobrar as próprias roupas.

Você já imaginou o quanto essa atitude vai estimular a autonomia e responsabilidade nos pequenos?

Organizador Casatema montessoriano em nichos

Quer saber mais sobre esse tipo de móvel? Então, confira os tipos de organizadores montessorianos!

Viu quantas opções incríveis para decorar o quarto das crianças? Elas vão se adaptar às suas necessidades e atender a todas os preceitos da pedagogia montessoriana.

Para isso, é fundamental que os pais também estimulem as crianças a ter mais autonomia e independência na hora de arrumar o quarto.

Com o tempo, os pequenos já terão responsabilidade suficiente para dobrar, organizar e escolher as próprias roupas!

O quarto infantil precisa ser um ambiente estimulante para os pequenos. Ele deve proporcionar autonomia, liberdade e independência. Toda a decoração deve ser pensada para estimular o desenvolvimento destes atributos.

Para completar o cômodo, confira os benefícios das camas montessorianas!

Avalie este post

2 comentários em “Guarda-roupa montessoriano: conheça os 5 melhores modelos”

Deixe um comentário

Anterior

Lista de enxoval para gêmeos: veja o que não pode faltar

O que fazer nas férias: 15 ideias para curtir com crianças

Próximo