Decoração de quarto montessoriano é a aposta do momento!

Montar o cantinho dos filhos é um dos inúmeros prazeres da maternidade e da paternidade. Afinal, queremos proporcionar o melhor para eles. Decorar já é divertido, imagina se o resultado ainda beneficiar o desenvolvimento da criança? Pois, a proposta da decoração de quarto montessoriano é exatamente essa!

E o mais legal é que ela pode ser feita já desde os primeiros meses de vida do bebê. A propósito, você conhece a decoração de quarto montessoriano? Não? Então continue a leitura e saiba quão vantajosa ela pode ser para o seu filho. Preparamos algumas dicas bem bacanas para te inspirar!

Primeiro, um resumo breve sobre o Método Montessoriano

É provável que você já tenha ouvido falar sobre móveis montessorianos e método montessoriano por aí (mas se ainda não conhecer, não tem problema, temos um post em que falamos sobre o assunto que te deixará por dentro. A metodologia, desenvolvida pela médica e pedagoga, italiana, Maria Montessori, tem como objetivo estimular o crescimento da criança de maneira autônoma, permitindo que ela tenha liberdade de escolha e decisão. É claro que com limites.

O intuito, em resumo, é respeitar o desenvolvimento natural das habilidades físicas, psicológicas e sociais dos pequenos. Talvez você esteja se perguntando “mas o que tudo isso tem a ver com móveis e decoração de quarto?”. Veja bem, a ideia da mobília é justamente proporcionar essa autonomia à criança.

Por exemplo, as camas montessorianas possibilitam que ela suba e desça sozinha, os organizadores de brinquedos, nichos e porta livros permitem que ela pegue/escolha os brinquedos e livros que desejar, um espelho com moldura específico serve de apoio para ela caminhar. Tudo isso sem o auxílio dos pais.

E, mais, normalmente, esses móveis levam designs lúdicos e divertidos, que funcionam como ativadores eficientes da imaginação e criatividade dos pequenos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o conceito montessoriano, vamos colocar a mão na massa? Ou melhor, na decoração, que é o que realmente nos interessa?

Chegou o momento de decorar o quarto da criança!

Esse momento é tão esperado quanto o dia do nascimento do bebê. Toda mamãe e papai guardam um universo de ideias para montar um quarto incrível, seja para recepcionar o baby que está por vir, ou para renovar o espaço da criança que está crescendo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te servir como inspiração:

– Cores divertidas são sempre boas apostas

É hora de dar cor e vida ao cantinho do seu filho. Se quiser sair do branco tradicional, ou daquele padrão rosa para meninas e azul para meninos, invista em tonalidades divertidas. Lembre-se que, independentemente de tudo, crianças gostam de cores. E se pensarmos na metodologia montessoriana, que pretende estimular a criatividade dos pequenos, elas são muito bem-vindas.

cores divertidas em um quarto montessoriano

Quer mais incentivador do que um quarto alegre em cores?

– Organizadores de brinquedos

Que tal sair dos modelos de prateleiras comuns e apostar nos organizadores? Você pode dispor vários pelo cômodo e deixar um para guardar os brinquedos, para as pelúcias, outro para bolsas e demais itens pessoais.

organizador em formato de castelo e 3 prateleiras

Uma opção bacana é o organizador com formato de castelo e 3 prateleiras, revestido em mdf. Sua função principal é armazenar brinquedos, mas dá para usá-lo de diversas formas. Deixe o espírito decorador tomar conta de você!

– Porta livros e/ou nichos para livros

Leitura é bem-vinda desde os primeiros meses e anos de vida das crianças. Crie o hábito de ler para o seu filho mesmo que ele ainda seja um bebê ou não tenha desenvolvimento totalmente a habilidade de fala e interpretação. Pode ter certeza que, futuramente, isso fará grande diferença na vida dele. – E se ele já estiver aprendendo a ler, é mais um motivo para instigá-lo.

porta livros com formato de castelo

Para isso, invista em um porta livros com formato de castelo, acompanhado de 3 nichos. Além de facilitar o acesso para a criança escolher o livro que desejar, você monta um cantinho super divertido, que a deixará ainda mais envolvida com a história.

– Espelho montessoriano

Um espelho montessoriano com moldura é uma ótima opção para estimular e auxiliar a criança a andar. A moldura serve como um apoio para ela, dando mais firmeza e segurança ao pisar no chão.

espelho com pegador e organizador montessoriano castelo

E, então, tintas e móveis escolhidos?

A diversão começa realmente aqui! Para conferir os móveis montessorianos, basta acessar o site da CasaTema. Somos especialistas no segmento e temos tudo o que o quarto novo do seu pequeno precisa.

E para ler outras postagens como essa, é só acompanhar nosso blog. Você vai encontrar muitas informações e dicas de decoração. Aproveite!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Montando o quarto do bebê a partir do método de Pikler

Espaço pequeno: como montar o quarto do bebê?

Próximo