Conceito de parentalidade consciente: entenda os benefícios

Entender sobre a parentalidade consciente ajuda a acompanhar o desenvolvimento infantil de uma forma mais saudável. Para isso, é preciso manter a atenção em pequenas atitudes para quebrar padrões repetitivos.

Com a rotina corrida, às vezes lidamos com as coisas no modo automático. Isso faz com que muitos pais reproduzam comportamentos, que estão enraizados em cada um. O que nem sempre é benéfico para as crianças.

Continue sua leitura e saiba como ser mais presente na criação dos seus filhos. Entenda os benefícios e como aplicar a parentalidade consciente ainda hoje. Confira!

O que é parentalidade consciente?

A parentalidade consciente é entender o papel enquanto cuidador da criança e aceitar que não somos perfeitos, mas que estamos sempre crescendo e aprendendo com os pequenos. Isso começa desde a organização do quarto até pequenas atividades do cotidiano.

Esse conceito tem como inspiração as práticas de mindfulness. Ou seja, ter consciência plena do que acontece no agora. Em outras palavras, são técnicas e exercícios que ajudam a manter a consciência presente em atos que parecem ser corriqueiros.

Portanto, em resumo, a parentalidade consciente prega que nós, enquanto adultos, estejamos sempre atentos aos sentimentos e emoções. Sejam os nossos ou das crianças. Essa prática ajuda a ressignificar e quebrar padrões repetitivos que nem percebemos de onde podem ter vindo.

O que é parentalidade consciente?

Benefícios da parentalidade consciente

Os principais benefícios da parentalidade consciente são que eles estimulam a autonomia das crianças, ressignificam sentimentos e trazem mais qualidade para a relação com os pequenos.

Para extrair o máximo dessa prática, contudo, é preciso ter em mente que os filhos não são propriedades dos pais. Dessa maneira, não se deve impor o modo de ver o mundo às crianças, é preciso uma relação de troca e escuta sempre ativa.

Por falar nisso, aqui em nosso blog sempre trazemos listas com as potencialidades de práticas que ajudam na criação dos filhos. Por exemplo, temos um post com os benefícios das camas montessori, aproveite para ler!

Autonomia para os filhos

Exercitar a autonomia infantil é essencial em um ambiente onde há a prática da parentalidade consciente. Isso ajuda a afastar o sentimento de insegurança com a criação dos filhos.

Com isso, as crianças se tornam adultos determinados a caminhar com as próprias pernas, correr atrás de suas conquistas pessoais e profissionais, além de ter uma relação saudável com outras pessoas.

pais cozinhando com os filhos

Estímulo ao vínculo da família

Em situações onde os pais impõem os próprios medos e expectativas para os filhos, a longo prazo, pode acontecer um afastamento entre a família. Porém, ao manter a atenção às atitudes, a relação se torna muito mais harmônica.

Isso acontece porque, como você viu, o estímulo da autonomia — assim como acontece no método montessoriano — ajuda a criar uma relação de troca mútua entre pais e filhos, não uma via de mão única por parte dos adultos.

Dessa maneira, ao exercitar a parentalidade consciente, as crianças se sentirão estimuladas a ficar perto da família e manter esse vínculo ao longo da vida. O que traz grandes benefícios para a relação e a saúde mental de todas as pessoas envolvidas.

Estímulo ao vínculo da família

Entendimento da individualidade infantil

Cada ser humano é único e nós sabemos disso. Contudo, esse entendimento deve se estender para as crianças, também. Por esse motivo, deve-se respeitar a individualidade de cada uma e, consequentemente, estimular o protagonismo infantil.

Entendimento da individualidade infantil

Como praticar a parentalidade consciente?

Em primeiro lugar, deve-se estar atento a todas as atitudes. Além disso, é preciso se colocar no lugar das crianças e entender as angústias individuais. Veja três passos para colocar a parentalidade consciente em prática ainda hoje!

1. Reflita sobre suas atitudes

Ter consciência sobre os próprios atos é importante para entender as reações nas mais variadas situações. Por exemplo, entenda o porquê você exige algumas coisas dos filhos e quais os motivos por trás disso.

Esse exercício requer reflexão e, inclusive, pode ser feito durante uma sessão de meditação com as crianças. A qual pode ajudar a ter um tempo de qualidade em família, que é o terceiro passo desta lista.

Reflita sobre suas atitudes

2. Compreenda as angústias da criança

Se colocar no lugar dos pequenos ajuda a entender as angústias que eles têm. Por exemplo, por trás de uma birra ou uma briga entre irmãos pode ter uma necessidade não atendida, ou um sentimento que você deixou passar.

Por isso, procure avaliar uma situação conforme a visão da criança. Contudo, tenha em mente que ela não tem a mesma vivência e consciência do mundo que você. Respeite a faixa etária de cada uma.

Compreenda as angústias da criança

3. Explore o tempo de qualidade em família

Momentos juntos ajudam a melhorar a relação entre toda a família. Por isso, explore atividades que saem da rotina e estimulem a interação. Ótimas práticas são brincadeiras antigas, jogos de tabuleiro, passeios em meio à natureza, entre outros.

Esse tipo de atitude cria relações mais leves, aumenta o vínculo e, sobretudo, fortalece os laços entre pais e filhos. Com isso, fica muito mais simples entender as demandas das crianças.

Explore o tempo de qualidade em família

Você já conhecia a parentalidade consciente? Esse tipo de criação ajuda a criar adultos autônomos, conscientes de si e que ajudarão a evitar padrões antigos da relação entre pais e filhos.

Por falar em autonomia, um grande passo para isso é quando as crianças começam a realizar tarefas do dia a dia sozinhas. Para ajudar sua família nesse processo, veja nossas dicas de como fazer o filho dormir sozinho no quarto e estimular a independência!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Top 7 opções de organizadores montessorianos: veja os melhores

O que é inteligência emocional na educação infantil? Saiba como lidar!

Próximo