8 atividades sobre sentimentos e emoções educação infantil

As melhores brincadeiras para trabalhar emoções

Como explicar para uma criança o que ela está sentindo? Sentimentos e emoções não são objetos que você mostra e fala o nome do que é.

A criança precisa sentir a emoção, expressar o que sente e lidar com isso. Essa forma de aprendizado é chamada de empirismo, quando aumentamos o conhecimento através de experiências.

Propomos o seguinte: dê atividades sobre sentimentos e emoções da educação infantil. Eles terão que raciocinar e descrever o que é a alegria, que careta alguém faz quando está com raiva etc..

Boa leitura e aprendizado!

1. Desenhando as emoções

As crianças são fontes inesgotáveis de ideias, não é à toa que 98% delas tem alto potencial criativo. Antes de explicar o que são as emoções, pergunte o que acham que são.

Já aviso que as respostas serão bem diferentes do que nós, adultos, responderíamos. É bem divertido começar assim, diga-se de passagem.

Depois, explique os conceitos mostrando emojis do whatsapp, algo que eles terão muita familiaridade no futuro. Em seguida estimule a criatividade infantil com a seguinte atividade:

2. Jogo das emoções: como você fica quando…?

Segundo o Núcleo de Educação Emocional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o sentimento envolve percepção, avaliação, memória, juízo e conhecimento de mundo.

Ao passo que a emoção é uma reação a um estímulo – algo que mexe no comportamento sem envolver o pensamento, ficou claro?

Proponha uma atividade física infantil – igual àquelas que brincávamos na quarentena, mas com uma pegada de estudo das emoções. Aqui é legal colocar a mímica em prática. Descubra o lado artístico com o Jogo das Emoções.

3. Detetive das emoções

As emoções foram bem representadas no filme Divertida Mente. Se você não conhece, aqui vai um resumo: uma garota de 11 anos precisa deixar sua cidade natal, em Minnesota, para morar em San Francisco.

Dentro da sua mente existe uma sala de controle onde 5 personagens controlam o que ela sente. São eles: Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Nojinho. Pode esperar muita confusão, risadas e aventuras.

Tudo o que acontece durante o desenvolvimento infantil, não é verdade? Chegou a hora de identificarmos as emoções e pintar bem colorido, assim como no filme. Imprima a atividade e divirta-se.

4. Qual “cara” a mamãe faz?

Os filhos estão atentos ao que os pais fazem e falam – tem criança que sabe imitá-los com bom humor, não é verdade?

Estudos da Universidade Federal da Paraíba e pesquisas da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva comprovam que os hábitos dos pais influenciam o comportamento dos pequenos. Ou seja, os filhos são reflexos.

Os pais têm uma responsabilidade muito grande nessa etapa porque, suas caretas, reações, expressões de humor farão parte da criança.

O que acha de eternizar esses momentos numa atividade entre pais e filhos? Abaixo tem uma atividade bem legal para isso:

Veja também: atividades para fortalecer o vínculo mãe-filho.

5. Cinema mudo

Segundo Aluísio de Paula, poeta e jornalista paranaense, o cinema mudo é a arte de falar tudo. Os filmes mudos utilizam da arte milenar de expressar sentimentos com o corpo, caretas e gestos expressivos, sem palavras, como uma mímica.

O cinema mudo e a mímica exigem uma alta coordenação motora, conhecimento corporal e criatividade. A combinação dessas habilidades torna as expressões lúdicas.

Trouxemos a combinação do cinema mudo, mímica e educação infantil, quer ver? A atividade abaixo tem algumas cartas com situações que as crianças já vivenciaram.

É legal imprimir, recortar e colocar viradas para baixo. Cada criança vira uma cartinha, lê e faz uma mímica para os amigos adivinharem o que é. Topa a brincadeira?

6. As faces das emoções

De modo superficial, existem 5 emoções universais: alegria, medo, raiva, tristeza e nojo. Porém, uma pesquisa do National Academy of Sciences, dos EUA, revelou que existem 27 emoções.

São elas: alegria, admiração, adoração, ansiedade, apreço visual, calma, desejo, diversão, dúvida, empatia, encantamento, estranhamento, excitação, horror, interesse, inveja, medo, nojo, nostalgia, romance, satisfação, simpatia, surpresa, tédio, temor, tristeza e triunfo.

De início não precisamos entrar nos detalhes de cada emoção, porque é muita informação. Mas podemos colocá-las dentro das 5 emoções basilares.

Por exemplo, nesta atividade, os pequenos precisam desenhar a mesma emoção de maneiras diferentes. Uma forma divertida de mostrar que os sentimentos têm mais de uma “careta” e intensidade.

7. Desvendando os sentimentos

Os sentimentos são diferentes das emoções, lembra? Vamos recapitular: emoção é a reação imediata a algo, enquanto o sentimento é o resultado de vários pensamentos/acontecimentos.

No começo as crianças vão misturar os conceitos constantemente. É normal! Tanto que algumas atividades misturam os dois para respeitar o processo de aprendizagem deles. Daqui um tempo eles ficarão completamente divididos.

Nós temos um desafio: colar a plaquinha de acordo com a careta, veja:

8. Monta-frase das emoções

Vamos unir geometria, brinquedo montessori e emoções com um dado? É bem legal. A geometria nos dá um cubo com todas as faces abertas, entra a técnica montessoriana de colocar a mão na massa.

Com o auxílio de um adulto, tesoura sem ponta e cola, a criança recorta o cubo, a fim de tirar o excesso de papel. Depois, dobra nas linhas e cola as abas pontilhadas. Pronto, temos um dado com carinhas de emoção.

A brincadeira é a seguinte: montar uma frase ou história envolvendo a caretinha que caiu para cima. Um jogo de criatividade porque as crianças podem tirar a mesma emoção várias vezes — tem que contar histórias diferentes, viu?

Extra: lista completa de sentimentos, emoções

A quantidade de emoções e sentimentos tornou-se objeto de estudo dos cientistas, a ponto deles tentarem mapeá-los para aumentarmos o autoconhecimento. Não deve ser fácil colocar em palavras o que acontece na mente, mas eles conseguiram.

Hoje, os estudos deram uma base sólida para a psicologia, educação infantil e desenvolvimento humano.

A título de curiosidade, a empresa de jogos Grok The World desenvolve games infantis baseados na comunicação não violenta seguindo os princípios das necessidades, valores, sentimentos e emoções infantis.

Ela até desenvolveu um material supercompleto com as principais necessidades mentais dos seres humanos! Dê uma olhada na versão traduzida pela Colibri:

Percebeu como educar uma criança pode ser divertido? Chega um momento em que nós temos dificuldades para explicar algo tão simples. Por isso, aumente seu repertório também estudando com os filhos!

Conheça os 9 livros para bebês recomendados pela Casatema. Você pode ler antes de dormir, chamar para interpretar e desafiar a novas atividades durante a leitura. Divirta-se com seu anjinho.

Avalie este post

1 comentário em “8 atividades sobre sentimentos e emoções educação infantil”

Deixe um comentário

Anterior

Aprendendo a ler? Veja quando começar e como ensinar a ler

Brinquedos sensoriais autismo: 7 modelos para se divertir

Próximo