,

Vínculo mãe e filho: atividades em conjunto para fortalecer a relação

Dizem que o vínculo mãe e filho se inicia desde as primeiras semanas da gravidez, e isso é verdade! Tanto em questões biológicas quanto psicológicas e sentimentais, ser mãe significa ser, para sempre, ligada ao seu pequeno. Amamentação, primeiros aprendizados e todas as outras fases são de suma importância para ficarem mais próximos.

Entretanto, muitas vezes, com a rotina atarefada e o pouco tempo que sobra para realizar tudo, acontece de não darmos a atenção necessária às crianças, não é? É por isso que, constantemente, realizar atividades em conjunto pode ajudar a estabelecer vínculos, aumentando a confiança do seu filho em você e melhorando a qualidade de vida e o convívio em casa.

Por valorizarmos as relações familiares e por entendermos que os pequenos precisam de toda a atenção e amor possíveis, nós da Casatema escrevemos uma lista com dicas incríveis para fortalecer a relação entre ambos. Para entender melhor, acompanhe a leitura!

Por que fazer atividades em conjunto é importante?

Na correria do dia a dia, muitas vezes, não temos tempo para dar a devida dedicação aos pequenos, não é? Trabalho, escola, afazeres domésticos, entre outras questões, tomam muito da rotina, o que acaba nos tirando o tão desejado tempo de qualidade.

Quando se fala em vínculo entre mãe e filho, é importante considerar que, apesar de ser algo biológico e incondicional, é preciso sim um zelo diário para que eles entendam que não estão sozinhos e que podem contar com você em qualquer a situação.

Além disso, as crianças estão sempre aprendendo e é sempre muito especial aprender um pouquinho mais sobre o outro, assim você poderá entender todas as suas ações e reações, apenas por observar.

O que vamos sugerir por aqui é muito simples de se realizar, basta dedicar um tempinho de seu dia para permanecer juntinho de seu filho e aproveitar. Os resultados serão muito satisfatórios e a sua relação com ele ficará ainda mais forte!

Mãe brincando com seu filho

1. Converse sempre

Tem dias que só queremos que alguém nos escute e nos console, não é? Principalmente quando parece que nada está dando certo. As crianças também se sentem assim em alguns momentos! Mesmo que não consigam expressar isso tão claramente, em alguns dias elas só precisam de um abraço e de algumas palavras de carinho.

Por isso, separar aquele momentinho a sós para falar com seu pimpolho é muito importante. Ao buscá-lo na escola ou quando chega em casa do trabalho, até mesmo na hora de colocá-lo na cama, o diálogo é imprescindível. Assim, ele entende que você sempre estará disposta a ouvi-lo qualquer que seja o assunto, e a confiança aumentará ainda mais!

2. Faça atividades diferentes

São nesses momentos em conjunto que as memórias mais doces são criadas, nos quais os momentos de diversão, risadas e muito amor ficarão guardados para sempre na lembrança de vocês. E não pense que precisa ser algo muito grande, um evento que requer muito planejamento e outras coisas, basta usar um pouquinho a criatividade.

Um piquenique em casa com alguns sanduíches, bebidas gostosas e docinhos é uma ótima ideia! Separe uma toalha bem bonita ou um lençol para forrar o chão, prepare uma cestinha ou pratinho com as comidas, coloque almofadas para sentarem mais confortável e, pronto, tudo lindo!

Além disso, o que acha de fazer uma noite de cinema? Escolham um filme bem divertido para verem juntos, façam pipoca, escolham um pijama confortável e aproveitem. Você pode, até mesmo, elaborar um pouco mais e montar uma cabana infantil na sala. Tenho certeza que seu pequeno vai amar!

3. Leia para ele

Uma das maneiras mais incríveis e eficientes de incentivar o hábito da leitura é quando vocês fazem essa atividade em conjunto. Se ele já tem uma pequena biblioteca com estante em seu quarto, escolham, toda noite antes de dormir, uma historinha. Caso contrário, podem sair para comprar um que seja do gosto dele.

O mais interessante é que essa atividade é quase uma brincadeira, visto que ela permite uma contação mais divertida fazendo vozes, expressões e imitando as ações dos personagens do livro. Você também pode pedir para que ele leia também, mas se ele ainda é novinho também pode incentivá-lo a contar uma narrativa conforme sua imaginação.

Mãe com livro lendo para seu filho

4. Ensine-o a ajudar em casa

Ensinar uma criança a realizar as tarefas de casa é uma boa maneira de fazer com que ela aprenda que deixar tudo organizado é importante, ela também pode desenvolver um senso de responsabilidade de que “se bagunçou, deve arrumar”.

Não precisa ser nada muito extremo, principalmente se seu filho for pequeno ainda. Coletar e guardar os brinquedos no lugar certo, ajudar a arrumar a cama, não deixar roupas e calçados espalhados. Caso já seja maior, secar louça, tirar o lixo, tirar pó, coisas bem simples. Tudo isso contribui para o seu desenvolvimento como pessoa.

5. Brinque em conjunto

Se há uma coisa que as crianças amam, é brincar. Correr, saltar, esconder, com carrinhos, bonecas e outros itens, as brincadeiras são muito mais do que um ato lúdico, elas ajudam no desenvolvimento motor e psíquico de maneira exponencial, pois trabalham os membros e o imaginário.

E que maneira melhor de incentivar seu pimpolho a brincar do que participando também? Sente-se com ele no chão e aproveite todos os passatempos que ele possui. Está um dia bonito? Pegue uma bola e leve para o quintal para jogarem!

Seu pequeno gosta bastante de desenhos e videogames? Assista ou jogue com ele também. Desenhem e pintem seus personagens favoritos, modele-os com massinha… São tantas maneiras de se alegrarem que fica até difícil escolher apenas uma!

Família reunida brincando

Viu como é simples fortalecer o vínculo de vocês apenas ao passarem um tempo juntos? Seu pequeno ficará incrivelmente feliz, irá admirar ainda mais sua mamãe, afinal, você já é a super-heroína dele!

Se você amou esse conteúdo, não deixe de nos acompanhar semanalmente. Aqui, todos os conteúdos são direcionados para a convivência, alegria e fraternidade de toda a família! Nos vemos no próximo post!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Como lavar cortina? Aprenda a se livrar de poeiras e ácaros

Atividade física na gravidez: o que fazer durante a gestação

Próximo