,

Dicas para aprofundar a conexão entre pais e filhos

Ter uma relação boa com os filhos é fundamental para contribuir no desenvolvimento de muitas habilidades e competências sociais e da inteligência emocional das crianças. Fortalecer os laços com os filhos melhora o bem-estar da família de uma maneira geral, principalmente nas crianças que criam um sentido de pertencimento, apoio incondicional e amor.

Vamos entender melhor o que é um vínculo familiar, qual a importância de ter uma relação saudável com os filhos e descobrir algumas dicas ótimas para aproveitar melhor o tempo em família e fortalecer os laços de amor entre vocês.

mulher, homem e menino em uma estrada com montanha de fundo sorrindo juntos

O que é vínculo familiar?

O vínculo familiar são os laços emocionais e afetivos formados entre pais e filhos por meio de experiências compartilhadas, expressões de amor e carinho e tempo juntos.

Essa relação se inicia antes mesmo do nascimento e é importante que os pais tenham consciência de cada fase de desenvolvimento e as necessidades e capacidades da criança, ao longo da infância e durante a vida toda.

Quanto mais forte for o vínculo familiar, mais as crianças se sentirão amadas, capazes e terão segurança para aprender e se desenvolver. Por outro lado, a fragilidade dos vínculos familiares pode trazer sensações negativas para a criança como a solidão e a insegurança. E esses problemas podem se tornar traumas que influenciarão na vida adulta.

A importância de fortalecer os vínculos com as crianças

Manter vínculos familiares fortes com os seus filhos pode influenciar positivamente em muitos aspectos do desenvolvimento infantil. Além de aprenderem pelo exemplo e pela observação dos seus atos, elas aprendem a confiar, se comunicar e se relacionar abertamente, melhorando suas habilidades sociais.

O fortalecimento dos vínculos familiares também pode colaborar para a autoestima das crianças, estimulando as capacidades e promovendo o protagonismo infantil, a independência e a autonomia delas.

Tudo isso irá causar impactos duradouros na vida das crianças e, à medida que elas crescerem e se tornarem adultas, estarão mais seguras de si e terão mais discernimento diante dos desafios e decisões importantes da vida.

Dicas para fortalecer os vínculos entre pais e filhos

Existem muitas maneiras e oportunidades para fortalecer os vínculos entre pais, filhos e irmãos. Cada família tem o seu próprio jeito de se divertir e condições. O mais importante não é o que fazer, e sim estar presente. Tendo isso em mente, qualquer tempo juntos pode se tornar momentos que valerão as lembranças para sempre.

Confira algumas dicas para entrar no universo das crianças e demonstrar a elas que você estará lá sempre, para o que elas precisarem, sempre cheio de amor.

1. Tenha uma rotina de leitura com as crianças

A leitura é uma habilidade necessária para a vida prática que pode trazer muitos benefícios para a vida toda. Durante a infância, ela é fundamental no processo de alfabetização, no estímulo da criatividade e da imaginação. Por isso, reservar um momento e incluir a leitura na rotina é uma ótima oportunidade de viver experiências memoráveis em família.

pai lendo com o filho

Livros de histórias, livros de curiosidades, livros clássicos que evocam memórias da sua própria infância e livros de atividades são algumas das sugestões para se divertir, aprender e fortalecer o vínculo familiar.

2. Leve as brincadeiras a sério

Brincar é uma das melhores maneiras de as crianças aprenderem e se desenvolverem. E não tem nada pior do que alguém que brinca sem querer brincar. Então, na hora de brincar com a galerinha, leve as coisas a sério.

Se for preciso participe das histórias, ajude a desvendar os mistérios, mergulhe e interprete personagens, se suje e não tenha medo de parecer infantil. Uma das maiores satisfações das crianças é perceber que o mundo de imaginação delas faz sentido para você.

pai fantasiado de super homem com o filho nas costas

Para ficar mais fácil, lembre as brincadeiras antigas da sua infância e ensine para os seus filhos, com certeza, vocês se divertirão muito e você evocará boas lembranças.

Esse tipo de experiência fortalece muito o vínculo, pois as crianças passam a perceber que podem contar com você em qualquer situação. Seja para resolver problemas, conversar sobre coisas sérias e, principalmente, para se divertir, esteja presente.

3. Seja carinhoso e tenha consideração pelos sentimentos das crianças

Resolver problemas e conversar sobre coisas sérias também é parte fundamental do fortalecimento do vínculo familiar. As crianças têm uma perspectiva diferente do mundo e, quando ficamos adultos, muitas vezes, acabamos esquecendo como era viver do ponto de vista da infância.

Por isso, antes de julgar e apontar os erros e tropeços delas, procure sempre ter empatia, ser carinhoso e ter consideração pelos sentimentos das crianças, por mais que não façam muito sentido para você.

Para entender melhor o que acontece, existem atividades sobre sentimentos e emoções para trabalhar esses aspectos e auxiliar a criança a expressar melhor o que está sentindo.

A empatia é uma ferramenta poderosa para fortalecer o vínculo familiar. A melhor maneira de compreender os sentimentos e ter atitudes assertivas com as crianças é se colocar no lugar delas e sempre ter paciência e serenidade.

4. Crie oportunidades de viver experiências memoráveis com as crianças

É possível criar momentos memoráveis com as crianças todos os dias, mas, sempre que possível, invente algum programa diferente para proporcionar experiências inesquecíveis para elas.

Uma viagem de final de semana, um passeio no parque de diversões, uma aventura no meio da natureza, praticar um esporte e, até mesmo, uma ida ao cinema podem ser ótimas oportunidades para fortalecer os vínculos e criar boas lembranças.

um homem e duas meninas sentados de costa em um rio

Viva intensamente cada um desses momentos e procure ter a perspectiva das crianças para tornar a experiência mais lúdica e divertida!

5. Ajude as crianças nas tarefas escolares

Auxiliar as crianças nas tarefas escolares e atividades domésticas é outra maneira de se fazer presente e fortalecer os laços entre vocês.

É importante lembrar que ajudar não significa fazer pela criança, mas sim estar presente para entender as reais necessidades de auxílio sem duvidar ou subestimar as capacidades dela, principalmente se ela estiver passando por dificuldades no aprendizado ou por uma adaptação escolar.

Estimule a autonomia, a independência, a perseverança e a coragem para enfrentar os problemas que, muitas vezes, parecerão insolúveis. Apoiá-las nos momentos mais difíceis fortalece a crença nas próprias capacidades e o sentido de realização.

pai e mãe ajudando duas filhas nos estudos

6. Estimule as crianças a criar vínculos com outras pessoas

Além de fortalecer o vínculo entre você e os seus filhos, é fundamental estimular a relação deles com outras pessoas, sejam amigos ou família.

Criar novas conexões sociais amplia a visão de mundo das crianças e ajuda a superar a fase do egocentrismo da primeira infância. Com o tempo, elas criarão empatia e passarão a perceber que além das suas necessidades, é importante considerar as vontades dos outros.

Este é um ponto muito importante da parentalidade consciente, que favorece muito o desenvolvimento saudável e positivo das crianças.

7. Inclua as crianças nas tarefas domésticas

A nossa última dica é super importante para fortalecer o vínculo familiar. Faça as crianças entenderem que fazem parte de um sistema familiar e impactam diretamente na vida das outras pessoas.

Desta maneira, você poderá incluí-las nas tarefas domésticas conforme as capacidades delas. Além de tornar o ambiente familiar mais harmonioso, as crianças criam um senso de responsabilidade e ética que levarão para a vida toda.

pai incluindo as crianças nas tarefas domésticas

Com tudo isso, podemos perceber a importância dos vínculos familiares no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. Quanto mais fortalecidos forem os laços entre pais e filhos durante a infância, mais chances as crianças terão de se tornarem adultos emocionalmente saudáveis e felizes!

Avalie este post

5 comentários em “Dicas para aprofundar a conexão entre pais e filhos”

Deixe um comentário

Anterior

Os três graus de suporte do Transtorno do Espectro Autista

Ideias para se divertir em família no Dia das Crianças

Próximo