Como incentivar a leitura: dicas para fazer os pequenos lerem mais

O hábito da leitura traz inúmeros benefícios, principalmente, quando se começa cedo. Além de trabalhar o raciocínio rápido e melhorar o vocabulário, os livros são fontes inesgotáveis de alegria e conhecimento. Muitas mamães têm interesse em saber como incentivar a leitura para os filhos, justamente por esses inúmeros benefícios.

Preocupada em sempre trazer as melhores sugestões e instruções para as mães, nós da Casatema iremos apresentar dicas incríveis para incentivar esse hábito muito necessário para as crianças. Acompanhe o texto!

Hábito da leitura: como incentivar as crianças a ler

Não é de hoje que consideram a leitura um dos maiores atos repletos de benefícios, tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para percepção e desenvoltura do senso crítico. Quando incentivada desde a tenra idade, esses benefícios se instauram para toda a vida.

É relevante dizer que essa prática deve ser feita todos os dias, quanto mais livros, mais conhecimento, independente do assunto. É por isso que incentivar a leitura para crianças é tão essencial, os pequenos crescem mais críticos, inteligentes e conscientes.

O estímulo é super importante e pode ser feito de muitas maneiras, confira as dicas abaixo!

Tenha um espaço de leitura adequado

Um ambiente destinado para a realização dessa atividade é extremamente necessário, além de oferecer silêncio e conforto, o local ajudará na concentração. Não há necessidade de ser algo grandioso, há opções muito práticas e adequadas para criar uma mini biblioteca para os pequenos.

Alguns móveis serão necessários, é o caso dos nichos ou porta livros, eles servirão para guardar os livros no quarto da criança. É indicado escolher opções montessorianas, visto que esses modelos ajudam no desenvolvimento dos pequenos por serem baixos.

Tomar esses cuidados é essencial para desenvolver o gosto da leitura, manter os livros ao alcance dos pequenos permite maior independência da criança.

Um tapete bem confortável caso queiram sentar no chão, é uma opção descontraída e não torna a tarefa uma obrigação. O mais legal de fazer uma leitura assim é que ele pode ter contato direto com o livro no chão, já que não vai precisar equilibrá-lo nas mãos.

Escolher uma poltrona que seja confortável também é uma excelente ideia, assim, você pode sentar e colocar a criança no colo enquanto narra a história do livro.

leitura

Compre livros apropriados

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes. É essencial que os livros sejam adequados para a idade. Não adianta seu pequeno ter cinco anos e a temática do livro desenvolver assuntos mais complexos e desenvolvidos.

Há muitas narrativas lindas e cheias de personagens incríveis que vão encantar os pequenos.

Alguns clássicos da literatura brasileira são ótimos, como: Reinações de Narizinho, Os Pingos, O Menino Maluquinho e muito mais! Se perceber que o seu filho não é muito de livros, pode apresentar os gibis. Turma da Mônica é um clássico e muitas crianças gostam, o importante é oferecer algo que ele se identifique e goste de ler!

Leia para a criança

Ler para o seu filho será uma das maneiras mais eficientes de fazer com que ele crie esse hábito. Sabe aquele momento que você vai colocá-lo na cama ou ajudá-lo com as tarefas? São boas opções para pedir que ele escolha um livro para vocês lerem juntos.

Ele é muito pequeno e não sabe ler ainda? Não se preocupe! Você pode pedir que ele, a partir de um livro, faça sua própria leitura. Histórias incríveis vão sair, promovendo a interação entre vocês, além do imaginativo estar sendo trabalhado desde novinho.

O vínculo entre vocês ficará ainda mais forte, pois assim, ele saberá que sua mamãe está sempre por perto criando atividades em conjunto. Saiba mais sobre o vínculo entre mãe e filho, esse post está incrível. Não deixe de conferir!

pai lendo ao filho

Deixe a leitura mais divertida

Muitas vezes, os pimpolhos não têm tanta vontade de prestar atenção, não é? Há dias que ler com ele será muito fácil e outros que a concentração é mínima. Por isso, tornar a leitura mais divertida é uma excelente estratégia para chamar sua atenção.

Para isso, não é preciso muito esforço, basta usar a criatividade. Pegue os bichinhos, bonecos e outros itens e leia o livro como se eles fossem os protagonistas da história. Também é possível inventar uma voz para cada novo personagem, fazendo as entonações necessárias nos momentos certos.

Escolha livros com assuntos interessantes

Na hora de comprar esse material, é importante relacioná-los aos gostos da criança. Não adianta comprar um livro de dinossauros se ela prefere carros. Para entretê-la, é importante que o conteúdo seja agradável, dinâmico e familiar às preferências do pequeno. Afinal, mesmo na infância já é possível perceber a personalidade.

diferentes livros

Leia diferentes gêneros

Crianças precisam de rotina, porém, estabelecer um cronograma muito inflexível pode despertar desinteresse. Ter um leque de opções de gêneros literários é uma boa escolha.

Talvez seu filho não goste de livros, no entanto, se encanta com histórias em quadrinhos, cantigas ou até mesmo poemas. O importante é oferecer algo que seja aliado aos interesses dele para que o bem-estar predomine, assim como o aprendizado.

Educação escolar e educação familiar: grandes aliadas!

Para o caso da leitura, a educação familiar e a educação escolar deve andar de mãos dadas. Na escola, a criança terá o incentivo de colegas e professores, além de um espaço adequado para o estudo e leitura. Em casa, com a motivação diária dos pais e suas participações na vida literária, o suporte se multiplica.

O ambiente de aprendizado é muito necessário para que a criança adquira o conhecimento sobre várias áreas, e isso é, em sua maioria, realizado pela leitura. Escolas que utilizam de estratégias de motivação com os pequenos têm mais chances de transformar a vida deles, preparando-os para as demais fases da vida.

Para que tudo descrito se realize é essencial uma boa base. É por isso que a educação familiar também deve ser pensada e fundamentada em virtude de prepará-los para diversos acontecimentos da vida. E qual a melhor maneira de fazer isso? Pelos livros!

É preciso deixar explícito que, muito além de um ato de aprendizagem, ler também é lazer. Transporte o seu pequeno para mundos totalmente diferentes, repletos de magia, encanto e conhecimento por meio da leitura!

 

Benefícios da leitura para as crianças

Dito tudo isso, é impossível deixar de frisar os benefícios que esse hábito traz, principalmente quando é inserido desde cedo. São eles:

  • Melhora do vocabulário;
  • Trabalha o raciocínio lógico;
  • Auxilia na concentração.
  • Apura a memória;
  • Desenvolve a interpretação;
  • Contribui com o imaginativo.
  • Desenvolve a criatividade;
  • Estimula a interação;
  • Amplia o senso crítico;

Esses são os benefícios principais de inserir o hábito da leitura desde cedo na vida das crianças! É incrível a quantidade de coisas boas que apenas um hábito pode trazer, não é mesmo? Por isso, não deixe de incentivar o seu filho a ler inúmeros livros!

Com essas dicas, inseri-lo no mundo das histórias ficará muito mais simples e atrativo!

O que achou do conteúdo de hoje? Muito necessário, certo?! Para ficar sempre por dentro de dicas incríveis para educação dos pequenos, não deixe de nos acompanhar toda semana!

Aproveite que ainda está por aqui e mande-nos um comentário sobre os livros preferidos das estantes da sua casa!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Atividade física na gravidez: o que fazer durante a gestação

Presentes de Natal para crianças: saiba como surpreendê-las

Próximo