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Atividade física na gravidez: o que fazer durante a gestação

As atividades físicas na gravidez só trazem benefícios, como mais disposição, redução das dores nas costas e articulações e o aumento da circulação de sangue, que, segundo especialistas, uma maior circulação de sangue na placenta melhora a oxigenação do bebê no útero, ajudando no seu desenvolvimento cerebral.

Além disso, uma rotina saudável é essencial para garantir a saúde mental das mães, seja antes ou após o nascimento dos bebês. Quer saber mais sobre práticas para saúde mental com dicas exclusivas para mamães? Então, confira nosso post!

As vantagens de ter uma vida ativa e saudável durante os 9 meses de gestação não param por aí. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e ainda ganhar algumas dicas de exercícios que você pode realizar na sua fase da gravidez e no pós-parto.

Mulher grávida sentada com o corpo inclinada para traz apoiando-se com as mãos

Quais exercícios fazer durante a gestação?

Ter uma vida ativa por meio de exercícios é muito importante para garantir mais saúde e disposição, por isso, sabemos que o recomendável é praticar atividades físicas tanto antes quanto durante e depois da gestação.

Porém, se você deseja iniciar atividades físicas durante a gravidez, nós separamos algumas dicas para que você possa começar o quanto antes.

A hidroginástica e a natação são algumas das atividades mais indicadas para gestantes, isso porque podem ser feitas em todas as fases da gestação, trazendo ainda mais benefícios a partir do terceiro trimestre.

Além dos exercícios na água, você também pode realizar musculação, alongamento e exercícios cardiovasculares, como caminhada. Essas atividades físicas também podem ser feitas em todo o período da gravidez, no entanto, a partir do terceiro trimestre é necessário ter cuidados redobrados, diminuindo a intensidade.

A dança, o pilates e o yoga também são algumas das favoritas das futuras mamães, pois aumentam a capacidade respiratória e diminuem a ansiedade. Podendo ser realizadas em todo o período, também precisam de cautela na última fase da gravidez, por isso, alinhe com o seu médico sobre a possibilidade de realizar essas atividades.

Pessoa praticando natação

Cuidados essenciais ao fazer exercícios na gravidez

Todos os exercícios que você conferiu no tópico anterior são super bem indicados para mulheres gestantes, no entanto, é necessário ter alguns cuidados na hora de começar sua prática.

Começando pela quantidade, é recomendável exercitar-se pelo menos meia hora de 3 a 5 vezes por semana. Além disso, é imprescindível respeitar o seu corpo, pois em caso de dores, tonturas e contrações, quer dizer que você precisa de descanso e de acompanhamento de um profissional.

Por fim, praticar exercícios físicos de forma leve é recomendável em toda as fases da gravidez. No entanto, faça um cronograma de atividades juntamente com seu médico e um fisioterapeuta para criar uma rotina que respeite as suas limitações.

Isso porque alguns casos sérios durante a gravidez, como risco de aborto ou gestação com complicações, são fatores que impedem a prática.

Retomando a rotina de exercícios no pós-parto

Durante todo o período da gestação você se dedicou, realizou atividades físicas moderadas respeitando o seu corpo, a sua saúde e a do seu bebê. No entanto, no pós-parto, fica aquela dúvida sobre como deve ser feita a retomada das atividades físicas.

Primeiramente, saiba que isso deve ser feito de forma natural, sem a cobrança de garantir a disposição de antes da gravidez. A volta da atividade física deve ser moderada, principalmente se, durante a gestação, você teve complicações. E tem mais:

Alguns problemas no momento do parto ou no pós-parto e até mesmo se foi feita a cesariana, que é uma intervenção cirúrgica, devem ser considerados. Isso porque o corpo precisa de um tempo maior para retomar a rotina.

Segundo especialistas, depois de um parto normal sem riscos ou complicações, a mamãe pode voltar a praticar exercícios físicos leves em média em 15 dias. Porém, mesmo assim, é super necessário que o seu médico faça a liberação, além de supervisionar esse processo.

Saiba que você não precisa ter pressa para retomar a rotina que estava habituada. Mais importante do que isso é respeitar cada momento para garantir mais saúde e felicidade tanto para você quanto para o seu bebê.

Exercícios simples para fazer em casa no pós-parto

Depois de passar o tempo necessário do pós-parto, receber a liberação e ter a supervisão do seu médico, você pode realizar 2 atividades muito simples para retomar a rotina de treino na sua própria casa.

Uma delas é o abdominal moderado, que consiste no seguinte: deite-se com as costas no chão e a coluna inteiramente alinhada. Faça uma inspiração levantando uma das pernas pelo joelho de forma leve, depois expire bem devagar descendo a perna, até o pé tocar ao chão. Repita esse exercício 10 vezes em cada perna.

Outra atividade super bacana para mulheres no pós parto é o alongamento. Com os 2 joelhos no chão, leve uma das pernas a frente e realize uma leve torção até que o cotovelo oposto chegue na lateral externa do joelho a sua frente.

Depois de encaixar o cotovelo na lateral externa do joelho, faça o alinhamento da postura e eleve sua coluna, abrindo o peito. Por fim, leve suas mãos em forma de oração na frente do peito, fazendo uma pressão de forma moderada de uma contra a outra.

Inspire e expire conforme você elevar sua coluna. A cada expiração, procure aumentar um pouco mais na torção, fazendo 10 ciclos respiratórios, sendo um de cada lado.

Mulher praticando alongamento

Viu? Com esses simples exercícios você já é capaz de retomar a sua rotina ativa e cheia de saúde. Você conhece outras possíveis atividades físicas na gravidez? Conte para nós e para as outras futuras mamães aqui nos comentários!

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