As atividades físicas na gravidez só trazem benefícios, como mais disposição, redução das dores nas costas e articulações e o aumento da circulação de sangue, que, segundo especialistas, uma maior circulação de sangue na placenta melhora a oxigenação do bebê no útero, ajudando no seu desenvolvimento cerebral.
Além disso, uma rotina saudável é essencial para garantir a saúde mental das mães, seja antes ou após o nascimento dos bebês. Quer saber mais sobre práticas para saúde mental com dicas exclusivas para mamães? Então, confira nosso post!
As vantagens de ter uma vida ativa e saudável durante os 9 meses de gestação não param por aí. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e ainda ganhar algumas dicas de exercícios que você pode realizar na sua fase da gravidez e no pós-parto.
Quais exercícios fazer durante a gestação?
Ter uma vida ativa por meio de exercícios é muito importante para garantir mais saúde e disposição, por isso, sabemos que o recomendável é praticar atividades físicas tanto antes quanto durante e depois da gestação.
Porém, se você deseja iniciar atividades físicas durante a gravidez, nós separamos algumas dicas para que você possa começar o quanto antes.
A hidroginástica e a natação são algumas das atividades mais indicadas para gestantes, isso porque podem ser feitas em todas as fases da gestação, trazendo ainda mais benefícios a partir do terceiro trimestre.
Além dos exercícios na água, você também pode realizar musculação, alongamento e exercícios cardiovasculares, como caminhada. Essas atividades físicas também podem ser feitas em todo o período da gravidez, no entanto, a partir do terceiro trimestre é necessário ter cuidados redobrados, diminuindo a intensidade.
A dança, o pilates e o yoga também são algumas das favoritas das futuras mamães, pois aumentam a capacidade respiratória e diminuem a ansiedade. Podendo ser realizadas em todo o período, também precisam de cautela na última fase da gravidez, por isso, alinhe com o seu médico sobre a possibilidade de realizar essas atividades.
Cuidados essenciais ao fazer exercícios na gravidez
Todos os exercícios que você conferiu no tópico anterior são super bem indicados para mulheres gestantes, no entanto, é necessário ter alguns cuidados na hora de começar sua prática.
Começando pela quantidade, é recomendável exercitar-se pelo menos meia hora de 3 a 5 vezes por semana. Além disso, é imprescindível respeitar o seu corpo, pois em caso de dores, tonturas e contrações, quer dizer que você precisa de descanso e de acompanhamento de um profissional.
Por fim, praticar exercícios físicos de forma leve é recomendável em toda as fases da gravidez. No entanto, faça um cronograma de atividades juntamente com seu médico e um fisioterapeuta para criar uma rotina que respeite as suas limitações.
Isso porque alguns casos sérios durante a gravidez, como risco de aborto ou gestação com complicações, são fatores que impedem a prática.
Retomando a rotina de exercícios no pós-parto
Durante todo o período da gestação você se dedicou, realizou atividades físicas moderadas respeitando o seu corpo, a sua saúde e a do seu bebê. No entanto, no pós-parto, fica aquela dúvida sobre como deve ser feita a retomada das atividades físicas.
Primeiramente, saiba que isso deve ser feito de forma natural, sem a cobrança de garantir a disposição de antes da gravidez. A volta da atividade física deve ser moderada, principalmente se, durante a gestação, você teve complicações. E tem mais:
Alguns problemas no momento do parto ou no pós-parto e até mesmo se foi feita a cesariana, que é uma intervenção cirúrgica, devem ser considerados. Isso porque o corpo precisa de um tempo maior para retomar a rotina.
Segundo especialistas, depois de um parto normal sem riscos ou complicações, a mamãe pode voltar a praticar exercícios físicos leves em média em 15 dias. Porém, mesmo assim, é super necessário que o seu médico faça a liberação, além de supervisionar esse processo.
Saiba que você não precisa ter pressa para retomar a rotina que estava habituada. Mais importante do que isso é respeitar cada momento para garantir mais saúde e felicidade tanto para você quanto para o seu bebê.
Exercícios simples para fazer em casa no pós-parto
Depois de passar o tempo necessário do pós-parto, receber a liberação e ter a supervisão do seu médico, você pode realizar 2 atividades muito simples para retomar a rotina de treino na sua própria casa.
Uma delas é o abdominal moderado, que consiste no seguinte: deite-se com as costas no chão e a coluna inteiramente alinhada. Faça uma inspiração levantando uma das pernas pelo joelho de forma leve, depois expire bem devagar descendo a perna, até o pé tocar ao chão. Repita esse exercício 10 vezes em cada perna.
Outra atividade super bacana para mulheres no pós parto é o alongamento. Com os 2 joelhos no chão, leve uma das pernas a frente e realize uma leve torção até que o cotovelo oposto chegue na lateral externa do joelho a sua frente.
Depois de encaixar o cotovelo na lateral externa do joelho, faça o alinhamento da postura e eleve sua coluna, abrindo o peito. Por fim, leve suas mãos em forma de oração na frente do peito, fazendo uma pressão de forma moderada de uma contra a outra.
Inspire e expire conforme você elevar sua coluna. A cada expiração, procure aumentar um pouco mais na torção, fazendo 10 ciclos respiratórios, sendo um de cada lado.
Viu? Com esses simples exercícios você já é capaz de retomar a sua rotina ativa e cheia de saúde. Você conhece outras possíveis atividades físicas na gravidez? Conte para nós e para as outras futuras mamães aqui nos comentários!
1 comentário em “Atividade física na gravidez: o que fazer durante a gestação”