Saúde mental: conheça 5 dicas para aliviar o peso da rotina das mães

Geralmente a rotina de uma mãe gira em torno de muitos afazeres. O dia começa muito cedo e, às vezes, termina tarde, na hora de colocar os filhos para dormir. Assim, ela acaba se esquecendo de cuidar de si mesma. Por isso, nós, da Casatema, trouxemos este post para ensinar você, mamãe, a cuidar da saúde mental com apenas 5 dicas.

A gente sabe que as pautas relacionadas à saúde mental são muito delicadas, tendo em vista que normalmente os sintomas do cansaço emocional não têm aspectos físicos tão aparentes quanto os da gripe, por exemplo. No entanto, esteja atenta aos sinais para evitar maiores problemas, combinado?

A boa notícia é que as dicas que trouxemos neste post são muito práticas e não comprometerão seu tempo em demasia. São atitudes simples que farão toda a diferença na sua nova rotina.

O que é saúde mental? Entendendo o básico

Antes de conhecer as 5 dicas para você começar a descansar a mente e melhorar sua qualidade de vida, vamos falar um pouco sobre o que é saúde mental.

A saúde mental não tem um conceito oficial, no entanto, este termo, segundo a Organização Mundial de Saúde, é relacionado com a maneira de como um indivíduo reage às situações do dia a dia e o modo com ela se sente em relação a isso.

Sentimento que também tem limitações, pois até a nossa mente tem suas necessidades, como a oxigenação e o descanso necessário para o seu bom funcionamento. Por isso, uma mente cansada não funciona tão bem quanto uma mente saudável.

Dessa forma, uma pessoa sem saúde mental está mais propensa ao desequilíbrio e até em casos mais graves pode ter doenças psicológicas. No entanto, com simples atividades durante o dia, você consegue ter a sensação de bem-estar e ficar livre de preocupações.

Resumindo, a saúde mental é um estado onde a pessoa tem a capacidade de reagir bem às adversidades da vida, pois, ao reconhecer seus limites e prioridades, ela tem mais capacidade de lidar com conflitos e até mesmo de se relacionar com os outros. Agora, vamos para as dicas?

1 – Faça uma auto-análise

Você já se pegou em uma tarefa ou atividade sem propósito? Algo que você executa mecanicamente e nem sabe a razão da tarefa ou a necessidade? Às vezes, as mamães entram no modo automático e, pela força do hábito, vivem o mesmo dia todos os dias.

Por exemplo, ela acorda, prepara o café da manhã, organiza a casa, prepara o almoço, cuida das crianças, das contas domésticas e quando chega o fim do dia, se sente esgotada. No entanto, no outro dia, começa tudo de novo.

Esse exemplo sofre uma somatização quando consideramos a rotina de uma mamãe que também trabalha fora do lar. Por isso, é importante que você faça uma auto-análise sobre o que você está fazendo de forma automática e que não está legal.

Dessa forma, você consegue identificar os pontos do seu dia que mais te deixam cansada e, assim, pode optar por tirar de vez esses aspectos negativos ou ainda otimizá-los para resolver cada situação de uma forma mais funcional.

Mulher-cansada

2 – Não se compare com as outras mães

Existe um ditado que afirma: “todas as mães são iguais”, mas não é bem assim. Cada mãe é única e possui características, habilidades e necessidades próprias. Então, não se sinta intimidada caso alguém faça uma comparação negativa com você. Afinal, você é única e está sempre em busca de evolução.

Além disso, ao olhar para a grama do vizinho, a gente sempre tem a ilusão de que ela está mais verde que a nossa. No entanto, isso também não é verdade. Ninguém sabe o que realmente está se passando na vida de outra pessoa e não conhece a fundo os seus desafios e lutas diárias. Por isso, não se compare à ninguém, foque em você, nos seus aspectos positivos e pontos de melhoria.

Se possível, evite passar muito tempo nos feeds de Instagram que refletem vidas perfeitas. Redes sociais são ótimas pontes para relacionamento, mas por lá as pessoas publicam apenas o que querem, não é verdade? Então, as imagens bem produzidas e felizes, muitas vezes, não são muito confiáveis.

3 – Pratique exercícios físicos

Separar um tempinho para cuidar da saúde, do corpo e da nossa autoestima pode ser um desafio e tanto para qualquer mãe. Mas você já pensou em unir suas atividades físicas com as brincadeiras dos seus filhos?

A estratégia vale a pena! Quando você for brincar com as crianças dentro de casa ou no quintal, aproveite para fazer exercícios junto a eles. Isso pode te ajudar e muito a melhorar tanto a saúde mental quanto os aspectos físicos básicos.

Para te ajudar, preparamos uma lista com várias atividades físicas infantis que ajudam a família toda a se manter saudável durante a quarentena.

Entre todos os benefícios dos exercícios físicos estão a oxigenação da mente. Atividades como yoga, por exemplo, pedem pela respiração consciente e concentração. Dessa forma, você esquece os problemas do dia a dia e permite que sua cabeça fique mais tranquila.

exercicio com filha

4 – Delegue tarefas

Que as mamães são quase super-heroínas a gente já sabe, mas, às vezes, nem com seus superpoderes é possível dar conta de todas as responsabilidades, não é mesmo?

Por isso, se você tem filhos com idade a partir de 5 anos, você pode delegar algumas pequenas tarefas do dia a dia a eles. Assim, eles começam a entender que, seja em casa ou em ambientes externos, toda ação tem uma consequência, e que ajudar também faz parte de demonstrar carinho.

Ao dividir atividades dentro de casa, mesmo as menores, você também se beneficia. Isso porque a mamãe também precisa entender que não é a única que pode resolver todos os problemas. Dessa forma, fica mais claro assimilar que, além de você, outras pessoas também são capazes de resolver diversas situações.

crianca ajudando nas tarefas

5 – Meditação: uma prática para a vida!

Você sabia que é possível fazer meditação em qualquer hora e lugar? Isso porque para meditar, não é necessário ficar inconsciente. Existem técnicas de respiração consciente e atenção plena que te ajudam a entrar em contato consigo mesma antes de tomar atitudes precipitadas.

Seja durante uma tarefa dentro de casa ou até mesmo ajudando as crianças a fazer lição de casa, você pode praticar essas técnicas para aumentar seu foco e concentração.

meditação

E então, gostou dessas 5 dicas? Por serem muito simples, você pode começar neste exato momento e já ter uma qualidade de vida muito, muito melhor.

Para continuar acompanhando nossas novidades e dicas, fique de olho em nosso blog. Nós, da Casatema, estamos sempre antenados para trazer conteúdos que te auxilie no dia a dia. Até mais!

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