Uma das coisas que a gente sempre comenta aqui no blog é sobre a importância do brincar no desenvolvimento das crianças, especialmente na época da educação infantil. Ao se divertir, elas podem explorar o mundo ao seu redor, desenvolver competências e habilidades cognitivas, motoras, físicas, emocionais e sociais.
Nesse sentido, a música desempenha um papel crucial, pois é uma das formas mais divertidas de aprender diversos conceitos como o ritmo, a melodia, a coordenação motora e muito mais. Além disso, também podem aprender muita coisa com as letras das músicas que vão assimilando conforme se desenvolvem.
Hoje, vamos juntos conhecer algumas brincadeiras musicais ótimas para trabalhar com as crianças na educação infantil. Aproveite!
Brincadeiras musicais com tecido
Conforme você observar durante a leitura, existem muitos recursos que podem ser utilizados na hora de brincar com as crianças. Nós faremos algumas sugestões, mas você pode adaptar as brincadeiras conforme as suas condições e necessidades específicas do momento.
1. A dança dos lenços
Uma das brincadeiras mais populares na educação infantil é o balé dos lenços. Nesse jogo, as crianças devem segurar lenços coloridos e se mover pelo espaço acompanhando o ritmo da música.
A ideia é que elas explorem diferentes tipos de movimentos corporais, como saltos, rodopios e movimentos com os braços e as pernas, exercendo a sua autonomia. Essa brincadeira ajuda a desenvolver habilidades sensoriais, como o tato e a visão, além de melhorar a coordenação motora.
Ela é mais recomendada para crianças que já têm uma iniciação no processo de musicalização e possuem liberdade para se movimentar pelo espaço sem precisar de ajuda. Você pode trabalhar com diferentes ritmos e estilos de música para estimular diferentes tipos de movimentos.
Por ser uma atividade bastante intuitiva, as crianças costumam se soltar com facilidade, assim como nas atividades montessorianas, gerando muitos momentos espontâneos que podem fornecer insights valiosos para pais e educadores sobre atitudes, comportamento, personalidade e outros aspectos.
2. Contação de histórias com música e tecidos
Os tecidos são um recurso muito interessante para contar histórias quando você não tem muitos adereços disponíveis. Conforme a cor, a textura e o peso, os tecidos podem se transformar em diferentes personagens, incrementando a história e incluindo as crianças na narrativa.
Existem, inclusive, algumas histórias propícias para o uso de tecidos, como “O Meu Amigo Ventinho” de Ruth Rocha, que podem ser trabalhados com músicas infantis do mesmo tema. São muitas opções na internet para você escolher.
Além de ser uma maneira lúdica de trabalhar a musicalidade com as crianças, os pedaços de tecido são itens que não oferecem risco à segurança e à integridade delas, facilitando a interação e o estímulo da autonomia.
Brincadeiras musicais para desenvolver ritmo e coordenação motora
O desenvolvimento da coordenação motora é um dos aspectos mais importantes dos primeiros anos de vida, pois permite que a criança pratique cada vez mais a sua autonomia e sua liberdade para explorar o mundo. Existem algumas brincadeiras musicais que foram especialmente pensadas para desenvolver essas habilidades nas crianças.
3. Passa corda com ritmo musical
Na brincadeira de passa corda musical, é só escolher uma música animada que represente o tema que você quer trabalhar com as crianças e usar uma fita ou um cabo de vassoura que possa ser segurado por uma pessoa em cada ponta. A ideia é que as crianças passem por debaixo do obstáculo dançando ao ritmo da música e, a cada rodada, o nível de dificuldade vai aumentando conforme o obstáculo vai abaixando.
Para deixar a brincadeira mais divertida, oriente as crianças a não encostar as mãos no chão, tornando a brincadeira um exercício de equilíbrio e concentração super produtivo. Além disso, elas estarão desenvolvendo o ritmo, a coordenação motora e a flexibilidade.
4. Batata quente ritmada
No jogo da batata quente ritmada, você pode reunir a turminha e colocá-la sentada em um grande círculo. O ideal é que o espaço entre elas não seja muito grande, pois elas precisarão passar um objeto umas para as outras durante a música. Ele pode ser uma bola, um brinquedo ou até um pedaço de tecido como já sugerimos anteriormente.
Quando a música para, a criança que estiver segurando o objeto vai para o meio do círculo até que restem apenas duas crianças disputando a rodada final. Se quiser aumentar o nível de dificuldade, inclua na brincadeira uma canção que você possa cantar para aumentar o ritmo conforme o objeto vai passando, deixando a situação ainda mais emocionante.
Falando nisso, a inteligência emocional é um dos aspectos que podem ser trabalhados durante essa brincadeira, já que as crianças precisam aprender a lidar com a frustração quando forem eliminadas e também controlar a ansiedade para obter sucesso no jogo. A velocidade da música impõe o ritmo de jogo e a necessidade de passar o objeto da maneira correta para o próximo é uma maneira de trabalhar a coordenação motora.
Brincadeiras musicais para o desenvolvimento cognitivo e linguístico
Outra habilidade que a música, assim como o teatro, a dança e as outras artes cênicas, ajuda a desenvolver nas crianças é a expressividade. A arte tem o poder de proporcionar muitas experiências espontâneas e reveladoras que podem, inclusive, mostrar a inclinação das crianças para certas habilidades, artísticas ou não.
As músicas cantadas trabalham muito o desenvolvimento cognitivo e a progressão do domínio da linguagem, falada e escrita. Essas ferramentas são fundamentais para que as crianças possam se comunicar com o mundo. Se forem bastante estimuladas, podem facilitar muitos aspectos práticos das próximas fases da vida.
5. Siga o maestro
Essa brincadeira é uma versão musical da famosa “Siga o mestre”. Ao invés de repetir as ações do mestre, que será no caso um maestro, as crianças devem responder aos comandos ritmados com instrumentos musicais. Aqui, as possibilidades de adaptação são inúmeras e você pode:
- Dividir as crianças em grupo;
- Fazer uma oficina de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis;
- Usar diferentes tipos de instrumentos para ilustrar os sons;
- Incluir uma música conhecida das crianças na brincadeira;
- Compor uma canção juntamente com as crianças.
Essas são apenas algumas sugestões de como trabalhar essa brincadeira musical na educação infantil. Use sua criatividade, habilidades e conhecimentos prévios para personalizar a brincadeira para fazer ainda mais sentido para as crianças. Essa brincadeira ajuda a desenvolver habilidades na escuta e na concentração, melhorando consideravelmente as habilidades cognitivas infantis.
6. Estátua musical
A estátua é uma brincadeira clássica e com certeza você deve ter brincado pelo menos uma vez. Ela consiste em escolher uma música para que as crianças dancem e, quando ela para repentinamente, todos devem ficar em posição de estátua. Você pode deixar as crianças dançarem livremente para fazer uma brincadeira mais espontânea ou optar por versões com mais direcionamento.
Nossa sugestão é escolher uma música que transite por diversos ritmos e improvisar diferentes tipos de coreografias. Uma ideia é dançar com diferentes partes do corpo separadamente, dançar representando diversos tipos de animais e objetos, dançar em câmera lenta, dançar rápido e por aí vai. Para tornar a atividade mais desafiadora, peça para que elas cantem a música junto.
Assim você estará ajudando a desenvolver a linguagem e a ampliar o vocabulário e o repertório musical delas. Como as outras brincadeiras musicais que sugerimos aqui, ela pode ser perfeitamente adaptada e, inclusive, utilizada como base para montar uma apresentação de final de ano, por exemplo.
Brincadeira musical para o desenvolvimento social e emocional infantil
Para finalizar nossa lista, optamos por escolher uma atividade sobre as emoções para a educação infantil, pois é fundamental que, durante o seu desenvolvimento, as crianças também aprendam a lidar com frustrações, enfrentar desafios com segurança e ter propriedade sobre suas opiniões e conhecimento.
7. Emoções musicais
As músicas têm um poder tremendo de representar e despertar nossas emoções. Todos nós temos, pelo menos, uma música que marcou algum momento importante da vida e que, sempre que ouvimos, evocam lembranças. Para as crianças, as músicas ainda não representam sentimentos tão complexos quanto dos adultos, mas o ritmo, a cadência e os instrumentos usados em uma melodia podem dizer muito sobre as emoções que ela representa.
Monte uma playlist bem diversificada, incluindo músicas infantis, músicas clássicas, músicas tradicionais de outros países e culturas e músicas pop. Na hora da brincadeira, reúna as crianças e explique que o objetivo é dançar pensando nas emoções que as músicas passam. Você pode explorar muitas nuances e, com certeza, irá se surpreender com o que as crianças podem expressar por meio da musicalidade natural do ser humano.
As brincadeiras musicais são ferramentas poderosas na educação infantil e podem proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico, cheio de diversão e muito envolvente. Por meio desses jogos, as crianças irão desenvolver muitas habilidades, além de explorar e pegar gosto pelo mundo da música.
Incorpore os jogos musicais na rotina infantil e crie experiências de aprendizado intensas e cheias de significados para os seus pequenos! Ah, e aproveite sua visita no blog para ampliar seu repertório e relembrar brincadeiras antigas para ensinar às crianças. Passeie pelas suas melhores memórias da infância e repasse para a próxima geração todo esse conhecimento e cultura popular tão poderosos que podem ser transmitidos com as brincadeiras. Boa leitura!