Ensaio de gestante criativo: 10 ideias para inovar

10 ideias para ensaio de gestante criativo

O ensaio fotográfico de gestante é um meio incrível para capturar para sempre a felicidade que a mamãe sente nessa fase e mostrar o quanto corpo o feminino é belo durante a gravidez.

Se você está procurando por ideias criativas para as suas fotos, confira, neste post, 10 inspirações lindíssimas de ensaio!

Ah, e já adiantamos que, para a maioria das sessões, é bom levar uma foto do ultrassom, sapatinhos, roupas e brinquedos do bebê.

1. Filmes e séries

O universo cinematográfico desperta muitas emoções, então é uma belíssima inspiração para suas fotos de gestante. Há inúmeras formas de produzir um ensaio que faz referências aos seus filmes, séries ou desenhos preferidos.

Mulher grávida em floresta com roupa de chapeuzinho vermelho.

Por exemplo, vista-se como uma princesa da Disney. Não precisa usar o vestido completo caso não tenha, é só usar uma saia longa e cropped da mesma cor, combinando-os com um penteado sonhador e um acessório característico da personagem.

Outra ideia que pode encantar tanto as mamães quanto os papais é fazer um ensaio com temática de Star Wars ou Harry Potter. Ambos são famosos por seus universos fantásticos que oferecem uma estética lindíssima e super criativa para as fotos.

Enfim, essas são apenas algumas ideias. Procure inspirações nas suas obras cinematográficas prediletas que é sucesso!

2. Minimalismo

É uma das grandes tendências modernas! O ensaio minimalista tem poucos elementos na imagem, porém é poderoso. As fotos são feitas em estúdio com fundo branco e a mamãe posa em uma banqueta alta, apenas isso!

Os looks para essas fotos podem ser glamourosos ou casuais. Veja os exemplos:

  • Glam: vista-se com um body de manga longa preto, colar de pedras e sandália de salto preta. Ou então, que tal tirar aquele vestido lindo que só é usado em ocasiões especiais? Não tem data melhor que essa para aproveitá-lo!
  • Casual: use calça jeans, camisa branca desabotoada e um top faixa branco. Aqui, aproveite para colocar um tênis da mesma cor ou fique descalça mesmo. Vestidos lisos e esvoaçantes em tons neutros também são ótimos para transmitir uma simplicidade elegante no ensaio.

3. Boho chic

O ensaio boho chic valoriza a natureza, a leveza e a rusticidade do ambiente. Para tal efeito, aposte em vestidos longos de renda e um chapéu. A melhor escolha são peças brancas e um chapéu marrom ou preto.

Mulher grávida sentada em meio de floresta.

A sessão de cliques costuma ser feita em 2 cenários: em pousadas com estilo country ou ao ar livre. As fotos para a segunda opção costumam ser feitas em trilhas de terra, reservas ecológicas, fazendas ou plantações da região.

Capriche no repelente e no protetor solar!

4. Piscinas

As piscinas são cenários maravilhosos para fotos de gestante. Afinal de contas, a água deixa o corpo mais leve, relaxado e fresquinho. É ideal para mulheres com mais de 30 semanas de gestação, pois as peças de moda praia valorizam o barrigão.

Nesta ocasião, aposte em biquínis coloridos e maiôs com recortes. Faça fotos na água, borda, escadas e espreguiçadeiras. Usar o protetor solar para desenhar um coraçãozinho na barriga fica um charme!

5. Praias

O sonho de muitas mamães é ter um ensaio de fotos na praia! Se você compartilha esse desejo, saiba que os cliques tropicais podem acontecer em qualquer época do ano. Mesmo no inverno, o cenário tem um potencial lindíssimo.

E caso a iluminação fique meio fraca, não há nada que a edição não possa ajustar. Nesse local, você tem a liberdade de tirar fotos com biquínis, maiôs, saídas de praias, vestidos longos e outras peças que valorizam a barriga.

Aproveite para posar no mar e fazer desenhos na areia (escreva o nome do bebê, a data prevista de nascimento ou alguns corações). Dá para utilizar os quiosques, cabanas, redes de descanso e balanços em volta também.

6. De época

O ensaio fotográfico de época é mágico, assim como o de cinema. Afinal, coloca a sua imagem em um cenário completamente diferente do que vivemos atualmente, tornando os cliques super interessantes e dignos de emoldurar.

A melhor estratégia é colocar saias longas, cardigans e outras peças com estética vintage. Aposte em acessórios como chapéus, colares de pérolas, brincos elegantes, sombrinhas, coroas de flores e luvas.

Estas fotos ficam ótimas ao ar livre, pois não precisam de mais elementos para remeter à época. Mas, caso você queira ir além, vá em casas antigas ou castelos próprios para ensaios fotográficos e entre totalmente na personagem.

7. Em casa

Os ensaios em casa são ótimos para acompanhar a evolução da gravidez por uma sequência de fotos, já que podem ser tirados com praticidade em dias diferentes.

Dá para usar as cortinas da sala para dar um efeito esvoaçante nas fotos, a cama posta para tirar cliques da mamãe confortavelmente e o tapete fofinho para entregar um visual angelical.

Até os móveis do quarto infantil podem ser usados! A familiaridade do cenário ajuda as mamães que não se sentem tão confortáveis em frente às câmeras a se soltarem e o resultado sai natural e intimista.

Além, claro, de exigir um orçamento bem menor!

Fotografe o crescimento da barriga, semana após semana, e finalize com o bebê no colo. Aproveite para realizar uma sequência divertida. Exemplo: insira uma barra crescente de “carregando” na colagem das fotos, igual aparece no computador.

8. À noite

A maioria das fotos de gestante são diurnas, o que é compreensível pois é quando a iluminação está mais propícia para destacar a mamãe. No entanto, os ensaios noturnos estão ganhando seu espaço no cenário fotográfico.

Há diferentes formas de realizá-los. Uma boa iluminação indireta pode ser usada para evidenciar a gestante e instaurar uma aura romântica nos cliques, enquanto as luzes diretas atrás da mãe são ótimas para evidenciar a silhueta do corpo.

Silhueta de mulher em área externa durante o entardecer.

Confira outras sugestões:

  • Ao ar livre com luzes de LED;
  • Em casa, com luzes pisca-pisca;
  • À luz do luar (vá em locais afastados da cidade);
  • Em frente ao carro do casal;
  • Em bangalôs com velas.

9. Com banheiras

As banheiras ficaram famosas nos ensaios de gestante por conta do método Milk Bath (banheira de leite). Essa tendência consiste em acrescentar amido de milho à água, deixando-a branca e não transparente.

Pode soar curioso para quem nunca viu o resultado de fotos nesse cenário, mas garantimos que é um charme. E é bem fácil de fazer, já que é só encher e decorar a banheira, deitar e fotografar a mamãe num ângulo de cima.

Para um ensaio romântico, posicione pétalas de flores na água e use uma coroa florida, combinando com um vestido de renda.

Para um ensaio mais elegante, aposte em uma toalha enrolada no cabelo, make com batom vermelho e velas à beira da banheira.

10. De luxo

Os ensaios de gestante luxuosos envolvem vestidos longos (com estilo alfaiataria), joias poderosas e makes e penteados marcantes – a superprodução é inspirada no tapete vermelho das celebridades!

As possibilidades para esse ensaio são em um estúdio fechado, em escadarias de mansões ou em bibliotecas.

Aposte em um vestido preto ou vermelho, com decote ombro a ombro e brincos e colares bem brilhantes. Com certeza, as fotos da sua gravidez ficarão impecáveis!

E aí, gostou das nossas sugestões criativas de ensaio para gestante? Comente qual você achou a mais diferente e sugira novas ideias nos comentários!

E que tal aproveitar para entender ainda mais sobre a gravidez? Confira outros posts:

Atividades físicas na gravidez

4 dicas para a chegada do bebê

7 dicas para adaptar a casa ao segundo filho

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Desenvolvimento infantil: o que é, tipos e como incentivar

Autonomia Infantil: o que é, benefícios e como estimular

Próximo