, , ,

Biblioteca em casa — 5 Dicas para montar uma

Criar um cantinho especial dentro de casa para a leitura é uma excelente forma de estimular a prática desse hábito saudável. Trazendo benefícios para todas as idades, ter uma biblioteca em casa instiga os incríveis poderes da leitura: amplia nossa visão de mundo, ajuda a construir o senso crítico e é um ótimo treino para nossa imaginação e memória!

Se está em busca de inspirações para montar uma biblioteca em casa, o blog Casatema é o lugar certo para você! Temos dicas para casas com amplos espaços assim como para apartamentos de tamanho reduzido. O que garante o sucesso do seu novo canto de leitura está nos 5 passos que iremos te mostrar agora! Vamos lá?

1) Defina um espaço apropriado para sua biblioteca

Antes de pensar em decoração, é preciso escolher com sabedoria o melhor espaço da sua casa para ser transformado em uma biblioteca. As principais características de um ambiente ideal para guardar seus livros são: cômodo livre de umidade, boa ventilação e iluminação natural.

Podemos acrescentar a essa lista um ambiente que não esteja suscetível a barulhos externos, afinal a leitura é um momento de introspecção e o silêncio é fundamental para que isso aconteça!

Caso você não tenha um cômodo inteiro e disponível para sua missão de construir a biblioteca, considere lugares como corredores, debaixo da escada ou um canto mais reservado no quarto ou na sala de estar! Pensando em todos os critérios que citamos, você passa a ter um olhar de novas possibilidades para os espaços da sua casa.

2) Escolha a mobília certa para toda a família

Agora que sabemos exatamente onde será sua biblioteca, chegou o momento de escolher a mobília que irá guardar corretamente os seus queridos livros! Para não se perder no vasto mundo das mobílias, atente-se às demandas do lugar escolhido e da quantidade de exemplares de livros que você pretende reunir ali.

Para locais menores e estreitos, prateleiras e nichos são soluções perfeitas para armazenar e facilitar o acesso aos livros. Além de ajudar a integrá-los à decoração do ambiente, os diversos modelos e cores de prateleiras existentes contribuem para o estilo da sua casa!

Porém, fique atenta à altura desse tipo de mobília para que ela seja compatível com o perfil de todos os membros da família. Fixe as prateleiras ou nichos em uma altura baixa, próxima à região dos olhos de seus filhos, e decore com brinquedos infantis ao lado dos livros.

Dessa maneira, os pequenos se sentirão mais estimulados à prática da leitura pois conseguem acessar os livros sem precisar de ajudar externa.

Se o espaço permitir uma mobília de maior porte, aposte nas estantes! Elas garantem maior proteção aos livros e conseguem sustentar uma quantidade maior de objetos. A dica para escolher uma mobília acessível aos menores, também é válida nesse caso.

Por isso, vale a pena investir nas estantes e organizadores montessorianos, que respeitam a individualidade e o desenvolvimento da independência em crianças e adolescentes. Se quiser saber mais sobre, você pode acessar o nosso guia completo sobre o Método Montessoriano!

3) Garanta conforto para o momento da leitura

Geralmente, a leitura é uma atividade que toma tempo e concentração, certo? E para fazer dessa prática um momento tranquilo e de lazer, a sua biblioteca precisa ter acessórios que proporcionam o conforto esperado!

Os sofá, as poltronas e os pufes contribuem muito para tornar o ambiente mais aconchegante e assegurar a postura correta enquanto se lê. Quando o espaço for limitado ou houver crianças na casa, as almofadas e os tapetes fofinhos são opções perfeitas para deixar a sua biblioteca mais atrativa e acolhedora. Que tal investir nessas possiblidades?

4) Invista em uma boa iluminação

Conforto é um fator crucial para que a leitura de um livro seja prazerosa! Ter um lugar com assento fofo não basta para que o corpo humano aproveite ao máximo essa experiência. O cuidado com a saúde dos olhos dos leitores da casa também precisam ser levados a sério, viu?

Planeje uma boa iluminação para sua biblioteca com o uso de lustres e pontos de luz que deixem o ambiente suficientemente claro para longos períodos de leitura. As luminárias são excelentes estratégias de trazer a iluminação mais próxima ao leitor e deixar o ambiente mais sofisticado, agradável e convidativo!

5) Mantenha a organização dos livros

Estrelas da sua biblioteca em casa, os livros podem ser organizados de várias maneiras, sendo mais uma oportunidade de tornar o espaço mais acessível e bem decorado. Com a lombada voltada para a frente, posicione-os na vertical para ajudar na sua conservação e crie uma lógica para enfileira-los.

Você pode organizar por ordem alfabética, gêneros ou cores. O gosto do leitor é o que define! Para as mamães e papais de plantão, aconselhamos deixar os livros infantis nos setores mais baixos da estante para que a criança tenha facilidade de escolher a sua próxima leitura e evitar possíveis acidentes caso ela queira buscar o livro em uma prateleira mais alta.

Outra dica importante que ajuda na preservação dos livros é criar o hábito coletivo de limpar as mãos sempre que for escolher um exemplar na biblioteca. Assim como é indicado tirar o pó que pode acumular entres os livros quinzenalmente com um pano de flanela ou então um espanador.

Cuidar da biblioteca de casa pode ser uma oportunidade de ensinar métodos de organização para seus filhos. Regrinhas como devolver o livro no mesmo lugar assim que terminar de ler é um compromisso fácil e importante para que os pequenos assumam responsabilidades dentro de casa.

Sente-se mais preparada para montar a sua biblioteca em casa? Todas as nossas dicas são fáceis de implementar e vão te ajudar a deixar o novo cantinho de leitura da casa perfeito para sua família!

Adquirir o hábito de ler um livro desde as primeiras fases de vida desempenha um papel vital para o raciocínio lógico da criança, além de enriquecer o seu vocabulário. O nosso post sobre como incentivar a leitura para os filhos traz ótimas orientações para te ajudar nessa tarefa! O blog Casatema é atualizado toda semana com diversos conteúdos como esse, aproveite!

Até o próximo post!

Avalie este post

3 comentários em “Biblioteca em casa — 5 Dicas para montar uma”

Deixe um comentário

Anterior

5 opções de lanches saudáveis para crianças — Faça em casa

Aprenda a montar uma casa com móveis funcionais

Próximo