Como lavar cortina? Aprenda a se livrar de poeiras e ácaros

Abrir as janelas e deixar o ar natural entrar não tem preço, principalmente para quem tem bebê ou criança em casa. No entanto, às vezes acaba sendo um problema, pois a cortina é uma das peças que mais acumulam poeiras e ácaros. Para evitar isso, veja todas as dicas de como lavar cortina e ter de volta o prazer de uma casa bem arejada.

Logo abaixo, além de saber como deve ser feita a higienização de diferentes tipos de cortinas, desde confeccionadas com algodão puro, até mesmo com plástico e blackout, no final deste conteúdo você conta com uma dica extra relacionada a frequência da lavagem.

Como lavar cortina em simples passos

Lavar cortina na máquina de lavar pode ser muito mais eficiente para um ótimo resultado. Porém, alguns tecidos não são recomendáveis para esse tipo de higienização, como a seda, linho, algodão cru, entre outros.

Sendo compostos com materiais delicados, esses tecidos não aguentariam a força e velocidade do eletrodoméstico e, por isso, podem perder sua qualidade. Neste caso, vale a pena buscar profissionais que contam com todo o aparato necessário para esse tipo de limpeza.

Já se você possui cortina em tecidos maleáveis como poliéster ou voal, por exemplo, pode aproveitar a máquina de lavar para tirar toda a poeira e até mesmo manchas. Assim, você precisará seguir simples passos que podem ser realizados em questão de minutos. Veja a seguir:

Tire os acessórios e o excesso de pó

Se você tem aspirador de pó em sua residência, retire o excesso de pó que está acumulado na cortina. Dessa forma, é possível garantir uma limpeza ainda mais eficiente.

Para fazer essa função, use o bocal da escova e comece a aspiração desde a parte superior até a inferior do tecido. Em seguida, tire os acessórios, como as argolas, evitando possíveis estragos.

Caso não seja possível retirar esses acessórios, amarre-os entre si com uma corda para evitar o atrito entre eles enquanto o eletrodoméstico realiza a higienização. Por fim, se sua cortina está muito suja, é importante deixá-la de molho.

Uma dica importante é deixar a peça em média 40 minutos de molho em água gelada com sabão de coco diluído. Depois disso, basta retirar o excesso de resíduos e levá-la para a máquina.

Janela com cortina branca

Coloque apenas a cortina na máquina de lavar

Saber como lavar a cortina corretamente é muito importante, principalmente pela próxima informação: não a misture com o forro ou peças de roupas, nem mesmo com lençóis e toalhas.

Ao misturar a peça com outros tecidos, você pode ter como resultado uma cortina esticada e sem o aspecto macio. Além disso, escolha o ciclo suave na hora de lavar e usar sabão líquido, que dilui facilmente.

Atenção: algumas cortinas contam com a recomendação de serem lavadas apenas com água fria, então, atente-se às informações da etiqueta do produto para conferir se esse é o caso.

Por sua vez, não utilize amaciante, pois suas substâncias podem manchar o tecido. Além disso, certifique-se de evitar a centrifugação, pois essa opção da máquina de lavar pode tirar toda a beleza da peça.

Leve a cortina para secar

Depois desses passos, vem a parte mais simples: a hora de colocar a sua cortina para secar. Isso porque elas geralmente voltam para o seu estado natural sem precisar do ferro de passar; então, a dica é estendê-la a uma altura que seja adequada para seu comprimento – sem amassar ou franzir.

Por fim, leve a peça para secar em um local com sombra e bem arejado. Depois de seca, instale como de costume e pronto!

Simples, não? Antes de passarmos para as sugestões extras, saiba que no caso dos modelos de plástico com blackout é importante não utilizar máquina de lavar. Saiba mais a seguir.

Cortina branca

Cortinas de plástico ou PVC podem ser levadas a máquina?

A cortina de plástico ou PVC, que em sua maioria conta com o blackout, não deve ser lavadas na máquina, pois o material pode danificar e até mesmo prejudicar o seu eletrodoméstico.

A nossa dica para te ajudar nesse caso é fazer uma mistura caseira com água e sabão neutro. Depois disso, use uma esponja para lavar toda a peça. Já se a cortina tiver sujeiras mais profundas ou mofo, misture vinagre branco com a água e sabão.

O que fazer no caso das persianas?

As persianas são muito populares pela sua praticidade e aspecto moderno que traz ao ambiente. Porém, assim como as cortinas, precisam de cuidados especiais para se manterem limpas e livres de ácaros.

Durante a faxina semanal, utilize o aspirador no bocal de escova ou um pano macio para tirar a poeira. Em seguida, use um pano úmido para garantir que as sujeiras mais profundas sejam retiradas.

Se você deseja fazer uma higienização completa, comece tirando o pó e, em seguida, tire as lâminas do trilho e coloque-as de molho em um recipiente grande com água e sabão neutro.

Por fim, use uma esponja para finalizar o processo – lembrando que essas dicas não valem para todos os tipos de persianas, então, se você deseja fazer uma faxina completa, procure por um serviço especializado.

Sala de estar com cortina persiana

Dica extra: a frequência ideal para lavar cortina

Uma das principais dúvidas relacionadas a como lavar cortina é sua frequência. No entanto, a quantidade de lavagens varia de cada caso, tendo em vista que, em residências localizadas próximos a locais com muita terra e poluição, as cortinas tendem a acumular mais sujeira.

Se esse é o seu caso, a frequência ideal é pelo menos 2 vezes ao ano, porém, se é possível manter suas peças limpas por mais tempo, o indicado é apenas 1 vez. Se na sua casa há alguém alérgico a ácaro, lave de 3 a 4 vezes ao ano.

Sala de televisão com cortina de tecido

Agora que você aprendeu a lavar a cortina, abra as janelas da sua casa todas as manhãs e deixe a brisa entrar! Se você ainda tem alguma dúvida ou até mesmo uma opinião sobre o assunto, aproveite para deixar um comentário aqui embaixo. Até breve!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Como organizar guarda-roupa infantil de forma funcional: 5 dicas!

Vínculo mãe e filho: atividades em conjunto para fortalecer a relação

Próximo