Como organizar guarda-roupa infantil de forma funcional: 5 dicas!

Saber como organizar guarda-roupa infantil é mais simples do que dizem e mais essencial do que pode parecer. Afinal, pensar em uma forma de dispor as roupas das crianças que seja visualmente agradável e que deixe o dia a dia mais prático é indispensável.

Muitas vezes, pais e mães perdem tempo procurando a roupa ideal das crianças no armário devido à má organização das peças; ou os pequenos precisam sempre de ajuda para encontrar o que vestir, mesmo depois de estarem maiores e mais independentes.

Pensando nisso, nós da Casatema preparamos 5 dicas práticas e muito simples para te ajudar a arrumar o guarda-roupa das crianças e mantê-lo sempre em ordem. Mas não para por aí: são passos básicos que permitem que os pequenos participem da organização!

Quer aprender tudo isso? Então, vamos lá!

Passo a passo para organizar guarda-roupa infantil

O processo de organização das roupas das crianças não precisa ser um bicho-papão na vida dos pais! Com apenas estes 5 passos, você conseguirá otimizar o tempo na hora de vestir o pequenos para qualquer ocasião. Veja:

1. Separe aquilo que realmente é usado

Antes de começar a colocar cada peça no seu devido lugar dentro do guarda-roupa infantil, é importante separar todas aquelas peças que os pequenos já não usam mais, seja devido à estação, às condições das roupas ou porque elas já não servem mais.

Como as crianças tendem a crescer rapidamente, uma peça que servia há 3 meses, talvez, não seja possível vestir hoje, assim, ela está apenas ocupando espaço no armário e contribuindo para a bagunça.

Essa é a oportunidade perfeita para separar peças para doação e você pode incluir os pequenos na atividade. Então, comece removendo todas as roupas do armário e recolhendo as peças da lavanderia ou do cesto de roupas sujas. Analise uma a uma para decidir o que fica e o que vai embora.

Nessa escolha, lembre-se de que as peças muito desgastadas ou com estragos não valem a pena ser doadas. Outro ponto a ser considerado é a opinião dos pequenos, pois, dependendo da idade, eles já conseguem opinar quando gostam ou não de uma peça e isso ajuda a desenvolver o senso de personalidade e responsabilidade deles.

Separe as roupas para doação de acordo como tamanho ou a idade de uso indicada nas peças, assim, você facilita a distribuição para as crianças daquele tamanho!

Quando tudo que estiver deixando vocês estiver separado, é só encontrar instituições da sua cidade que recolhem esse tipo de doação e levar até o local indicado! Além da otimização da bagunça, você já ensina mais uma prática positiva para as crianças: a solidariedade!

Camisetas coloridas em cabide

2. Separe as peças que não serão usadas agora

Justamente porque as crianças crescem rapidamente, pais e mães prevenidos costumam ter peças em numerações maiores do que aquela que é utilizada pela criança atualmente. Isso porque, caso uma roupa não sirva mais, sempre há outra para usar.

No entanto, essas peças grandes acabam ocupando espaço e se misturando com as mais usadas em um guarda-roupa bagunçado. Por isso, separá-las em um espaço do móvel de difícil acesso é uma boa opção, já que não serão usadas tão cedo.

Assim, separe essas peças e escolha um compartimento inferior ou superior àquele principal do móvel para guardá-las. Usar caixas organizadoras é uma excelente forma de manter tudo em ordem e um visual agradável – garanta a escolha de cores neutras ou que combinem com a decoração do quarto.

O mesmo serve para roupas da próxima estação, que não serão usadas logo, ou peças para frio extremo, sendo que, na maior parte do país, a predominância é de temperaturas altas. No entanto, a forma de guardá-las é um pouco diferente!

Elas podem ficar penduradas no guarda-roupa, para garantir a qualidade das peças, mas mantenha-as em uma das laterais, assim elas não ocupam tanto espaço entre as outras peças, escondendo modelos menores.

Roupa e sapatinho de nenem

3. Para pendurar: roupas delicadas e especiais

Agora você deve estar se perguntando: quais roupas infantis devo pendurar em cabides? Bem, a resposta é simples e pode ser usada até mesmo no seu guarda-roupa: peças delicadas!

Afinal, manter uma peça no cabide é uma forma de garantir que ela esteja sempre impecável, sem vincos e não seja esquecida no fundo do armário – especialmente no caso das crianças.

Assim, todos os modelos de tecidos finos e que amassam fácil devem estar em cabides, assim como as roupas de festa, que são confeccionadas em tecidos nobres e especiais.

A disposição das peças pode ser feita de diferentes formas, a seu critério: ou por ordem de tamanho; ou por cores; ou por estação; ou por estilo. Escolha aquele modo que deixe o seu dia a dia mais prático!

Ah, não se esqueça que os cabides são excelentes peças para organização, mas também decoração! Eles podem incrementar o visual o armário: os coloridos trazem muita diversão, enquanto os de madeira ou encapados com tecido deixam tudo mais charmoso e delicado.

 

Roupas de criança penduradas em cabides

4. Utilize as gavetas: dobras e organização funcional

A maior parte dos guarda-roupas infantis conta com gavetas, ou os quartos também têm uma cômoda para auxiliar no armazenamento das peças. Assim, podemos dizer que as gavetas são como caixas organizadoras embutidas no móvel – mas é preciso usar com cuidado.

É preciso dobrar as peças deixando-as de forma compacta retangular para que sejam colocadas lado a lado dentro das gavetas, e não uma sobre a outra. Somente assim é possível visualizar e encontrar a roupa que precisa de forma prática.

A especialista em organização pessoal Marie Kondo ficou famosa no mundo todo por suas técnicas de organização para a casa e para a vida! Inspirados nela, nós preparamos este infográfico para você entender como dobrar as peças de forma adequada, confira:

Infográfico para dobrar camiseta

Muito legal, não é?! Mas não para por aí a organização das gavetas do guarda-roupa das crianças. Escolha uma gaveta para cada modelo de roupa, por exemplo: uma para calças, shorts e bermudas; uma para blusas de manga longa ou curta; uma para calcinhas/cuecas e meias; uma para pijamas.

Caso seu móvel não tenha tantas gavetas, as caixas organizadoras entram em ação mais uma vez! Use-as em uma das prateleiras do móvel e organize da mesma forma que as gavetas.

5. Espaço especial para os uniformes

Depois que a criançada inicia na escola, a hora de se preparar para a aula se torna mais um desafio na vida dos pais, não é?! Nós sabemos disso, por isso enfatizamos: um guarda-roupa organizado irá te ajudar nessa tarefa também!

Dar uma atenção especial aos uniformes durante a organização é um favor a você: separe uma gaveta ou caixa organizadora exclusiva para todas as peças da escola: camiseta, calça, bermuda, blusa de frio, meias e o que mais houver.

Lembre-se de mantê-la organizada e seguir nossa dica para a dobra das peças, assim, você sempre saberá onde pegar um uniforme quando precisar.

Envolvendo os pequenos: responsabilidade e organização

Lembra que falamos que as crianças poderiam participar desse processo com você? Pois é, todo o passo a passo é bem simples e fácil de executar, assim, envolver os pequenos na organização do guarda-roupa será bem tranquilo.

Aos poucos, ensine cada etapa para eles, convide-os para dobrar as peças e crie um momento de descontração, além de mostrar a eles a importância de manter tudo em ordem dentro do móvel.

Conforme eles vão crescendo, habituam-se mais e mais com a prática e, aos poucos, poderão assumir mais responsabilidades no processo, até que possam executá-lo sozinhos.

Criança dentro de guarda-roupa

Dica extra Casatema: guarda-roupa ideal

Para finalizar, não poderíamos deixar de te dar essa super dica: descubra qual é o guarda-roupa ideal para o quarto das crianças aqui no nosso blog! Isso mesmo, temos um conteúdo completo e detalhado sobre os tipos de guarda-roupa infantil.

Com ele, você saberá escolher o modelo ideal para as suas crianças! E aí, gostou das dicas de hoje? Conte para nós o que achou aqui nos comentários! Para mais conteúdos sobre organização, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Até mais!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Como higienizar brinquedos de bebê: diversão e segurança!

Como lavar cortina? Aprenda a se livrar de poeiras e ácaros

Próximo