,

Como fazer tinta caseira? Receitinhas para testar com as crianças!

Que tal aprender como fazer tinta? O material é um grande facilitador das atividades lúdicas e um dos preferidos das crianças em todas as idades. Isso porque é colorido, fácil de manipular e o resultado são verdadeiras obras de artes dos nossos artistas mirins.

Por incrível que pareça, a receita não é nada complicada: com ingredientes do dia a dia, que toda mamãe possui nos armários da cozinha, é possível fazer tinta estilo guache, lavável e super segura, com produtos acessível e muito baratos.

Agora que as crianças estão em casa, o tempo extra e a energia acumulados podem se tornar um desafio para papais e mamães que precisam trabalhar e certificar-se que os pequenos estejam entretidos ao mesmo tempo.

Por esse motivo, temos desenvolvido uma série de posts focados em atividades lúdicas, brincadeiras e receitinhas que podem ser feitas em todos os ambientes da casa – jardim, quarto, sala e, claro, cozinha – durante a quarentena.

Hoje te convidamos a testar a melhor receita de tinta caseira da internet, para se divertir com as crianças sem sair de casa e com materiais simples. Quer saber como? Acompanhe a leitura e, de quebra, conheça algumas atividades para explorar ao máximo o potencial artístico dos pequenos.

Preparada(o)? Vamos lá:

Tinta caseira: receita DIY para fazer com as crianças

As tintas comerciais são nada mais que a emulsão, ou seja, a mistura de substâncias com textura viscosa, de pigmentos e espessantes, além de conservantes sintéticos e outros aditivos químicos.

Nossa receita de tinta caseira segue os mesmos princípios da versão industrializada, com a exceção de que é 100% natural e não confere risco aos pequenos, o que resulta em uma mistura segura e apropriada para a criançada se divertir o tempo todo!

A partir de ingredientes muito simples, é possível chegar a um resultado satisfatório, muito similar aos tipos de tinta guache que se compra em casas de materiais artísticos. Existem duas receitas básicas que levam praticamente os mesmos ingredientes, com a diferença do princípio ativo espessante – farinha de trigo ou amido de milho.

Tudo depende da disponibilidade desses materiais na sua despensa. Por isso, vamos te ensinar as duas versões:

Tinta caseira à base de amido de milho

A tinta de amido é super prática, colorida e fácil de fazer. Essa versão é ótima para desenhos livres com as mãos mesmo, uma vez que o resultado final é bem consistente. Devido aos processos envolvidos, alguns dos preparos devem ser feitos somente por um adulto ou responsável, okay? Vamos à receita:

Você vai precisar de:

  • 1 e ½ xícara (chá) de amido de milho;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Corantes alimentícios de sua preferência;

Modo de preparo:

Em uma panela, dissolva o amido de milho na água até que forme uma mistura homogênea e lisa. Leve a mistura ao fogão e aqueça em fogo médio até que tudo se transforme em uma espécie de mingau esbranquiçado.

A textura ideal é relativamente líquida, mas espessa o suficiente para fixar-se às superfícies. Você pode fazer o teste com a parte de trás de uma colher – quando, ao passar o dedo, cria-se uma espécie de corredor e a mistura não escorre.

Feito isso, deixe a tinta esfriar e divida-a em partes iguais em potinhos com tampa. Adicione o corante alimentício e vá mexendo até que chegue na intensidade de cores desejada. A dica é coordenar as crianças nesse processo – assim a diversão começa já dentro da cozinha.

E pronto! Agora é só usar a criatividade e liberar o talento criativo da meninada! A tinta que não for usada pode ser guardada na geladeira por até 30 dias.

crianca-pintando-com-tinta

Tinta guache caseira à base de farinha de trigo

A farinha de trigo é um dos principais ingredientes para fazer bolos, tortas, doces e várias outras gostosuras da culinária. Aliás, que tal conferir o post da semana passada com as 3 melhores gostosuras para fazer com as crianças? Aproveite!

Voltando às tintas, a receita à base de trigo pode ser inteiramente feita com os pequenos, já que não vai ao fogo. Por ser mais líquida, ela é ótima para ser trabalhada com pincéis de diferentes tamanhos:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de sal;
  • 1 e ½ xícara (chá) de água;
  • 1 colher (chá) de óleo vegetal (para dar brilho);
  • Corantes alimentícios sortidos.

Modo de preparo:

Em um refratário, misture todos os ingredientes com a ajuda de um batedor ou uma colher, até que tudo fique bem misturado e homogêneo. Agora é só transferir para os potinhos e colorir à vontade, utilizando o corante alimentício.

Super prático, não é mesmo? O melhor de tudo é que essa versão também pode ser conservada na geladeira por até um mês.

crianca-pintando

3 maneiras de fazer arte com tinta caseira

Para que não restem dúvidas para a hora de aproveitar os resultados da cozinha, preparamos algumas dicas de atividades para você e para as crianças fazerem arte com as tintas caseiras, olha só:

1. Mãozinha: clássico que não pode faltar

Como não poderia deixar de ser, a primeira atividade na nossa lista é a clássica brincadeira da impressão digital. Você se lembra? A atividade consiste em colocar uma quantidade de tinta na palma das mãos e pressioná-las sobre o papel, para criar uma impressão da mão na superfície do material.

Essa brincadeira, além de ser muito divertida, também pode servir como atividade pedagógica, basta explorar as diferenças entre as impressões das crianças, do papai e da mamães. Ou seja, toda a família pode participar!

 

crianca-brincando-com-tinta

2. Borrifador: brincando de arte abstrata

Essa é para liberar geral o talento da meninada! Para fazer essa atividade, você só precisa de algo que funcione como uma tela (pode ser uma em papel ou material propício), borrifadores e muita criatividade!

O objetivo é utilizar a combinação de cores e o efeito dos borrifadores para criar verdadeiras obras de arte abstratas, com o toque pessoal dos pequeninos.

pintando-com-borrifador

3. Slime: a diversão da hora

Você já ouviu falar da mais nova diversão do momento, o slime? A geleca é super fácil de fazer e leva poucos ingredientes, sendo a nossa maravilhosa tinta caseira um deles. Aliás, ficou curiosa(o) para saber a receita completa? Temos um post exclusivo aqui no blog com as melhores receitas de slime, não deixe de conferi-lo.

slimes coloridos

E então, gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro de todas as nossas novidades, acompanhe o nosso blog – toda semana tem dicas e conteúdos úteis sobre o universo infantil! Aproveite também para acompanhar a Casatema nas redes sociais e não perder nenhuma notificação.

Até mais!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Diversão na cozinha: 3 receitas para fazer com a criançada!

Atividade física infantil: família saudável durante a quarentena

Próximo