,

Diversão na cozinha: 3 receitas para fazer com a criançada!

Em tempos de quarentena, cabe às mamães e aos papais usarem ao máximo a criatividade para criar estratégias de entretenimento para os pequenos, cada dia mais inquietos e cheios de energia para gastar.

A exploração pelos cômodos da casa finalmente chega à cozinha, onde as receitas para crianças são uma fonte praticamente inesgotável de descontração, leveza e muitas aventuras pelo mundo da culinária.

O melhor de tudo é que cozinhar não só pode ser transformado em brincadeira, mas também em atividade educativa para os pequenos exercitarem suas habilidades cognitivas e motoras – e também porque o resultado são as mais variadas gostosuras e guloseimas que a meninada adora!

Dando continuidade à nossa série de brincadeiras, atividades e receitinhas para fazer em casa, o conteúdo de hoje te leva a conhecer 3 receitas fáceis, práticas e deliciosas para preparar com as crianças na sua cozinha.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura:

Livro de culinária: 3 receitas para fazer em casa

  • Pão de queijo

Quem não ama um pão de queijo quentinho e bem queijudo? Clássico snack brasileiro, ele não poderia deixar de ser o primeiro na nossa lista de comidinhas para fazer em casa. Isso porque a receita é simples e o resultado você já sabe: delicioso!

pao-de-queijo

Ingredientes:

  • 800 g de polvilho azedo;
  • 250 mL de água;
  • 250 mL de leite;
  • 1/2 xícara de óleo;
  • 2 ovos;
  • 100 g de queijo parmesão ralado;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, junte a água, o leite e o óleo. Leve ao fogo até que levante fervura, e então adicione o polvilho e mexa sem parar até que os ingredientes se combinem. Coloque a massa sobre um balcão frio e sove-a por alguns minutos, até que ela fique lisa e homogênea (todo esse processo deve ser feita por um adulto, você pode, no máximo, deixar as crianças colocar os líquidos na panela ainda fria).

Feito isso, retorne-a à panela e adicione os ovos um a um, para que eles se incorporem bem à massa e tragam cremosidade. Adicione também o queijo parmesão ralado (afinal, trata-se de um pão de queijo) e conserte o sal, se necessário.

Deixe a massa esfriar e é aí que a diversão começa! Chame as crianças para fazer as bolinhas que se transformarão nos pãezinhos deliciosos. Vale apostar nas formas criativas e liberar a meninada para soltar a imaginação. Para testar a coordenação motora, desafie-os a criar bolinhas iguais – assim eles aprendem e se divertem ao mesmo tempo.

Pronto!

  • Milk shake de chocolate

Para acompanhar os pãezinhos de queijo, nada melhor que um delicioso milk shake de chocolate. A bebida mistura duas das guloseimas preferidas da meninada: sorvete e, claro, chocolate. Para preparar essa maravilhosidade líquida, você só precisa de:

  • 5 bolas de sorvete de chocolate ou creme;
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó;
  • 3 xícaras (chá) de leite gelado;
  • Calda para sorvete sabor chocolate (opcional);
  • Chantilly pronto para cobrir (opcional);
  • Chocolate granulado ou confetes de chocolate para decorar (opcional).

milk-shake-de-chocolate

Modo de preparo:

Em um liquidificador, adicione o sorvete, o achocolatado e metade do leite. Bata tudo e vá adicionando o restante do leite conforme o necessário, até chegar em uma consistência líquida, mas suficientemente espessa. A nossa dica é enfeitar os copos que receberão o líquido com a calda e o granulado, para adicionar textura e beleza à sobremesa. Isso, claro, fica a cargo da meninada! Feito isso, é só colocar o milk shake nos copos e decorar com o chantilly e mais um pouco de granulado – ou confetes de chocolate..

Agora é só se deliciar com o milk shake de chocolate feito em casa!

  • Pizza de bolo de cenoura

Para finalizar o nosso livrinho de receitas, uma receita hiper criativa de pizza de bolo de cenoura. Isso mesmo: uma pizza doce com a massa feita com um delicioso bolo de cenoura. Hora de trazer à tona o pizzaiolo interior – seu e das crianças – com esta receitinha:

pizza-bolo-de-cenoura

Ingredientes – massa

  • 2 ovos;
  • 1 cenoura média ralada;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;

Ingredientes – cobertura

  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 3 colheres de achocolatado ou chocolate em pó.

Modo de preparo:

Bata os ovos, a cenoura, o óleo e o açúcar no liquidificador por cerca de 4 minutos. Em outro recipiente, adicione a farinha e a mistura líquida, mexendo até obter uma massa homogênea. Misture o fermento em pó e despeje em uma forma de pizza untada. Leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 15 a 20 minutos.

A receita de brigadeiro é simples: misture tudo em uma panela e leve ao fogo baixo até obter o ponto brigadeiro (quando desgrudar do fundo da panela). Feito isso, é só deixar o bolo e a cobertura esfriarem até a hora de montar a pizza.

Distribua a cobertura por toda a pizza e enfeite conforme a criatividade das crianças mandar: crie sabores novos com granulado, confetes, flocos de coco, raspas de chocolate, frutas e o que mais estiver disponível nos armários! Depois é só de deliciar.

Guia prático do mini chef: o que fazer em cada idade

Brincar de mini chef na cozinha sem dúvidas é muito divertido e empolgante, mas também requer alguns cuidados básicos, especialmente em relação ao fogão e à manipulação de equipamentos cortantes com que exigem certa destreza dos pequenos.

Por isso, tenha em mente que todas as atividades devem ser supervisionadas por um adulto – você ou alguém responsável – que deve coordenar toda a ação. Assim, as crianças aprendem e se divertem com segurança e conforto.

Na brincadeira, eles podem ser os mini chefs, mas, na prática, quem comanda é você, então, para criar o clima de descontração, explique a eles como funciona cada aparelho e utensílio e jamais deixe-os desacompanhados.

criancas-cozinhando-e-brincando

É legal que os pequenos aprendam desde cedo como funciona os espaços da casa – assim desenvolvem-se melhor e mais rápido. Para deixar tudo mais claro, preparamos um guia básico com as atividades que cada faixa etária pode desempenhar na receita, olha só:

Menores de 3 anos: nessa fase, os pequenos ainda estão desenvolvendo suas habilidades motoras, então atividades simples, como misturar ingredientes secos ou apertar os botões de liga e desliga dos equipamentos são ótimas funções que podem ser repassadas aos chefes iniciantes.

De 3 a 6 anos: é a idade dos questionamentos! Então, é importante que você explica bem os porquês e deleguem a eles atividades um pouco mais complexas, como sovar massas, polvilhar ingredientes, dar o toque final às receitas – aqui, você pode deixá-las executar as tarefas com mais autonomia, mas sempre supervisionando-os.

De 7 a 11 anos: as crianças dessa faixa etária já podem ser consideradas chefes aspirantes: ler as receitas e preparar as mais simples sozinhos, cortar alimentos macios com facas menores e menos pontiagudas são tarefas que podem ser passadas aos pequenos dessa idade.

12 anos ou mais: nessa idade, seu filho já pode ser considerado um mini chefe em formação e, por isso, hora de ensiná-lo a usar equipamentos mais avançados, como o fogão, o microondas, o liquidificador e afins. Técnicas de corte seguras com facas maiores também podem ser introduzidas, mesmo que de maneira cautelosa.

Viu só como é fácil? Que tal conferir uma outra receita que as crianças também amam, a massinha de modelar caseira? Aproveite também para acompanhar todos os nossos novos conteúdos – toda semana tem coisa nova!

Divirtam-se e até a próxima!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

Como fazer massinha: receita DIY e brincadeiras para fazer em casa

Como fazer tinta caseira? Receitinhas para testar com as crianças!

Próximo