Como fazer massinha: receita DIY e brincadeiras para fazer em casa

Se você tem acompanhado a nossa série de posts sobre entretenimento durante a quarentena, já sabe que o conteúdo de hoje é inteiramente relacionado a como fazer massinha, uma fonte de diversão que permite aos pequenos explorarem ao máximo suas habilidades criativas.

A receita é muito simples e relativamente conhecida entre as mamães mais curiosas que já se aventuraram pelo universo DIY (faça você mesmo) e experimentaram massinhas de modelar de diferentes texturas, cores e consistências.

O melhor de tudo é que a receitinha separada hoje por nós, da Casatema, leva ingredientes simples – que toda mamãe tem em casa –, seguros e que não apresentam riscos aos pequenos, pois não são feitos com ingredientes artificiais, aditivos químicos ou sintéticos.

Além disso, essa é uma ótima receita para se fazer com as crianças agora que elas estão cheias de tempo (e energia) para gastar. Assim, você aproveita para entretê-las tanto durante o preparo da massinha de modelar quanto com as inúmeras brincadeiras em que ela pode se inserir.

brincando de massinha

Ficou curiosa para conhecer o passo a passo? Então acompanhe a leitura para saber como fazer massinha de modelar e como utilizá-la em brincadeiras super divertidas e alegres, para os pequenos e para você!

Preparada? Vamos lá:

Massinha caseira: hora do DIY em família (em casa)!

Nossa série para divertir-se na quarentena chega, finalmente, ao universo da massinha de modelar. Já passamos pelas brincadeiras, atividades, pelo curioso (e pegajoso) mundo das receitas de slime e desembarcamos agora na favorita da criançada!

O ideal é que todo o preparo seja supervisionado por você ou por um adulto responsável, mas também é interessante deixar a criançada colocar as mãos na massa (e na massinha) – o que funciona como uma ótima fonte de estímulos sensoriais que ajudam no desenvolvimento dos pequenos.

Com exceção do corante alimentício, que é opcional, todos os ingredientes da nossa receita são naturais e não apresentam riscos à saúde do seu filho, mas, de qualquer forma, vale advertir que a massinha não deve ser consumida. Portanto, muita atenção a esse detalhe!

De resto, a diversão na cozinha é 100% garantida. Então, sem mais delongas, os ingredientes necessários para fazer massinha de modelar caseira são:

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de sal;
  • 1 e ½ xícaras (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (soja, girassol, canola etc);
  • Corante alimentício comestível (opcional).

Modo de preparo:

Em um refratário ou recipiente, misture a farinha e o sal. Adicione o óleo vegetal e incorpore-o bem à massa. Caso o seu corante esteja em forma de pó, misture-o junto com os ingredientes secos; se ele for líquido ou em gel, dissolva-o na água, que deve ser acrescentada aos poucos, até que a massa comece a descolar do fundo do recipiente. A receita estará pronta quando a massinha estiver consistente, não-grudenta, macia e moldável. Pronto!

Durante o preparo, você pode estimular a criançada supervisionando a produção e coordenando as ações: enquanto um acrescenta os secos, o outro os líquidos. Sovar a massa também, pois além de ser super legal, também tem ação terapêutica.

Esta receita rende uma porção considerável de massinha, então, caso queira explorar as possibilidades de cores, você pode acrescentar água sem nenhum corante e, quando a massinha estiver pronta, dividir a massa e então colori-la, explorando ao máximo as cores e suas intensidades (porém, essa técnica só funciona com corantes líquidos/géis).

Agora que sua massinha DIY caseira está pronta, pode restar a dúvida: o que fazer? Fique tranquila, a equipe da Casatema separou algumas diquinhas de brincadeiras com massinha para garantir a alegria da meninada, olha só:

Diversão com massinha: 5 brincadeiras para testar na quarenta

  • Crie bichinhos

Em primeiro lugar na nossa lista também está uma das brincadeiras mais conhecidas pelos amantes de massinha de modelar: criar formas e bichinhos! Para isso você vai precisar de massinhas de cores distintas, para criar os detalhes como as patinhas, olhinhos, asinhas e outras partes importantes.

Dá para apostar nos clássicos, como borboletas, centopeias, formigas… Conforme os pequenos vão aprendendo, estimule-os a criar outros bichinhos mais complexos, como elefantes, cachorrinhos etc.

Essa brincadeira é importante por diversos motivos, mas sobretudo por impulsionar o desenvolvimento artístico-criativo das crianças, além das noções de proporções, simetria e formas geométricas.

dinossauro de massinha

 

  • Transforme-os em monstrinhos

Que tal se, em vez de bichinhos, vocês apostassem nas terríveis formas mais estranhas, divertidas e assustadoras dos monstrinhos? É uma outra maneira de colocar em prática a criatividade das crianças, só que de uma forma diferente da tradicional. Afinal, faz parte do universo infantil o trabalho com o senso estético da criançada!

criando bichinhos de massinha

  • Fósseis

Para criar fósseis não são necessários muitos materiais, apenas um punhado de massinha marrom (ou qualquer outra cor) e o objeto a ser fossilizado – aqui, vocês podem abusar da criatividade, trazendo bonecos, objetos pequenos e até mesmo folhas do jardim.

Como um plus para essa atividade, aproveite para explicar mais sobre a parte científica dos fósseis: como eles funcionam, como se formam e a importância deles para entendermos o nosso passado. Uma verdadeira aula de geografia e ciências dentro de casa!

fosseis de massinha

  • Misturando as cores

Da geografia e das ciências para a arte, a mistura de massinhas é uma ótima brincadeira/técnica para se ensinar a teoria das cores para a criançada de forma lúdica, descontraída e super didática. Para isso, basta ter 3 cores de massinha: azul, amarelo e vermelho. O resto você já sabe:

  • azul + amarelo: verde
  • vermelho + azul: roxo
  • vermelho + amarelo: laranja

massinhas coloridas

  • Monte a sua história!

Por fim, apresentamos a possibilidade de unir todas as brincadeiras anteriores em uma só: chame as crianças e montem uma história! Funciona assim: cada um fica responsável por algum aspecto da história – enredo, personagens, cenário etc – e dão vida às criações em massinha de modelar colorida. A dica é caprichar nos detalhes e na produção!

O resultado da superprodução pode ser apresentado para toda a família e até mesmo gravado, como recordação ou para ser publicado nas redes sociais, servindo como fonte de inspiração para muitas outras mamães.

Quem diria que é possível tornar-se um artista de sucesso só com massinha de modelar? Além de muita diversão e aprendizado, claro!

historinhas de massinha

Aliás, se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conferir mais dicas de brincadeiras para fazer em casa aqui no blog da Casatema. E, para semana que vem, voltamos à cozinha com receitinhas deliciosas para fazer e saborear com os pequenos. Divirtam-se e até a próxima postagem!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Como fazer slime: traga diversão do momento para dentro de casa!

Diversão na cozinha: 3 receitas para fazer com a criançada!

Próximo