Como fazer slime: traga diversão do momento para dentro de casa!

Slime, gosma, geleca, amoeba…você com certeza já ouviu falar dessa substância de textura molenga e colorida que se tornou a diversão do momento no universo infantil (e até mesmo dos adultos). O assunto é tão comentado que você já deve ter se perguntado como fazer slime, não é mesmo?

A receita leva poucos ingredientes: geralmente, é a combinação de alguns elementos simples que, quando juntos, geram uma reação química cujo resultado é a geleca divertida e super desejada pelos pequenos.

Como você já deve ter percebido, nós da Casatema temos nos dedicado, ao longo de uma série de posts, a produzir conteúdo com dicas para mamães e papais entreterem seus filhos durante a quarentena – período em que é preciso lidar com o excesso de energia e tempo livre dos pequenos.

Dando continuidade à temática, o post de hoje é dedicado às melhores receitas de slime para fazer em casa. Quer aprender a fabricar a gosma colorida que é uma fonte praticamente inesgotável de diversão? Então acompanhe a leitura que nós te contamos tudo!

Chame a criançada para colocar a mão na massa e gastarem energia brincando com as texturas, cores e tipos de slime. Preparadas(os)? Então vamos lá:

1. Slime fofuxo de cola branca

Essa opção de slime é uma das mais tradicionais e primeiras a surgir. Ela leva ingredientes básicos e fica com uma textura final incrível, bem fofinha e volumosa – ideal para apertar, construir padrões com os dedos e funciona como um poderoso anti estresse, inclusive para os adultos.

O melhor de tudo é que os materiais necessários para produção são simples e o resultado você já sabe: diversão na hora do preparo e da brincadeira! Vale lembrar que todas as atividades dos pequenos devem ser supervisionadas, okay?

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de cola branca;
  • 3 xícaras (chá) de espuma de barbear;
  • 1 colher (sopa) de amaciante;
  • Corantes alimentícios;
  • 1 colher (sopa) de água boricada (pode ser encontrada em qualquer farmácia);
  • ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Em um refratário de vidro adicione a cola branca, o amaciante de roupas (se for uma versão concentrada, colocar apenas metade da quantidade) e o creme de barbear. Misture tudo até que fique bem homogêneo.

Em outro recipiente, misture a água boricada, o bicarbonato de sódio e o corante alimentício. Esse é o momento de usar a criatividade nas combinações de cores e no tom desejado – nossa dica é apostar nas cores mais vívidas e chamativas, para ter um resultado super descontraído.

Feito isso, misture o líquido colorido no refratário aos poucos, até que a mistura se desprenda do fundo do recipiente. Pronto! Agora é só de divertir!

Extra: Slime crocante!

Essa receitinha é um extra, para acrescentar ainda mais textura e detalhes ao seu slime fofuxo. Para isso, você pode adicionar, ao fim do processo, pequenas bolinhas de plástico estilo miçanga – daquelas que se adquirem online ou em lojas de aviamentos – ou pedacinhos de isopor picado.

O efeito “crocante” vem do efeito de textura que as bolinhas fazem quando a geleca é manipulada, acrescentando uma característica a mais para a criançada se divertir e explorar as possibilidades.

É um bom exemplo de atividade sensorial para se aplicar no ambiente domiciliar. Ficou curiosa para entender do que se trata o assunto? Temos um post exclusivo aqui no blog!

mulher fazendo slime de cola

2. Slime especial transparente

Se o objetivo principal do slime é obter uma substância colorida e com textura, o slime transparente é uma alternativa mais que especial e diferentona para você aproveitar com as crianças. O efeito transparente permite a adição de detalhes especiais, como glitters, brilhos, pigmentos e muito mais!

Quer saber como preparar um slime transparentes simples e fácil? Olha só:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de cola transparente;
  • 1 xícara de chá + 500ml de água;
  • Água boricada;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;

Modo de preparo:

Dissolva a cola transparente em uma xícara de água dentro de um recipiente de vidro. Reserve a mistura. Em outro recipiente, adicione os 500ml de água e misture com o bicarbonato de sódio. Junte com a mistura de cola e vá adicionando gotas de água boricada até que a massa desgrude do fundo do recipiente. Pronto!

Fácil, não é mesmo? O clear slime, como é chamado esse tipo de geleca já é uma ótima fonte de diversão por si só. O efeito incolor é realmente muito chamativo e as crianças adoram. No entanto, vocês podem colocar em prática as habilidades criativas, adicionando o toque especial e criando outros tipos de slime, tais como:

  • Slime de glitter intergalática: é só adicionar a sua combinação de glitters favoritos, para que a mistura fique brilhosa, colorida e fabulosa;
  • Slime metálico: para isso, basta acrescentar algum pigmento do tipo metálico. O resultado é um slime com aspecto de metal derretido – interessante, não é mesmo?
  • Slime gold: adicionando pigmento metálico dourado ou pó de pérola, também conhecido como mica;
  • Slime transparente crocante

slime transparente

3. Slime alienígena de detergente

Essa receita é para quem gosta de um slime temático especial – o diferencial desse tipo de slime é a textura gosmenta e a cor esverdeada, bem parecida com uma “baba de alien”. É a mistura perfeita entre repugnante, divertido e gosmento!

Você pode utilizar esse tipo de slime para contar histórias de terror para a criançada, noites do pijamas e outras atividades para fazer na quarentena. O passo a passo é simples, mas requer atenção. Vamos lá:

Ingredientes:

  • 45g de cola para EVA;
  • 3 colheres (sopa) de detergente neutro;
  • Corante verde (pode ser da sua cor preferida);
  • 3 colheres (sopa) de água.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em um recipiente e, em seguida, misture-os bem até ficar em uma textura consistente. Você pode trabalhar a textura como bem preferir, acrescentando mais água conforme o necessário. O resultado final é uma gosma vinda de outro planeta para alegrar os pequenos!

slimes coloridos

Viu só como é fácil fazer slime? Com ingredientes simples e de fácil acesso é possível transformar qualquer dia entediante de quarentena em um super dia criativo e cheio de entretenimento.

Sabe o que mais está recheado de conteúdo animado e brincalhão? Nosso post sobre brincadeiras para fazer no quintal, que compõe a série de conteúdo especial de atividades para o isolamento social. Não deixe de conferir!

Acompanhe também nossas atualizações semanais para receber mais dicas de brincadeiras, atividades e tudo sobre bem-estar infantil. Na semana que vem você vai aprender tudo sobre massinha de modelar e, claro, receber as melhores receitinhas para fazer em casa. Não tem como perder!

Até a próxima e divirtam-se!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Para brincar no quintal: 8 dicas de brincadeiras ao ar livre em casa

Como fazer massinha: receita DIY e brincadeiras para fazer em casa

Próximo