10 atividades para fazer com as crianças na quarentena

Com as crianças em casa, os pais estão buscando reinventar a rotina! Durante a quarentena, muitas famílias estão se desdobrando para desenvolver atividades para crianças, de formas saudáveis e divertidas. 

Afinal, estar sem aula muitas vezes é um sinônimo de alegria para os pequenos, no entanto, pode ser desafiador entretê-los durante todo o tempo que normalmente ficam ociosos

Aqui do blog da Casatema estamos sempre buscando alternativas para te ajudar a tornar os períodos de confinamento mais leves e divertidos. Por isso, selecionamos algumas dicas de atividades que podem ser feitas com as crianças em casa

Em algumas delas você irá precisar de materiais, no entanto, vale a pena conferir os passos de como tornar a brincadeira ainda mais prazerosa para seus filhos. Vamos lá?

  1. Caça ao tesouro

caça tesouro em casa

Desenvolver aspectos lúdicos é muito importante para que as crianças se divirtam. Brincadeiras que envolvam mundos mágicos, príncipes, dragões e princesas pode ser a melhor alternativa para deixar o dia muito mais divertido. 

Para fazer isso, você pode contar uma história sobre um tesouro escondido, envolver o máximo possível de personagens que estejam no imaginário do seu filho e assim, esconder moedas pela casa. 

O jogo consiste em resgatar essas moedas e transformar o dia em dia em constantes descobertas, até chegar ao objetivo final, acumulando a maior quantidade de moedas possíveis. É possível recomeçar sempre que possível. 

  1. Pula pula com coisas de casa

Essa brincadeira é desafiadora para aquelas mamães que têm medo da bagunça, afinal, é isso que a criança produz: muita bagunça! Mas acreditem, vale a pena! Pois é muito divertido e ajuda a gastar toda a energia acumulada

Para preparar a brincadeira, jogue as almofadas no chão, coloque também colchões e deixe as crianças pularem até se cansar! O objetivo é que elas fiquem livres, então lembre-se de tirar de perto tudo o que possa atrapalhar ou machucar. 

  1. Potinho do descanso

potinhos-do-descanso

Naqueles dias em que as crianças estão super agitadas nada melhor que uma atividade para deixá-las mais calmas, não é mesmo? Para isso você vai precisar de um pote transparente, água, algum tipo de corante e glitter. 

Com todos os ingredientes em mãos, basta misturá-los no pote. Quando a criança estiver muito inquieta, dê a ela a garrafa e instigue-a a observar o redemoinho que se forma. Ensine-a a agitar a garrafa e se divertir com os efeitos. 

  1. Equilíbrio na cabeça

Essa é uma atividade super simples, no entanto, é desafiadora para as crianças. É só pegar uma folha de papel, uma revista ou um livro, e pedir para a criança equilibrar o objeto em cima da cabeça. Logo em seguida incentive-a a caminhar enquanto equilibra. Comece aos poucos e vá dificultando a atividade até que ela se acostume com a brincadeira. 

  1. Corrida com aviõezinhos

Que tal deixar um pouco os videogames e jogos de celular para apostar em uma corrida de verdade? As crianças vão adorar competir com seus aviões, mas a brincadeira começa na hora de criá-los com dobras de papel. Primeiro, a ensine a dobrar e depois, é só ver qual a visão alça um vôo mais longo! 

Para dar asas à imaginação e brincar de pilotar avião, vale conferir nosso DIY de como fazer avião com papelão e deixar a tarde ainda mais divertida!

  1. Karaokê em casa

Tudo o que você irá precisar para essa brincadeira é acesso a algum canal infantil no facebook. Com isso em mãos, chame as crianças para cantar em um belo karaokê caseiro, a brincadeira não exige microfone e pode ser transformada em uma noite de karaoke, com direito a pipoca, bolo e chocolate quente. 

  1. Pinturas pelo corpo

pintura no rosto

Não tem jeito, brincar com as crianças exige que a gente permita algumas bagunças controladas. Não é diferente com as pinturas no rosto. Você pode usar tinta guache ou lápis aquarela para pedir que as crianças façam desenhos nos rostos dos pais e também nelas mesmas. Para garantir a segurança dos pequenos, lembre-se de testar as tintas antes. 

Ah! Em um próximo post, vamos ensinar como fazer tinta caseira, não perca a postagem, viu?!

  1. Contando pregadores no prato

Essa brincadeira é excelente para treinar o reconhecimento dos números e também para praticar a matemática. Você irá precisar de alguns pratinhos de plásticos e vários pregadores. Marque um número do centro do prato, as crianças devem prender neles a quantidade de pregadores que você estiver escrito. 

  1. Adivinhando palavras

Esta é uma brincadeira para crianças que ainda estão aprendendo novas palavras. Pode ser muito engraçado para elas. Para brincar, você deve escolher algumas palavras simples e então, falar a palavra sem fazer som. Elas devem indicar qual é a palavra que você está falando e também pode falar algumas para você adivinhar. Essa brincadeira é muito divertida e pode ajudar a melhorar a dicção dos pequenos. 

  1. Banho no escuro

Dar banho nas crianças à noite nem sempre é fácil. No entanto, é possível deixar esse momento muito mais divertido para as crianças com mais de 5 aninhos. Para isso, coloque uma música divertida e apague as luzes. Ela poderá dançar, curtir a música ter ótimas experiências sensoriais enquanto toma banho. Para deixar tudo mais legal, leve alguns brinquedos para banho. Mas lembre-se de não prolongar a brincadeira, nada de desperdiçar água. 

E então, gostou das dicas? Por aqui, nós da Casatema estamos sempre trazendo brincadeiras e desafios interessantes para você passar tempo com seus filhos. Continue acompanhando nosso blog e fique de olho em todos os nossos posts. 

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Brincadeiras para fazer em casa: veja nossas dicas!

Até que idade o mini berço é adequado para a criança? Entenda aqui!

Próximo